Alunos do curso de Farmácia desenvolvem pesquisa e criam novos produtos

Creme antioxidante à base da casca da banana, Xampu para animais com pelos longos, Sabonete líquido com óleo essencial de canela e Creme pós-sol com ação refrescante e hidratante. Esses foram os produtos criados pelos alunos, do período da manhã, do 8&ordm, semestre do curso de Farmácia da UNISANTOS, como trabalho final das disciplinas de Farmacotécnica Industrial e Gestão Farmacêutica. A turma da manhã exp&ocirc,s os projetos no pátio do Campus Dom Idílio José Soares, na quarta-feira (5). Já os alunos da noite, apresentaram os seus projetos quinta-feira, no hall de entrada do Campus.
Integrante do grupo responsável pelo projeto do Creme antioxidante à base da casca da banana, a aluna Marcela Oliveira Costa acredita que a característica sustentável do projeto é um diferencial no mercado de trabalho. “Sustentabilidade é o assunto do momento, então a propor um produto novo nesse meio tão concorrido e ter um diferencial com a sustentabilidade é uma coisa legal”, comenta.
Já a aluna Juliana Beltrami do Nascimento e sua equipe resolveram criar um Xampu para animais com pelos longos. Segundo ela, é um produto pouco divulgado na mídia e que teria uma grande utilidade para a população. “Nós pesquisamos no mercado e havia poucas linhas veterinárias com essa finalidade de tratamento, por isso desenvolvemos uma linha de xampu de limpeza profunda e tratamento, máscara condicionante e finalizador termo ativo”.
Para o professor doutor Túlio Nakazato da Cunha, responsável pela orientação dos projetos pesquisados e produzidos nos laboratórios da UNISANTOS, essa é uma grande experiência para os alunos, pois é o primeiro trabalho profissional deles. Ele explica que a realização do projeto pode render frutos no futuro. “É uma propaganda para eles junto às empresas. Isso valoriza o currículo”.