Estudantes de Arquitetura e Urbanismo são premiadas no concurso Via Varejo

DESAFIO  ACESSIBILIDADE NO VAREJO
Detalhes do projeto apresentado na fase final

Único grupo vencedor formado por estudantes, as alunas Larissa Andrade Godoi Moreira, Laryssa Medina Moya Abreu e Yuná Fáro Gervasioy, do 6º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, conquistaram o 3º lugar no Prêmio Via Varejo.  Com o tema “Desafio Acessibilidade no Varejo”, o projeto final foi apresentado para uma banca formada por quatro profissionais da Via Varejo, no último dia 5. O objetivo do concurso foi desenvolver propostas para melhorar a acessibilidade nas lojas da Via Varejo (Casas Bahia, Ponto Frio e Bartira).

Para o desenvolvimento do projeto, as estudantes analisaram as áreas de dificuldade de acesso das lojas da rede e, a partir disso, traçaram sugestões, como elevadores e rampas. A proposta foi tornar o ambiente mais apropriado e agradável, sem promover limitações ou preconceitos, facilitando a independência dos clientes. Para isso, atrás de um balcão de informações na entrada da loja, propuseram a criação de um painel com mapas para ajudar o acesso de analfabetos, idosos e portadores de deficiências. Ao lado, um painel touch screen para deficientes auditivos. Para deficientes visuais, a presença de fones de ouvido. Aliado a isso, idealizaram a setorização das lojas por produtos e interesses.

ETAPAS –  O concurso foi composto por três fases distintas de exposição do projeto. A seleção, primeira etapa, colocou o grupo entre os sete semi-finalistas e resultou em um convite para participar de um workshop, em São Caetano do Sul, proporcionando contato com profissionais da área. Após isso, na segunda etapa, envio das revisões e a seleção para a final. A última fase foi a exposição do projeto para a banca avaliadora.