Câmara Municipal de Santos homenageia curso de Jornalismo pelos 60 anos

60 anos Jornalismo
Benedito Furtado, reitor Marcos Medina, coordenador Marcelo Di Renzo, Igor Martins e o secretário municipal Rivaldo Santos

Marcada pela reunião de profissionais, docentes e estudantes de Jornalismo, a solenidade de entrega de placa comemorativa pelos 60 anos do curso de Jornalismo, no último dia 22, na Câmara Municipal de Santos, chancelou a importância da formação e a trajetória de um curso que teve início em 1954, sendo o primeiro do litoral do Estado de São Paulo e quarto no Brasil. De autoria do vereador Benedito Furtado, o projeto de decreto legislativo foi aprovado pelos demais vereadores no dia 6 de agosto.

 

A sessão solene foi presidida pelo vereador Igor Martins de Melo e a mesa foi composta pelas seguintes autoridades: professor mestre Marcos Medina Leite (reitor); professor mestre Marcelo Luciano Martins Di Renzo (coordenador do curso de Jornalismo); vereador Benedito Furtado (autor da propositura); e Rivaldo Santos de Almeida Júnior (secretário de comunicação e resultados – representando o prefeito Paulo Alexandre Barbosa).

 

Formado em Jornalismo pela UNISANTOS, o vereador Benedito Furtado lembrou do período de estudos, iniciado em 1976. Citou colegas que estão no exercício da profissão e os mestres que contribuíram para a sua formação ética, moral, profissional e cultural. Sobre a importância do curso, sintetizou em uma frase: “acredito ser o melhor da região, por que não do Brasil?”.

 

O coordenador de Jornalismo, professor Marcelo Di Renzo, ressaltou a trajetória do curso, os diferenciais relacionados à infraestrutura e projetos laboratoriais reconhecidos nacionalmente. Destacou a formação de profissionais críticos e éticos, o que é fundamental e necessário para uma sociedade justa e coletiva. Em sua fala, o reitor, professor Marcos Medina, agradeceu às homenagens e ressaltou que é impossível existir democracia sem o jornalista, sem a imprensa. Além de citar os desafios para a formação e a sólida trajetória de sucesso do curso da UNISANTOS, destacou: “Aquele que milita com dignidade no campo do jornalismo milita como um educador, como um docente, como um professor, porque luta pelo esclarecimento, pela verdade, pela busca daquilo que de fato está por trás das aparências”.

 

Entre as autoridades e representantes acadêmicos, também estavam o secretário de Cultura de Santos, Fábio Alexandre Nunes; o pró-reitor de Pastoral, professor mestre Cláudio Scherer da Silva; e o coordenador acadêmico dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Relações Públicas, professor mestre Paulo Roberto Börnsen Vibiam.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!