Alunos de Design de Interiores constroem instalações cenográficas

design-interiores
Alunos do 4º reunidos após montagem
das Instalações Cenográficas

Colonial, clássico, contemporâneo, moderno, high-tech e étnico. Esses foram os seis estilos trabalhados pelos alunos do 4º semestre do curso de Design de Interiores na mostra de trabalhos Instalação Cenográfica Temática, relacionada à disciplina Projeto Integrado, ministrada pela professora Valeria De Rogatis Lebois.

Expostos no saguão do prédio de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores, no campus Boqueirão, no dia 19 de novembro, os espaços representaram leituras temáticas, onde os alunos tiveram que realizar pesquisas sobre os estilos e tendências do mercado.  “A ideia era que os alunos passassem o projeto do papel para o real para assim perceberem a sensação provocada nas pessoas. O desfaio era grande, pois além de muita pesquisa, eles tiveram que construir a cenografia, mas tivemos um resultado muito bom”, comentou a professora.

Para Vitória Aparecida Azevedo Maranduba Matos, que atuou com os colegas de grupo na construção do espaço étnico, a elaboração do projeto foi extremamente importante, uma vez que ofereceu a primeira oportunidade para a ambientação de um espaço real. “Foi uma experiência muito rica e importante até profissionalmente, pois tivemos a primeira chance de tirarmos nossas ideias do papel. É algo que vou levar para minha carreira”, analisou.

desing-interiores
Espaços buscaram despertar
sensações nos visitantes

Um dos responsáveis pela construção do espaço high-tech, Marcos Vinicios Veiga Silva Muniz também classificou o desenvolvimento do projeto como uma importante experiência. “Pudemos agregar todas as experiências vividas no curso em uma atividade prática. Agora podemos dizer que já montamos um projeto, pois desenvolvemos desde a concepção até a escolha dos itens, a preocupação com o mobiliário, a seleção da iluminação e toda parte técnica”, definiu.

desing-interiores2
Instalações foram montados no
saguão do Campus Boqueirão

Marcos também contou que conseguir o material foi um grande desafio, mas completou que neste sentido o trabalho também foi proveitoso, pois estimulou os alunos a se ajudarem e buscarem parcerias com lojas do segmento mobiliário. Além disso, os alunos também empregaram objetos desenvolvidos na disciplina Estética, ministrada pela professora Ana Márcia Akaui Moreira, na composição dos cenários.

Já trabalhando no segmento há 4 anos, Monalisa Moreira de Souza Araújo integrou o grupo responsável pelo desenvolvimento da instalação cenográfica colonial e aprovou o projeto. “Foi super importante termos um lugar físico para colocarmos em prática tudo que estudamos”, argumentou. Ela disse ainda que o curso contribuiu significativamente para o aprimoramento da sua atuação profissional. “Temos disciplinas maravilhosas e professores muito bons. Aprendi muito e agora posso dizer que tenho a prática e a técnica”, concluiu.