Formado em Ciências Biológicas conquista edição 2016 do Prêmio Capes de Tese

diogo-samia
Diogo Samia

Formado pelo curso de Ciências Biológicas da UNISANTOS, em 2009, Diogo Soares Menezes Samia conquistou a edição 2016 do Prêmio Capes de Tese na área de Biodiversidade, conforme publicado, no último dia 10, no Diário Oficial da União. O resultado foi obtido com a tese “Escapando de predadores: múltiplas abordagens para a compreensão das decisões econômicas de fuga”, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade Federal de Goiás, no ano de 2015.

De acordo com a publicação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e avaliação de cursos de pós-graduação stricto-sensu no Brasil, a tese tem extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico.

FORMAÇÃO – Hoje dedicado à pesquisa, Diogo conta que o interesse pelo universo científico surgiu por conta do desenvolvimento de projetos de iniciação científica e pelo estimulo dos professores da UNISANTOS para que os alunos buscassem conhecimento diretamente na literatura científica. “Isso nos deu uma ideia das etapas necessárias para a construção do conhecimento científico e fiquei maravilhado com esse processo”, comenta.

O biólogo acrescenta ainda que a opção pela área de ecologia e evolução foi influenciada pelos trabalhos desenvolvidos sob a supervisão do professor doutor Ronaldo Bastos Francini, o qual também foi seu orientador no Trabalho de Conclusão de Curso. “Suas excelentes aulas fizeram com que eu ficasse fascinado com a área, em especial por ecologia comportamental”, conclui.

PREMIAÇÃO – A cerimônia de premiação será realizada na sede da CAPES, no dia 14 de dezembro, em Brasília. Diogo receberá certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado, além de concorrer ao Grande Prêmio Capes de Tese Nise da Silveira, no qual concorrem todas as pesquisa das áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e Ciências Agrárias.