Estudantes de Engenharia de Produção desenvolvem refrigerador de alta eficiência

Pesquisa-Refrigerador
Dennes Alvarenga, Ricardo Oi e Gustavo Irmão

Com o objetivo de oferecer ao mercado um refrigerador portátil de alta eficiência energética, os estudantes do 9º semestre de Engenharia de Produção, Dennes Alvarenga Melo e Gustavo Henrique do Santos Irmão, desenvolvem um protótipo do aparelho, que será um modelo inovador capaz de suportar até seis latas e refrigerar em 2 minutos. Com data prevista de finalização em até 1 ano e meio, o projeto de desenvolvimento tecnológico é orientado pelo coordenador do curso, professor doutor Ricardo Oi.

Em maio, a equipe recebeu a doação de materiais para a construção do protótipo da Fundalumínio, com intermediação da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), entidade que congrega empresas associadas, que representam 100% dos produtores de alumínio primário. A infraestrutura laboratorial da UNISANTOS está sendo utilizada desde o início com o suporte do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci).

Segundo Dennis Alvarenga, a inspiração para criação do produto surgiu a partir do momento em que ele observou numa festa que o sistema de refrigeração de bebidas levava algum tempo para surtir efeito. De acordo com Gustavo Henrique, a Universidade, desde o começo apoiou a ideia. “O apoio tem sido muito importante, pois nossos professores acabam perguntando sobre o projeto, o estágio em que ele está, além de passarem dicas para que possamos implantar no produto”, conclui.