Estudantes participam de eventos da Cátedra Sergio Vieira de Mello em São Paulo

Visita ao Museu da Imigracao
Estudantes durante visita ao Museu da Imigração

Com apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), o Grupo de Direitos Humanos e Vulnerabilidades e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Universidade Católica de Santos, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da USP, realizaram, no último dia 19, o painel “Proteção a Refugiados: desafios e perspectivas”, na Faculdade de Direito da USP. Estudantes de Relações Internacionais e do Programa de Mestrado em Direito da UNISANTOS participaram do evento e visitaram o Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

evento - cátedra
Segunda à esquerda, professora Liliana Jubilut integra painel

A professora doutora Liliana Lyra Jubilut foi uma das palestrantes do evento que contou com a participação de Camila Sombra Muiños de Andrade (ACNUR); Andrea Cristina Godoy Zamur (Prefeitura de São Paulo; Eman Haidar (refugiada síria); e Maha Mamo (refugiada apátrida).

Coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UNISANTOS, a professora doutora Fernanda de Magalhães Dias Frinhani também participou ao lado do grupo de estudantes. Ela também acompanhou os estudantes ao Museu da Imigração, localizado na Hospedaria dos Imigrantes, equipamento que preserva a história dos imigrantes que por ali chegaram ao Brasil.  Eles foram recebidos pela pesquisadora Tatiana Waldman e pelo historiador Henrique Trindade.