Alunos de Engenharia de Petróleo criam Capítulo Estudantil de Geofísica

capitulo-geofisica
Isabella, Ian, professor Oleg, Victor e Juliano

“Universidade Católica de Santos SEG Student Chapter”. Este é o nome do capítulo estudantil associado à Society of Exploration Geophysicist (SEG). Esta é a primeira organização da região, segunda no Estado de São Paulo, oitava no Brasil, sendo a primeira do País de uma instituição comunitária, ou seja, pública não-estatal. Fundada no dia 12 de novembro, a associação tem a sua primeira diretoria formada por alunos do curso de Engenharia de Petróleo, membros do organismo internacional que conta com mais de 29 mil associados em 136 países.

A filiação da UNISANTOS só foi possível graças aos estudos e projetos desenvolvidos por alunos e pesquisadores da área. Sob a presidência do aluno Victor Jorge de Oliveira Marum, a diretoria é composta por Ian Ferro Iacopucci (vice-presidente), Isabella Tomasella Auad (secretário) e Juliano Zampolo de Souza (tesoureiro). Todos os membros realizam pesquisas relacionadas à Geofísica, por meio de Iniciação Científica ou Trabalhos de Conclusão de Curso. A ideia é que representantes de outros cursos, como Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo também integrem a associação.

Sob a supervisão do professor-pesquisador Oleg Bokhonok, responsável pelo Laboratório de Geofísica Aplicada à Exploração de Petróleo, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), o Capítulo Estudantil de Geofísica proporcionará benefícios como bolsas de estudos, financiamento de viagens para eventos científicos, acesso a periódicos exclusivos, além da emissão de carta de recomendação para trabalho. “Um dos principais benefícios são o contato com outras instituições de diferentes países e as possibilidades para intercâmbio e estudos em níveis de mestrado e doutorado”, destaca o professor que é mestre e doutor em Geofísica pela USP e bolsista de pós-doutorado júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPq).

Cooperação – A cooperação existente entre a Society of Exploration Geophysicist (SEG) e a Society of Petroleum Engineers (SPE) inspira para que o trabalho também seja realizado na forma de parceria entre o Capítulo de Geofísica e o Capítulo Estudantil SPE UNISANTOS, primeira organização de estudantes da Baixada Santista associada à Society of Petroleum Engineers (SPE), ligado ao curso de Engenharia de Petróleo.  Em um ano de existência, a entidade já realizou competições regionais e nacionais, participou de eventos e formou um grupo de estudos próprio da área da engenharia de petróleo e indústria de petróleo e gás.