Estudantes de Arquitetura participam da caminhada internacional Jane’s Walk

caminhada-arquitetura
Grupo formado por estudantes e docentes do curso de Arquitetura e Urbanismo

Com o objetivo de vivenciar na prática todos os ensinamentos adquiridos em sala de aula, os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS participaram, no último dia 5, da caminhada internacional Jane’s Walk. O evento, que é realizado simultaneamente em diversos países e aconteceu pela segunda vez em Santos, tem o objetivo de resgatar o hábito de caminhar pelas cidades, criando assim uma ligação entre os habitantes e o ambiente urbano. Nesta edição, o tema foi inspirado na cantiga de roda ‘Se essa rua fosse minha’.

A caminhada teve início na Fonte do Sapo e percorreu diversos pontos e ruas do bairro da Aparecida, como: Escola Escolástica Rosa; Rua General Rondon; Centro Comercial do Bairro; INSS; Passarela do Shopping Praiamar; Rua Guaiaó; e passagem e área de Lazer do BNH, onde terminou. Orientados pelos docentes do curso, os futuros arquitetos observaram e discutiram as transformações e utilizações desses espaços públicos.

caminhada-arquitetura (3)
Estudantes analisam em campo os conceitos
vistos e discutidos em sala de aula

Para a professora doutora Clarissa Duarte de Castro Souza, que organiza o evento junto com o professor doutor José Marques Carriço, a Jane’s Walk é uma extensão do ensino de Arquitetura. Ela explica que durante o evento os estudantes têm a oportunidade de imaginar o que poderiam modificar e melhorar no ambiente em que vivem. “Aqui eles veem como a população utiliza o espaço urbano e como a Cidade é planejada e através disso começam a ter ideias e refletir sobre o que podemos propor de benefícios para esses espaços urbanos”, finalizou a docente.

caminhada-arquitetura (2)
Trajeto foi realizado no bairro da Aparecida

Estiveram presentes na atividade, orientando os discentes, o professor Paulo Fernando Von Poser; os professores mestres Claudia Maria Braga Ribeiro; Gino Caldatto Barbosa; e Rafael Paulo Ambrósio; e os professores doutores Clarissa Duarte de Castro Souza; José Marques Carriço; Maria Fernanda Britto Neves; e Mônica Antonia Viana.

JANE’S WALK– Associada a Fundação Jane’s Walk, que tem sede no Canadá, a caminhada acontece simultaneamente em vários países. A iniciativa, que nasceu no ano de 2007, comemora o aniversário da urbanista e ativista social Jane Jacobs, que afirmava que o compromisso de cidadania com o espaço cívico é fundamental para avaliar as cidades e projetar nelas.