Estudantes de Engenharia Ambiental são vencedoras do Prêmio Neorama 2017

neorama-portal
As estudantes Ellen Dondeo e Nathália Prudêncio, e o orientador, professor Marco Bumba

Do 10º semestre do curso de Engenharia Ambiental, Ellen da Silva Dondeo e Nathália Prudêncio Lima conquistaram o segundo lugar na 5º edição do Prêmio Neorama, que busca estimular e promover a cultura inovadora de jovens talentos. “ Estudo da Biossorção do Corante Rosa de Bengala Utilizando Biomassa da Casca de Banana como Material Adsorvente: uma Alternativa Sustentável” é o nome do estudo, que integra o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pelo professor mestre Marco Antônio Cismeiro Bumba.

As estudantes concorreram ao prêmio na categoria Universitário Inovador. O objetivo do trabalho foi investigar a viabilidade do tratamento dos efluentes hídricos, que contêm o corante Rosa de Bengala pelo método de absorção, por meio da utilização da biomassa de casca de banana como material biossorvente.

Além da pesquisa premiada, outros dois trabalhos desenvolvidos por estudantes da Universidade também foram finalistas desta edição do NEORAMA:  “Migração de Elementos Químicos de Embalagens Plásticas para Alimentos e Avaliação Toxicológica utilizando dois Modelos Biológicos”, de autoria de Ellen Petrato Loureiro,  Dayane da Silva Teixeira e Thais dos Santos Gonçalves, do curso de Nutrição, sob orientação da professora doutora Elizabete Lourenço da Costa; e “Sistema de Informações Geográficas (SIG) como Ferramenta de Apoio no Gerenciamento de Resíduos Sólidos Orgânicos do Porto de Santos”, de Andreia Calafati , do curso de Engenharia Ambiental, orientada pelo professor mestre Jhonnes Alberto Vaz.

NEORAMA – Organizado pela Fundação Parque Tecnológico de Santos e com apoio da Prefeitura Municipal de Santos, o Neorama integrou as atividades da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. O objetivo foi fomentar o empreendedorismo e inovação por meio da pesquisa nos níveis de Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior.