Alunos de Arquitetura realizam trabalho interdisciplinar em Monte Alegre do Sul

arquitetura-viagem
Alunos assistem palestra do prefeito
e do corpo diretivo municipal

O município de Monte Alegre do Sul, no interior de São Paulo, tornou-se campo de estudo para os alunos do 2º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISANTOS, durante os dias 16, 17 e 18 de outubro. A viagem ao município  que tem cerca de 8 mil habitantes teve como objetivo proporcionar a chance de atividades práticas associadas a teoria.

Acompanhados dos professores Fábio Eduardo Serrano e Carmela Levy Kanji, da disciplina de Projeto de Urbanismo, e do professor Jhonnes Alberto Vaz, de Topografia e Informática Aplicada à Arquitetura, os alunos realizaram uma ‘leitura da cidade’, considerando a interação do meio físico e antrópico e as características  socioeconômicas e suas resultantes no meio físico. Para tanto, eles assistiram palestra do prefeito Carlos Alberto Aparecido de Aguiar e realizaram pesquisas in loco.

Os alunos aprovaram a atividade interdisciplinar. Para Yasmin Barja Barazal Capelinha, aluna do 2º semestre do período manhã, a viagem foi um agente facilitador para a assimilação do conteúdo. “Poder ver exemplos práticos dos taludes ajudou a esclarecer algumas dúvidas sobre a ocupação em municípios com relevo acidentado e entender melhor como funciona uma cidade”, explicou.

Do 2º semestre noturno, Clayton Pinheiro da Costa Neves disse que a visita a Monte Alegre do Sul deixou claro a importância da avaliação do terreno para o desenvolvimento de uma cidade, pois foi possível ver as soluções empregadas dentre uma série de limitações, tanto burocráticas quanto práticas.  “Analisar a qualidade dessas soluções e suas consequências me fez priorizar a topografia a política administrativa para o início de qualquer projeto arquitetônico ou urbanístico”, comentou.