Currículo diferenciado atrai empresas para a Feira de Recrutamento de Alunos

Feira-publico
Feira oferece oportunidades
em diversas áreas de formação

Em estágio ou contratado, o aluno da UNISANTOS representa um diferencial e agrega valor à empresa. Assim, consultores e analistas de treinamento de empresas que participaram da 18ª Feira de Recrutamento de Alunos, que ocorreu no último dia 21, se manifestaram em relação à importância do evento para as organizações e ao potencial revelado por meio de currículos recebidos. Tradicional, a feira é reconhecida na região e a cada ano oferece um leque maior de oportunidades para diferentes áreas de formação.

O número de profissionais formados ou que estudam na UNISANTOS e que atuam nestas empresas também desperta a atenção. Rafael Henrique Varjão Berti é um dos exemplos. Pelo terceiro ano consecutivo, participa do evento como representante da área de Recursos Humanos da Ambev. No 10º semestre do curso de Psicologia, ele conta que é muito importante estar na instituição para esse contato com os demais alunos interessados em novas oportunidades. Ressaltou que a empresa conta com muitos profissionais formados pela Universidade e que o percentual de estagiários da UNISANTOS chega a 80% do número total.

Analista de treinamento da NET, Erika Paula Guigem disse que participar pela primeira vez da feira foi uma ótima oportunidade para selecionar currículos, pois possui vagas para Aprendiz nas áreas técnica e administrativa. Ela contou que a empresa contrata com bastante frequência e tem espaço em toda a região. Apesar de ter o foco na área da farmácia, na sala do Ao Pharmacêutico os alunos também puderam entregar currículo para área administrativa. Da área de recrutamento e seleção, Rosângela Maria Marques disse que a feira é uma grande oportunidade para o contato direto com os futuros profissionais.

Feira-curriculo
Gabriel Santana e Fernanda Mofardini
entregam currículos

Formada em Administração pela UNISANTOS, Kamila Silva Nascimento trabalha na área de recursos humanos da Unimar. Ela destacou que depois da feira, no ano passado, a empresa fez contratações de alunos da instituição que permanecem na empresa. Segundo ela, nestes três anos de participação no evento, a empresa conta com profissionais que começaram como estagiários e já foram contratados. “No primeiro ano de evento já percebemos o quanto o aluno da UNISANTOS  agregou de valor à nossa organização, por isso estamos participando todos os anos”, ressaltou.

No 2º semestre de Relações Internacionais, Fernanda de Oliveira Mofardini e Gabriel Silva Santana participaram da feira e elogiaram a iniciativa da Universidade em trazer as empresas. “Neste início, a gente nem sabe como se comportar, o que fazer para buscar uma vaga de estágio ou emprego. A feira é muito importante neste momento”, disse Fernanda.

Recém-chegada de um intercâmbio nos Estados Unidos, por conta do programa Ciência sem Fronteiras, Nataly Gardona, do 10º semestre de Engenharia Ambiental, aproveitou o evento para se aproximar das empresas e conhecer de perto a realidade do mercado na região. Depois de mais de 1 ano fora do País, disse que as informações que recebia sobre a situação econômica do Brasil trouxeram preocupações, mas a feira renovou as suas esperanças.

Bruno Vasconcelos Monteiro, do 4º semestre de História, visitou as empresas e se interessou pela possiblidade de seguir carreira no Exército. Na sala da Fortaleza de Itaipu, soube que depois de formado poderá tentar uma vaga para atuar como professor. “Se eu conseguir, vou estar fazendo ao mesmo tempo duas coisas que amo muito, ser professor e servir o meu País, o que para mim é de vital importância”, contou.

Feira-palestra
Estandes também oferecem
palestras aos alunos

Do campus Boqueirão, a aluna do 4º semestre de Direito, Samara Jardim Novaes, veio para a feira com muita expectativa. Depois de entregar currículo em diversas empresas, estava animada com as possibilidades de estágio. “Gostei muito dessa feira, espero que continue durante todos os anos”, disse.

Empresas – Participaram da 18ª Feira de Recrutamento de Alunos as seguintes empresas: Aiesec; Ao Pharmacêutico; AMBEV; Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE); Espaço Santista RH; Grupo NPO; Modec Serviços de Petróleo do Brasil Ltda; Nurture RH; Realce Recursos Humanos; Sociedade do Espetáculo Hall; TIVIT; Unimar Agenciamentos Marítimos; Lojas Americanas; Fassina; NET; Trabalhando.com; e Fortaleza de Itaipu – Exército.