Em Nutrição, trabalho estimula criação de produtos saudáveis

nutricao-marketing
Rafaela de Melo criou o Bolo NutriFibras
nutricao-marketing-melancia
Grupo desenvolveu o Sugo della Nonna, feito a base de melancia

Criar o protótipo de um produto alimentício industrializado conciliando o conhecimento científico e os aspectos nutricionais dos alimentos com as questões mercadológicas e os conceitos de marketing. Esse é o desafio proposto para as alunas do 6º semestre de Nutrição, na disciplina Nutrição Aplicada ao Marketing, ministrada pela professora mestre Rosângela Bampa Schattan.

 

Segundo a professora, o trabalho visa preparar e valorizar a presença do nutricionista dentro da indústria alimentícia. “Primeiro as alunas desenvolvem um estudo de base do produto, estudando os aspectos nutricionais com base no conhecimento científico adquirido em todas as disciplinas. Posteriormente, desenvolvem a parte mercadológica e de marketing”, comenta Rosângela.

 

Para alcançar soluções que atendam o desafio proposto e criar produtos com as características requisitadas, inovação é um aspecto bastante valorizado. Para tanto, as alunas abusam da criatividade. Nhoque de inhame e linhaça dourada, molho para massas a base de melancia, hambúrguer com biomassa de banana verde, bebida láctea com inhame, bolo de iogurte e sobremesa rica em proteínas foram alguns dos produtos apresentados no dia 12 de novembro, no Laboratório de Gastronomia e Nutrição.

 

Criadora do Bolo NutriFibras, que é feito com iogurte desnatado e a base de aveia, Rafaela Norbiate de Melo diz que a experiência de desenvolver algo novo é bastante enriquecedora para a formação dos acadêmicos. “Criar um produto nos estimula a conhecer toda a área de produção, as resoluções e leis que existem na área e trabalhar o conhecimento como um todo”, comenta.

 

Para as criadoras do Sugo della Nonna, Mariana Nascimento Puga, Drielli de Andrade Mascarenhas, Letícia Gomes Souza e Danilly Freitas Geraldo, a inspiração para a invenção do molho pronto feito a base de melancia foi a alergia de uma das integrantes do grupo à tomate. “O molho tem o mesmo preparo, os mesmos temperos, mas a melancia substitui o tomate sem perder algumas funcionalidades, como por exemplo, a questão do licopeno, que existe nos dois alimentos”, explica Mariana.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!