Alunos de Farmácia conquistam prêmio de Menção Honrosa no Neorama 2016

Alunos Farmácia
Os alunos e a diretora do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da UNISANTOS, professora doutora Adriana Florentino de Souza

Alunos do 10º semestre do curso de Farmácia, Milton dos Santos Januário de Almeida, Richard Fernando de Andrade Álvares e Thomas Waeny Corrêa foram premiados com o título de Menção Honrosa, durante a 4º Edição do Projeto Neorama,  que incentiva a cultura empreendedora por meio da pesquisa. A conquista veio com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)  Síntese de um híbrido entre o moxifloxacino e benzofuroxano com propriedades tuberculostátias e indutor hipóxia. A premiação ocorreu no dia 8 de novembro, no Teatro Municipal Braz Cubas.

Orientados pelo professor doutor Antônio José Calixto de Souza, os futuros farmacêuticos concorreram ao prêmio na categoria “Tecnologia da Química, de Alimentos, da Agroindústria, da Bioenergia e da Saúde”. O objetivo do trabalho foi buscar o desenvolvimento de novas drogas como alternativas eficazes no tratamento da tuberculose, uma doença infecciosa devastadora na história da humanidade e que recentemente demonstrou resistência a múltiplas drogas. Assim, os alunos buscaram sintetizar um híbrido de moxifloxacino e benzofuroxano, pois ambos têm mecanismos sinérgicos e, de acordo com a literatura, apresentariam uma poderosa capacidade bactericida.

Neorama – Organizado pela Fundação Parque Tecnológico de Santos e com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Cidade, o Neorama faz parte das atividades da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e inovação por meio da pesquisa nos níveis de Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior.