Alunos do curso de História participam de viagem de estudos na Serra da Capivara

Registros arqueológicos, iconográficos e gráficos que datam entre 30 a 50 mil anos e atividades nos laboratórios da Fundação do Museu do Homem Americano marcaram a viagem de estudos de nove alunos do curso de História ao Parque Nacional Serra da Capivara/Museu do Homem Americano, entre os dias 9 e 14 de janeiro, no Piauí.

Acompanhados pelos professores Rodrigo Christofoletti e César Agenor Fernandes da Silva, os alunos participaram de escaladas e trilhas e conheceram o processo arqueológico, desde a prospecção dos sítios e teorias arqueológicas até a reconstituição de peças e a metodologia de análise laboratorial.

A observação in loco permitiu o aprofundamento do conhecimento sobre a pré-história brasileira. O grupo da UNISANTOS destacou a beleza e riqueza histórico-cultural e natural do Parque, além do trabalho de pesquisa de excelência realizado por arqueólogos, biólogos e historiadores ligados à Fundação do Museu do Homem Americano.

A viagem de estudos fez parte do projeto TransHistórias e Viagens Investigativas, que é desenvolvido desde  março de 2010. Para esta viagem, os alunos passaram por um processo seletivo cujo foco foram os conhecimentos específicos da área da Arqueologia.