Alunos de Jornalismo apresentam o programa Matéria Prima, na TV UNISANTOS

Materia Prima 2016
Os apresentadores, alunos Vanessa Ortiz e Gabriel dos Santos

Programa experimental elaborado pelos alunos do 6º semestre do curso de Jornalismo, a revista televisiva Matéria Prima vai ao ar no sábado (17), às 20h50, na TV UniSantos. Dividido nas editorias de gastronomia, comportamento, política, esporte, tecnologia, saúde, cultura e personagem, o programa traz a produção realizada durante o semestre na disciplina Telejornalismo.

Sob a orientação do professor doutor Cesar Bargo Perez e da professora mestre Cláudia Rodrigues Dominguez, os alunos vivenciaram um trabalho prático e em equipe, desafiador do ponto de vista da formação profissional. Para Lucas Marcos de Souza, o trabalho rendeu resultados satisfatórios. “Estivemos sempre em contato com o projeto, desde a elaboração e debate da pauta até o produto final após a edição. Essas etapas ajudaram a entender todo o processo de telejornalismo. Quando começamos a produzir as matérias, percebi a importância de ter sempre um plano B e C. Sejam eles referentes à data, horário, local de gravação, logística ou mesmo sobre a disponibilidade dos entrevistados. Mais um fator que notei envolve a importância do trabalho em equipe. Cada estudante ficou responsável por algo, como a reportagem, câmera, produção e a edição”.

MATERIA PRIMA FB CAPA
Vinheta de abertura do programa Matéria Prima

Jéssica Bueno Fernandes Silva ressalta o trabalho prático e a sua contribuição para a formação, sem contar que colabora para o melhor conhecimento das diferentes áreas da atuação do jornalista. Já Nathália Archanjo Coutinho destaca o desafio de produzir um telejornal e o trabalho em equipe. “Com o passar do tempo, fui vendo que trabalhar em equipe torna tudo melhor e que também sou capaz de superar esses desafios profissionais, como foi fazer pela primeira vez uma matéria [televisiva]”.

O Matéria Prima será reprisado no domingo (18), às 12 horas, e na madrugada de quarta-feira (21), à 1 hora. Retransmissora da TV Brasil para a Baixada Santista, a TV UNISANTOS pode ser sintonizada pelo canal 40 (UHF) e 12 (NET) ou pelas Mídias Sociais em www.facebook.com/programamateriaprima.