“Crônicas Pedagógicas” de alunos do Parfor é finalista do prêmio Paulo Freire

Livro
Experiência é registrada em livro
rosana
Professora Rosana Pontes

A experiência com os alunos de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da UNISANTOS, que resultou no livro “Crônicas Pedagógicas: escrita reflexiva de professores”, foi uma das 11 selecionadas, entre 258 iniciativas registradas, no “Concurso Experiências Inovadoras do Programa de Apoio – Prêmio Paulo Freire”. Promovido pelo Programa de apoyo al sector educativo del Mercosur (PASEM), ele reuniu projetos da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

O trabalho é fruto da experiência inovadora com pesquisa-ação em sala de aula, que resultou no registro da experiência de professores-alunos por meio do blog “Crônicas Pedagógicas Parfor”, coordenado pela professora mestre Rosana Aparecida Ferreira Pontes, e de estudos envolvendo o Grupo de Pesquisa/CNPq “Instituições de ensino: políticas e práticas pedagógicas” e o Núcleo de Pesquisa Parfor/NPP.

Com o selo da Editora Universitária Leopoldianum, o livro “Crônicas Pedagógicas: escrita reflexiva de professores” é organizado pelas professoras Maria de Fátima Barbosa Abdalla (coordenadora do grupo de pesquisa), Rosana Aparecida Ferreira Pontes e Maria Angélica Rodrigues Martins (assistente de coordenação do grupo de pesquisa). Tem como colaboradora a professora Maria Amélia Santoro Franco (orientadora do trabalho com pesquisa-ação em sala de aula).