Alunos de Nutrição produzem alimentos com base em doenças pré-existentes

Nutricao1
Durante as apresentações, alunos justificaram o motivo das criações

Criar produtos alimentícios inovadores com base em doenças pré-existentes e elaborar estratégias de marketing. Essa foi a proposta de trabalho desenvolvido pelos alunos do 6° semestre do curso de Nutrição, que apresentaram, no dia 11, no Laboratório de Gastronomia e Nutrição, os produtos desenvolvidos. Os resultados são criativos: hambúrguer que é fonte de ferro, biscoito para crianças alérgicas às proteínas do leite da vaca, brownie sabor abacate e cacau e bebida vegetal para terceira idade são algumas das propostas trazidas pelos grupos.

Nutricao2
Produtos foram apresentados e depois degustados pelos docentes

Cada grupo apresentou seu produto, explicando o problema nutricional que tomou como base para a criação, os aspectos nutricionais e as estratégias de marketing. Doenças como anemia, diabetes, intolerância à proteína da vaca, acúmulo de gordura no sangue e obesidade infantil serviram como base para a elaboração dos produtos. Por englobar questões mercadológicas, aspectos como estratégias de venda, propaganda e criação de embalagens fizeram parte do conteúdo. Pensando na comunicação, alguns grupos trouxeram propostas como desenvolvimento de um site e vídeo de divulgação do produto.

O grupo formado pelos estudantes Ellen Petrato Loureiro, Dayane da Silva Teixeira, Luan Attya Gomes, Tamiris Stefano Teixeira, Tatielly Oliveira de Jesus, Thaís dos Santos Gonçalves e Thatyana Silva Mendes de Almeida pensou em um produto com base na dislipidemia, ou seja, doença marcada pelo excesso de gordura no sangue, como o colesterol. A ideia era utilizar um ingrediente fonte de gordura boa: o abacate. A aluna Tamiris Teixeira explicou que o abacate é fonte de ômega 9 e ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL), por isso foi escolhido. O grupo adaptou receitas de brownie para elaborar um produto saboroso e nutritivo, criando o brownie sabor cacau e abacate.

Nesse ano, os trabalhos foram interdisciplinares e envolveram a disciplina Marketing Nutricional, ministrada pela professora mestre Rosângela Bampa Schattan; Nutrição Social, ministrada pela professora doutora Renata Doratioto Albano, e Dietoterapia, ministrada pela professora mestre Fabiana Sanches da Mota Ribeiro. Cada grupo expôs sua criação em uma bancada. Ao final das apresentações as professoras experimentaram os produtos para promover a avaliação.