Alunos de Gastronomia empregam criatividade em pratos “Garde Manger”

Gastronomia-Grupo
Alunos foram divididos em grupos e produziram sete espelhos temáticos empregando técnica e criatividade

Traduzir todo o conhecimento técnico em receitas que valorizam desde a apresentação e a harmonização das cores do prato até a união de sabor e textura dos ingredientes. Esse foi o desafio enfrentado pelos alunos do 4º semestre do curso de Gastronomia na aula final da disciplina Garde Manger, ministrada pela professora mestre Jacqueline Monica Pagliuso Venturoso Barauna.

Gatronomia-
Pratos foram montados sobre espelhos

Cada grupo escolheu um tema e desenvolveu a apresentação, com canapés, sanduíches, saladas e outras comidas frias, sobre um espelho. Foram apresentadas propostas com os seguintes temas: Calçadão de Santos, Emissário Submarino, Natal, Frutos do Mar, Orquidário, Brasília e Alice no País das Maravilhas. “Esse trabalho aplica o conceito de todo o semestre e mede a desenvoltura dos alunos em colocar toda a criatividade no espelho (a apresentação dos pratos é montada sobre um espelho)”, explica a professora.

Integrante da equipe que apresentou o espelho com o tema do Natal, Eron Willy Theobaldino Bobek disse que o preparo exigiu foco total da equipe, mas por outro lado o resultado expôs a evolução de cada integrante na técnica. “Esse trabalho é muito importante por ser minimalista e exigir atenção em todos os detalhes. É um aprimoramento dentro da área”, definiu.

Priscilla Sarah Linz Messaros também considerou o trabalho interessante, pois o processo é bastante desafiador desde a higienização do espelho até a montagem da apresentação, com a qual busca-se transmitir uma mensagem. Seu grupo trabalhou com o tema da cidade de Brasília e Priscilla destacou a importância da apresentação. “As pessoas usam os cinco sentidos na hora de se alimentar, então é uma coisa que eu acho bastante interessante”, concluiu.