Alunos de História fazem viagem de estudos à Serra da Capivara, no Piauí

Acompanhados pelos professores doutores Rodrigo Christofoletti e César Agenor Fernandes da Silva, nove alunos do curso de História participam, de 9 a 14 de janeiro, de uma viagem de estudos ao Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

A atividade integra mais uma edição do projeto TransHistórias e Viagens Investigativas, do curso de História. Para esta viagem, os alunos passaram por um processo seletivo cujo foco foram os conhecimentos específicos da área da Arqueologia. Eles visitarão o Museu do Homem Americano, inaugurado em 1998, que guarda relíquias arqueológicas da presença humana no sítio da Pedra Furada há pelos menos 60 mil anos.

Entre os objetivos da viagem, estão: propiciar experiência de escavação, análise e triagem, além de sistemática laboratorial no campo da arqueologia, e viabilizar iniciativas visando termo de intenções institucionais entre a UNISANTOS e o Museu do Homem Americano/Parque Nacional da Serra da Capivara.

Aluno do segundo semestre do curso de História, Bruno Garcia diz que está animado para conhecer um pouco mais sobre arqueologia. Sua expectativa é estar no sítio arqueológico e quem sabe participar de uma descoberta interessante.

“Não estou bancando o  Indiana Jones, até porque não tem nada a ver com isso, mas essa oportunidade de conhecer um sítio arqueológico, verificar “in loco” tudo aquilo que realmente acontece. É um passo muito grande para o início da nossa carreira acadêmica”, conta o aluno do segundo semestre de História, Wellington Coelho Santana.

Para o aluno do 6&ordm, semestre do curso de História, Israel Lhoret Rocha, a expectativa também é grande, pois a arqueologia é uma área de interesse. “Nunca estive em um sítio arqueológico ativo. Espero poder colocar a mão na massa, conhecer técnicas de escavação, uma aula expositiva com o pessoal fazendo retirada de peça”.