Artigo desenvolvido por aluna de Psicologia é selecionado para Revista Interface

16473263_10210263448480722_5584360585310204666_n
Vivian Galina

O artigo intitulado “A saúde mental dos refugiados: um olhar sobre estudos qualitativos”, desenvolvido pela aluna do curso de Psicologia da UNISANTOS, Vivian Fadlo Galina, bolsista do Programa de Iniciação Científica, será publicado na edição nº61 da Revista Interface – Comunicação, Saúde e Educação, no dossiê sobre Saúde e Imigração.

Elaborada sob a orientação da professora doutora Denise Martin Coviello, a pesquisa, que tem como objetivo apresentar o estado da arte sobre a saúde mental dos refugiados, contou com a colaboração da doutoranda do Programa de Doutorado em Saúde Coletiva da Universidade, Tatiane Barbosa Bispo da Silva e do mestre em Ciências Sociais Marcelo Haydu.

Para realização do estudo, a autora observou diversos artigos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES que compreendem ao período de 1993 a 2016. Ao examinar o material de estudo, o trabalho foi dividido em três categorias: saúde mental de refugiados adultos; saúde mental de refugiados na infância e adolescência; e cuidados em saúde mental de refugiados. A partir das análises, o grupo chegou a diversos resultados entre eles o da complexidade da saúde mental de pessoas em situação de refúgio.

PESQUISA – Em 2015, Vivian Galina foi premiada durante a X Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica da UNISANTOS. No ano passado, participou da 16ª edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC) e participou do Programa de Mobilidade Acadêmica da UNISANTOS, permanecendo seis meses na Universidade Santiago de Compostela, na Espanha, após ser contemplada pelo Programa Santander Universidade Bolsas Ibero-Americanas.