Alunos da UNISANTOS realizam intercâmbio na América do Norte, Ásia e Europa

intercambio
Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, México e Portugal são os destinos escolhidos neste semestre

Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, México e Portugal. Esses serão os destinos de 14 alunos da UniSantos que sairão do País, neste segundo semestre de 2015, em razão do Programa de Mobilidade Acadêmica da Universidade. Com o objetivo de aprimorar a formação, vivenciar outras culturas e enriquecer o currículo, alunos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Farmácia, Relações Internacionais, Sistemas de Informação e Tradução e Interpretação estão arrumando as malas para a realização de intercâmbio.

Antes do embarque, o grupo se reuniu para participar do III Workshop de Mobilidade Acadêmica, promovido pela Assessoria de Relações Institucionais, no dia 22 de junho, no campus Dom Idílio José Soares. Na oportunidade, os alunos puderam conhecer colegas que também vão passar por essa experiência, esclarecer dúvidas e compartilhar informações sobre os preparativos da viagem. Ao final do encontro eles ainda receberam um kit da UNISANTOS, com: camiseta, moleskine, button, caneta, DVD com vídeos institucionais e folders.

SEM FRONTEIRAS – Três integrantes do grupo de intercambistas viajarão com bolsa do Programa Ciência Sem Fronteiras, que é oferecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para alunos de cursos de Graduação envolvidos em iniciação científica de instituições selecionadas pelo governo.

ciencia-sem-fronteiras
Roseane, Paula e Tharik viajam com bolsa do Ciência Sem Fronteiras

Do 5º semestre de Sistemas de Informação, Roseane Alves da Silva irá para os Estados Unidos, onde estudará na University of Southern Califórnia, em Los Angeles. Ela conta que a ansiedade tem aumentado, com a preparação dos últimos detalhes, mas espera que a experiência acrescente bastante em seu currículo. “Essa experiência vai incrementar muito em questões pessoais e profissionais. No emprego que estou eles me deram o maior apoio”, revela.

O destino de Tharik de Abreu Alves, aluno do 5º semestre de Arquitetura e Urbanismo, será um pouco mais distante. Ele passará um ano na Coréia do Sul, frequentando a Korea University, em Seul. A escolha foi motivada pelo interesse na cultura asiática e por conta da Coréia do Sul possuir uma tecnologia bastante avançada. “É um país diferente, mas que tem muito a contribuir com o meu currículo, tanto na própria universidade, como em estágios em grandes empresas”, destaca.

Paula Beraldo dos Reis, que também cursa o 5º semestre de Arquitetura e Urbanismo, optou pela França e estudará na Université de Rennes. Ela revela que está animada com a oportunidade e que vem estudando a cultura do país. “Acho que vai ser muito bom pessoalmente e academicamente. Estou animada e com a mente aberta para aproveitar”, explica.

intercambio-bolsa-santander
Amanda e Aléxia foram contempladas no programa Santander Bolsas Ibero-Americanas

IBERO-AMERICANAS – Comtempladas pelo Programa Santander Universidade Bolsas Ibero-Americanas, realizado em parceria com a UNISANTOS, as alunas Amanda Gemelli, que cursa o 7º semestre de Direito, e Aléxia Andrade do Carmo, que estuda no 5º semestre de Tradução e Interpretação, vão para a Universidade de Coimbra (Portugal) e Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), respectivamente. Elas foram aprovadas no processo seletivo, realizado pela UNISANTOS, e recebem bolsa para permanência no exterior por até seis meses.

Amanda conta que sua irmã já realizou intercâmbio e recomendou a experiência. “Sempre quis fazer intercambio e adorei que a universidade me proporcionou essa possibilidade”, ressalta. Já para Aléxia, a diferença cultural será o principal ganho. “Em termos de conteúdo imagino que não mude muito, mas as diferenças vão me enriquecer bastante”, afirma.

Mais informações sobre o Programa de Mobilidade Acadêmica podem ser obtidas na Assessoria de Relações Institucionais, pelo telefone 3228-1241.