Alunos que integram o PIBID participam de oficinas com profissionais estrangeiros

pibid-seminario
Profissionais orientam alunos durante oficina

Dando continuidade aos preparativos para o Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Urbano Sustentável, que acontece entre os dias 11 e 13 próximos, no Campus Boqueirão, o professor doutor Cleber Ferrão Corrêa, da UNISANTOS, a arquiteta Paola Huijding, da Volpi Urbane, entidade ligada ao Departamento de Pesquisa  “Cidade Complexa”, da universidade técnica de Deft, na Holanda, e o arquiteto holandês Wolbert van Dijk, estiveram ontem (4), na UME Vinte e Oito de Fevereiro, no Saboó, com os alunos do 7º ano que integram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), para propor discussões sustentáveis com a oficina “Desenhe a Cidade dos seus Sonhos”.

Os alunos organizaram-se em grupos com os quais discutiram problemas e soluções para a Cidade, sob a ótica de quatro profissionais diferentes: arquiteto, biólogo, engenheiro civil e gerente de negócios. Os estudantes receberam cartilhas, onde foram apresentadas características de cada área de atuação e desafios relacionados a cada temática. Além desse material, os jovens puderam observar fotografias de cidades holandesas nas quais era possível observar características semelhantes, além de alternativas para algumas problemáticas, como por exemplo, o uso rotineiro da bicicleta para mobilidade urbana.

A arquiteta Paola Huijding destaca que para o desenvolvimento de uma cidade saudável é extremamente importante manter um trabalho de conscientização com toda a população. “A conscientização deve ser trabalhada como um todo, mas as crianças têm um importante papel. Se elas se conscientizam ainda quando pequenas, no futuro exercerão uma grande influência positiva no desenvolvimento das cidades”, explica.

A aluna Carolina Gabriela de Souza Albuquerque dos Santos, que trabalhou com a cartilha do biólogo, aprovou a atividade e a discussão das questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável. “Conhecendo essas questões agora, no futuro a gente pode mudar a cidade”, comenta. Atuando no grupo de engenharia civil, Luiz Augusto de Almeida Neto também classificou a dinâmica empregada na atividade como interessante. “Gosto de Santos e é importante ajudar a melhorar a cidade”, completa.

As visitas às escolas prosseguem durante toda a semana. Hoje (5), o projeto será apresentado na UME Ayrton Senna. Nos dias 6, 7 e 8 o grupo visitará as UMEs Florestan Fernandes, Martins Fontes e Cidade de Santos, respectivamente. Além das visitas, a programação prossegue durante toda a semana, com atividades na UNISANTOS e na Unifesp.