Coordenador da Leopoldianum integra a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura

MarceloDiRenzo
Professor Marcelo Di Renzo

Coordenador da Editora Universitária Leopoldianum, o professor mestre Marcelo Luciano Martins Di Renzo toma posse, no dia 2 de fevereiro, em Brasília, como novo membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). Primeiro representante de uma instituição de ensino da região a ocupar esta função, ele foi indicado pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), da qual é diretor, e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), onde exerce o cargo de conselheiro.

A portaria com a nomeação feita pelo ministro de Estado da Cultura foi publicada pelo Diário Oficial da União, na quarta-feira (21). Para o biênio 2015/2016, o professor Marcelo Di Renzo integra a área de humanidades, que contempla livros, periódicos e publicações, da qual também participam um representante da CBL e outro da Associação Nacional das Livrarias (ANL).  No total, o colegiado é formado por 21 integrantes, entre titulares e suplentes, divididos nas seguintes áreas: artes cênicas, audiovisual, música, artes visuais, patrimônio cultural, empresariado nacional, além de humanidades.

Os integrantes do CNIC são escolhidos pelo ministro da Cultura, a partir de uma lista de 42 nomes indicados pelas 28 entidades habilitadas. A indicação do professor Marcelo Di Renzo, como representante da ABEU pela região Sudeste, também contou com apoio da ANL e da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL). A comissão reúne-se mensalmente para analisar e oferecer pareceres que subsidiam decisões relativas à aprovação de projetos culturais que buscam incentivos fiscais por meio da Lei Rouanet.

Para o professor Marcelo Di Renzo, a indicação do seu nome é fruto de um trabalho da UNISANTOS que vem sendo construído ao longo dos anos, com a participação da Editora Leopoldianum nos principais eventos literários e sua representação em diferentes associações. Ele lembra que a Universidade participou da criação da ABEU, esteve representada na primeira diretoria e, inclusive, sediou um dos primeiros encontros da entidade. “Não houve nenhuma restrição na indicação do meu nome. A UNISANTOS tem muita credibilidade”, enfatiza.

Segundo o professor Marcelo, a sua participação será importante para a instituição, na medida que se abrem novas possibilidades, afinal é uma representação de forma regular no governo. Ele destaca ainda o fato da UNISANTOS investir na área cultural. Enquanto coordenador do curso de Jornalismo, diz que é diferencial na construção da sua história, no ano que comemora 60 anos de existência.