Estudantes de Jornalismo recebem menção honrosa no Globo Lab Profissão Repórter

alunas-jornalismo
Isabela e Yasmin cursam o 3º semestre de Jornalismo

Do 3º semestre do curso de Jornalismo da UNISANTOS, Isabela Pinheiro de Ramos Madeira e Yasmin Rodrigues Vilar de Araújo foram as únicas estudantes do Estado de São Paulo a conquistar Menção Honrosa com a reportagem “Os últimos a saírem”. A produção estava entre as 174 inscritas no Globo Lab Profissão Repórter, laboratório desenvolvido pela Rede Globo de Televisão em diversas instituições de ensino do País. Foram destacadas apenas 12 reportagens, por conta da criatividade e originalidade, sendo que outras 10 foram as finalistas.

A produção das estudantes foca na temática das ocupações nos morros da Região Metropolitana da Baixada Santista. Elas foram conhecer a realidade de 87 moradores que ocupam 29 barracos construídos no Morro do Itararé, em São Vicente, em uma área que pertence à Santa Casa de Santos. Eles vivem o conflito de ter que sair do local a qualquer momento, por conta de uma ação de reintegração de posse.

globo-lab
Reportagem retrata situação dos 87 moradores do Morro do Itararé

“Com a pauta preparada e algumas ideias na cabeça, fomos para o morro conversar com os moradores, conhecer suas histórias e entender as dificuldades enfrentadas. Registrar toda essa situação em imagens foi algo bem desafiador para nós”, conta Yasmin Vilar de Araújo, ressaltando a felicidade ao final das filmagens por conseguirem retratar a história daqueles moradores. Para Isabela Ramos Madeira, a seleção foi completamente inesperada. “Eu estava muito satisfeita com o resultado da reportagem, mas não podia esperar que ela fosse para o site do programa. Um dos pontos mais importantes era contar a história dos moradores, e eu estou muito contente de saber que o País todo tem acesso a ela agora”.

A reportagem “Os últimos a saírem” pode ser vista pelo site do Globo Lab.

GLOBO LAB – No mês de março, a equipe do Profissão Repórter realizou uma oficina para os estudantes de Jornalismo com o objetivo de propor a realização de reportagens. O curso de Jornalismo da UNISANTOS foi o único da região selecionado pela Rede Globo de Televisão para participar do “Globo Lab: Profissão Repórter”.