Estudantes de Gastronomia usam a criatividade em pratos “Garde Manger”

garde-manger
Estudantes realizaram o preparo no
Laboratório de Gastronomia e Nutrição

Pratos dispostos em espelho para despertar a atenção pelo visual em uma viagem gastronômica até por diferentes países. Assim, estudantes do 4º semestre de Gastronomia colocaram em prática o conhecimento na atividade final da disciplina de Garde Manger, no dia 7 de dezembro, no Laboratório de Gastronomia e Nutrição.

Sob a orientação da professora mestre Jaqueline Pagliuso Venturoso Barauna, os futuros chefs escolheram ingredientes para criação de canapés, doces, molhos, sanduiches, peixes e queijos. Parte fria da cozinha, o Garde Manger inspirou criações temáticas, como o mapa da Itália; halloween; culinária japonesa; confeitaria típica da Irlanda; entre outras. “Os pratos ficam dispostos em um espelho e são alimentos utilizados para comer de uma vez. Primeiro vem a atenção pelo visual, depois vem o sabor do prato para completar”, explicou a docente.

garde-manger-1
Equipes produziram espelhos temáticos

ITÁLIA – Utilizando ingredientes típicos da culinária italiana como o presunto de parma entre outros, o estudante Matheus Machado Tenório, ao lado dos demais integrantes do grupo, foi o responsável por retratar o mapa da Itália durante a atividade. O objetivo foi fazer os participantes reconhecerem o país só pelo desenho do espelho. “Com os ensinamentos adquiridos em sala você consegue trabalhar em qualquer lugar”, disse.

JAPÃO – Seguindo a linha da culinária japonesa, o aluno Murilo de Jesus Rocha contou que desde o início da atividade o grupo decidiu por montar um espelho composto de sushi, sashimi e hot-roll de salmão com cream cheese. Classificando o Garde Manger como um diferencial do curso da UNISANTOS, ele ainda ressaltou que através destes trabalhos desenvolvidos em sala de aula, o estudante acaba se interessando ainda mais pela área. “Além de criar um interesse maior no próprio aluno, esse tipo de atividade acaba nós preparando para o mercado de trabalho”, concluiu.