Curso de Enfermagem promove evento sobre controle e tratamento da Tuberculose

evento enfermagem I
Coordenadora do curso de Enfermagem, Joice Maria P. A. Fernandes recebeu palestrantes e o público em geral
evento enfermagem
Palestrantes abordaram aspectos sociais na Tuberculose, tratamento, notificações e busca ativa do bacilo

Doença infectocontagiosa e que pode levar o ser humano a óbito, a Tuberculose foi tema de debate, no último dia 24, no Campus Dom Idílio José Soares. Promovido pelo curso de Enfermagem e realizado pela Liga Acadêmica de Controle da Tuberculose, o evento, que contou com apoio do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci) e teve o objetivo de orientar a comunidade sobre a Tuberculose e o seu tratamento, contou com a participação de estudantes de Enfermagem e seus familiares.

 

Com o tema central “Tuberculose: controle e tratamento”, participaram do debate a psicóloga Andrea Lisboa Kowaski, a técnica de Enfermagem Carolina Figueiredo Fernandes, a enfermeira Elisangela Gonçalves Esteves, a médica Lesieux Pereira da Costa Bailão, e as assistentes sociais Raquel Carvalho de Jesus e Vanderléia Cleonice Andreza. Especialistas no assunto, as palestrantes abordaram os seguintes assuntos:  “Investigação de Óbitos”; “Medicação Supervisionada Domiciliar”; “Notificação e Coleta de escarro”; “Aspectos Clínicos”; “Aspectos Sociais na Tuberculose”; e “Aspectos Epidemiológicos”.

 

liga da tuberculose (1)
Estudantes falaram sobre o trabalho da Liga da Tuberculose e o aprendizado

A LIGA – Responsável por realizar atividades de Educação em Saúde e de busca ativa de sintomáticos respiratórios em Unidades de Saúde e Comunidades, a Liga Acadêmica de Controle da Tuberculose completa 10 anos de atuação, sendo um diferencial para a formação dos estudantes da UNISANTOS.

 

Coordenadora da Liga, a professora doutora Luzana Mackevicius Bernardes destacou que só neste ano os membros da entidade já realizaram mais de 50 coletas de escarros que auxiliam na detecção da doença. Ela ainda ressaltou que ações em conjunto com o Programa Municipal de Controle da Tuberculose e atividades em comunidades e unidades básicas de saúde serão ao longo de 2018. “Nós temos uma programação que já foi fechada junto à Secretária Municipal de Saúde, em que atuaremos em comunidades realizando serviços de alerta e de busca de processos sintomáticos respiratórios”, finalizou.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!