Alunos de Engenharia de Petróleo estão na final mundial do PetroBowl

PetroBowl
Equipe Capítulo Estudantil
SPE UNISANTOS

O curso de Engenharia de Petróleo da UNISANTOS está em um seleto grupo de 36 universidades classificadas para a final mundial do PetroBowl (competição com perguntas referentes a indústria do petróleo e gás), que será realizada no dia 28 de setembro, em Houston, no Texas, nos Estados Unidos. A equipe Capítulo Estudantil SPE UNISANTOS é um dos quatro times brasileiros que conquistaram a classificação após disputar a etapa regional do PetroBowl, realizada no dia 27 de junho, no Rio de Janeiro, com universidades da América Latina e Caribe.

Formada pelos alunos Nicolau Oyhenard dos Santos (capitão), do 10º semestre; Guilherme Gyenge Doria Grunthal, do 8º semestre; Victor Jorge de Oliveira Marum, do 8º semestre; Melissa Rezende Magalhães, do 4º semestre; e Beatriz Yuri Henna, do 6º semestre, a equipe da UNISANTOS, que participou pela primeira vez da competição, ficou entre as oito melhores universidades da região seis, que compreende países da América Latina e Caribe.

Nas oitavas-de-final o time da UNISANTOS venceu a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) por 30 a 20. Já nas quartas-de-final, o adversário foi a Universidad Industrial de Santander (UIS), da Colômbia, e o placar final foi de 30 a 28 para o time de Santander. Por conta dos resultados e do saldo de pontos durante a competição, a UNISANTOS foi selecionada para a final mundial.

PetroBowl2
Etapa regional reuniu estudantes
da América Latina e Caribe

“O resultado foi ótimo, principalmente por ser nossa primeira participação e termos superado universidades muito tradicionais. Esse resultado, e até situações anteriores, como a divulgação da nossa participação na mídia, deixou uma excelente imagem da UNISANTOS entre os participantes. Certamente seremos vistos de outra forma nas próximas edições”, comenta Nicolau Oyhenard.

Com a vaga assegurada e o incentivo do custeio de 50% do valor da passagem e da totalidade da hospedagem garantidos pela Society of Petroleum Engineers (SPE), os alunos da UNISANTOS já projetam a participação na final. “Poderemos participar da maior feira da indústria de petróleo (Annual Technical Conference and Exhibition) como competidores e teremos uma ótima oportunidade de fazer networking. Nossa expectativa é estudar ainda mais para abrir portas e conseguir outros resultados”, explica Guilherme Grunthal.

Entidade – O Capítulo Estudantil da UNISANTOS é a primeira organização de estudantes da Baixada Santista associada a Society of Petroleum Engineers (SPE). Ligado ao curso de Engenharia de Petróleo, é gerenciado pelos próprios alunos, sob a supervisão do coordenador do curso, o professor mestre Elói Rotava. Neste um ano de existência, a entidade já realizou competições regionais e nacionais, participou de eventos e formou um grupo de estudos próprio da área da engenharia de petróleo e indústria de petróleo e gás.