Alunos de Gestão Ambiental e Engenharia promovem campanha de consumo sustentável

&quot,Cultive essa idéia, apague a luz&quot,. Esse é o tema da campanha de consumo sustentável de energia elétrica que os alunos do 3&ordm, semestre de Gestão Ambiental, com o apoio dos alunos do 1&ordm, semestre de Engenharia Ambiental, estão propondo para a comunidade acadêmica da UNISANTOS.

A ideia do projeto surgiu durante as aulas da disciplina Impactos Ambientais, ministrada pela professora Ângela Maria Gonçalves Frigério. O objetivo é implantar, inicialmente no Campus Dom Idílio José Soares, um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) com o qual os alunos poderão monitorar e gerir os dados do consumo de energia e posteriormente informar a comunidade sobre os resultados.

A campanha visa ainda conscientizar toda a comunidade acadêmica e promover uma mudança comportamental quanto ao consumo de energia. Para tanto, adesivos serão afixados nos quadros de luz, visando estimular as pessoas a desligar luzes, ventiladores e equipamentos elétricos sempre que estiverem saindo da sala.

Usina
A UNISANTOS conta com uma usina, com geradores a óleo Biodiesel, que funciona diariamente das 18 às 22 horas, durante o chamado “horário de pico” de consumo. Essa matriz supre as necessidades energéticas do Campus Dom Idílio José Soares nesse período, mas, de acordo com a coordenadora do curso de Gestão Ambiental, professora Maria Fernanda Britto Neves, a conscientização de todos proporcionaria uma diminuição do consumo, gerando ganhos ambientais.

Criação dos Adesivos
A criação da logomarca da campanha foi desenvolvida pela aluna do curso de Publicidade e Propaganda, Karine Suffi, com o apoio da professora Maria Bernardete Caetano Sarmento. A partir dessa criação foram desenvolvidos os adesivos com a mensagem &quot,Cultive essa idéia, apague a luz”.