Alunos de Letras que integram o Pibid promovem atividades no Campus Dom Idílio

Alunos do 7&ordm, ano da Escola Municipal Mário de Almeida Alcântara estiveram no Campus Dom Idílio José Soares, no último dia 4, e conheceram um pouco mais sobre a cultura dos Estados Unidos, Nova Zelândia, Irlanda, Inglaterra, Canadá e Austrália. Sob a orientação de alunos do 3&ordm, semestre do curso de Letras/Inglês, eles assistiram a um vídeo de cada país, tiraram dúvidas e realizaram pesquisa no Laboratório de Informática. No dia 8, eles apresentaram o resultado do trabalho, por meio de cartazes, elaborados na própria escola.

As atividades fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), fruto de parceira entre a UNISANTOS e a Capes/MEC. A ação integra o trabalho desenvolvido por meio do subprojeto Letras/Inglês, sob a responsabilidade do coordenador do curso, professor mestre José Martinho Gomes. Segundo ele, o projeto representa um ganho na formação dos alunos-bolsistas da Universidade e contribui muito para a aprendizagem dos estudantes das escolas públicas.

Professora de Inglês e bolsista do projeto na escola, Thais Jesus de Oliveira da Silva disse que a atividade foi muito importante, pois os alunos conheceram uma nova realidade e perceberam a importância do idioma. Ela destacou ainda que os bolsistas da UNISANTOS têm contribuído para o aprendizado dos alunos e a interação é rica, pois eles também ficam mais próximos da realidade em sala de aula.

Para a aluna do curso de Letras, Priscilla Reis Esteves Maria, a experiência já fez com que ela pensasse em atuar com esta faixa etária, o que não imaginava há tempos atrás. Segundo ela, todas as atividades são registradas em forma de relatórios diários, semanais e semestrais. “Contribuímos em diferentes projetos e desenvolvemos atividades lúdicas, com música, dança e jogos educativos”, destacou.

Jorge Luiz de Oliveira também está no 3&ordm, semestre do curso de Letras. Ele disse que o trabalho é muito gratificante e que a experiência está sendo um diferencial para a sua formação. Destacou, ainda que, de forma interativa e dentro de uma proposta construtivista, o projeto orienta, ajuda o aluno a ter mais embasamento teórico e prático.

Aprendizado – Lucas Reis Luiz de Lira, 12 anos, estava animado com a atividade e disse que aprendeu sobre o clima dos países, os esportes, danças e músicas que são bem diferentes do que ele conhecia. Aos 14 anos, Euline da Conceição contou que o que mais chamou a atenção foi a Universidade. Disse que tem muita vontade de aprender Inglês e a atividade ajudou bastante para isso.

“Achei bem interessante, bem legal aprender sobre os países”, contou Laila Tamires Vieira Cardoso da Silva, 12 anos. No Laboratório de Informática, ela estava ansiosa para ver a impressão do material que selecionou. “A gente tá aprendendo muito, fazendo bastante coisa”.

Projeto – Única na região selecionada para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), da Capes/MEC, a UniSantos teve o projeto aprovado integralmente. Em agosto do ano passado, os primeiros 129 alunos dos cursos de Licenciatura foram selecionados e deram início às atividades nas escolas municipais Florestan Fernandes, Mário de Almeida Alcântara, Martins Fontes e Vinte e Oito de Fevereiro.

O trabalho da UNISANTOS na formação de professores, há mais de 50 anos, foi fundamental para a aprovação do projeto. Uma equipe foi formada para essa concepção, com a participação dos professores Roseane Marques da Graça Lopes, Fábio Maimone, Apareceda Maria Meneguim, Cléber Ferrão Correa e Rosangela Ballego Campanha.