Alunos e docentes de Engenharia de Petróleo participam de simpósio nacional

Foto-5
Professor Otávio, Luiz, Lucas, professor Oleg, Ian,
Victor e Isabella participaram do simpósio

Integrantes do Grupo de Pesquisa Laboratório de Geofísica Aplicada à Exploração de Petróleo (LGAEP), vinculado ao Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da UNISANTOS (IPECI), os alunos do curso de Engenharia de Petróleo, Ian Ferro Iacopucci (8º semestre), Isabella Tomasella Auad (10º semestre), Lucas Marques Prestes (8º semestre), Luiz Felipe Bernardes de Sá (6º semestre) e Victor Jorge de Oliveira Marum (10º semestre), e os professores doutores Oleg Bokhonok e Otávio Coaracy Brasil Gandolfo, estiveram no VII Simpósio Brasileiro de Geofísica (SimBGf), realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, em Ouro Preto, Minas Gerais.

Cinco pesquisas desenvolvidas no LGAEP foram apresentadas. “Determinação de coeficiente de Poisson do substrato rochoso a partir de análise dos dados sísmicos de onda P e onda PS registradas apenas no plano vertical” e “Comparação de aproximações das equações de Knott- Zoeppritz para modelos com baixo contraste de impedância”, de autoria de Isabella Tomasella Auad, Oleg Bokhonok, Victor Jorge de Oliveira Marum e Liliana Alcazar Diogo (IAG-USP).

“Inversão AVA de ondas PP e PSv usando equações de Zoeppritz exatas com 6, 5 e 4 parâmetros: análise RFDM”, desenvolvida por Oleg Bokhonok e Liliana Alcazar Diogo. “Uma discussão sobre a eficácia de três métodos geofísicos na investigação de uma área contaminada por hidrocarbonetos”, produzida por Otávio Coaracy Brasil Gandolfo e “Ensaios crosshole e dilatométrico sísmico (SDMT) na investigação geotécnica de uma área”, elaborada por Otávio Coaracy Brasil Gandolfo, Antônio Sérgio Damasco Penna (Damasco Penna Engenheiros Associados) e Fernando Damasco Penna (Damasco Penna Engenheiros Associados).

Além da apresentação dos trabalhos, os pesquisadores tiveram a oportunidade de acompanhar os trabalhos que vem sendo desenvolvidos na área de óleo e gás (Petróleo), exploração mineral, geofísica rasa, geofísica espacial, geofísica global, ensino em geofísica, cartografia geológica e estabelecer contato com alunos e pesquisadores de diversas instituições de ensino e de pesquisa do Brasil.