Alunos do curso de Farmácia criam produtos a partir de matéria-prima natural

Para queimar gordura, Pepper Slim, gel termogênico a base de pimenta
Creme anti-acne, hidratante e cicatrizante Derma Mel Cream

Gel termogênico a base de pimenta, máscara de argila, creme facial a base de mel, protetor solar e tonificante para pelo de cachorro. Estes foram alguns produtos criados pelos alunos do 8° semestre do curso de Farmácia, que foram expostos no dia 17 de novembro, nos períodos da manhã e noite, no hall de entrada do Campus Dom Idílio José Soares. Com o objetivo de criar produtos inovadores a partir de matéria-prima natural, a atividade busca vivenciar o processo realizado na indústria, da ideia ao desenvolvimento da fórmula, e sua transformação em um produto à venda no mercado.

Os trabalhos foram elaborados na disciplina de Farmacotécnica Industrial, ministrada pelo professor doutor Túlio Nakazato da Cunha, em parceria com a disciplina Gestão Farmacêutica, sob orientação da professora doutora Marlene Rosimar da Silva Vieira e do professor mestre Elias Salim Haddad Filho. Desde o ano de 2009, ele é realizado, o que estimula a criatividade e a atitude empreendedora. “Para o currículo é muito importante, pois os alunos podem colocar que têm uma experiência no desenvolvimento de novos produtos”, explica.

Jam Glam, geleia orgânica funcional enriquecida com colágeno

Com o objetivo de queimar gordura, o Pepper Slim, gel termogênico a base de pimenta, surgiu por conta de um Projeto de Iniciação Científica desenvolvido por Gabriel Luís Cardoso Greco, no qual desenvolveu um pró-fármaco da capsaicina, visando melhorar a biodisponibilidade inicial e a absorção do medicamento. A ideia de Gabriel, Levi Matheus Rodrigues, Júlia Akitomo Paiva e Ryanne Dias Savino foi criar um produto rico em capsaicina, substância presente em pimentas, que auxiliam na queima de gordura. Os alunos modificaram quimicamente o componente para aumentar a absorção no tecido adiposo e aumentar a ação termogênica, sendo que o produto deve ser usado antes de atividades físicas.

Na linha pet, alunos criaram o AuAussie um tônico para pelo de cachorro

O creme anti-acne, hidratante e cicatrizante a base de mel, o Derma Mel Cream foi a criação das alunas Kaylani Angerami Almeida, Larissa Rocha Tiso e Thaís Damin Lima. O produto, feito apenas com componentes naturais, leva também aloe vera, óleo de semente de uva e alecrim como conservante. O grupo tomou como base a pesquisa desenvolvida no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre atividade anti-microbiana dos méis brasileiros. O mel incorporado dentro da formula foi o de jataí.

As alunas Michelle Ghenne Quaia, Brenda Ribeiro e Annelise Oliveira Marcelino criaram a Jam Glam, geleia orgânica funcional enriquecida com colágeno para ajudar na elasticidade da pele. Tendo como público-alvo mulheres após os 30 anos, o grupo buscou explorar a área da biomatologia, que estuda os alimentos funcionais com propriedade farmacêutica. As geleias são de morango, mel e chia ou physalis com maça verde e os ingredientes foram pensados de acordo com a funcionalidade das frutas (a physalis por ser rica em fibra e colágeno, a chia pela alta quantidade de fibras e o morango por ser um ingrediente tradicional).