Alunos da UNISANTOS participam de intercâmbio na Europa e América Latina

mobilidade-acadêmica
Espanha, México e Portugal
são os destinos escolhidos

Emoção e ansiedade marcaram o Workshop de Mobilidade Acadêmica da UNISANTOS, realizado na segunda-feira (28). No próximo semestre, mais 19 alunos desembarcam em universidades da Espanha, México e Portugal. Nesta edição, participam estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, História, Jornalismo, Nutrição, Psicologia e Relações Internacionais.

Na ocasião, os estudantes aproveitaram para esclarecer dúvidas sobre questões como saúde, alimentação, transporte e moradia. Alunos que fizeram parte do Programa de Mobilidade Acadêmica em edições passadas também estiveram presentes para dividir suas experiências relacionadas aos estudos e aspectos culturais.

Hilda-Maria-Heller-e-Stella-Eller-de-Mattos-(1)
Mãe e filha, Hilda e Stella Heller

A emoção tomou conta da professora Hilda Maria Heller ao falar de sua filha Stella Heller de Mattos, que fará intercâmbio na Universidade de Santiago de Compostela. Ela viajou por 6 horas para vir de Curitiba a Santos especialmente para acompanhar sua filha no workshop. “Ela fez o concurso e ganhou uma bolsa de estudos do Santander. Eu estou agradecida por ela, pela experiência que ela vai fazer. Acho que isso só tem a trazer crescimento e valor”. Stella está no 4º semestre do curso de Direito e decidiu se inscrever no Programa de Mobilidade para adquirir novas experiências. “Eu estou adorando a oportunidade, até porque é uma visão de mundo diferente que eu vou ter”.

Allan-Eduardo-da-Silva-(8)
Allan da Silva

Allan Eduardo da Silva, do 6º semestre de Relações Internacionais, participará pela segunda vez do Programa de Mobilidade Acadêmica da UNISANTOS, sendo que dessa vez irá por conta da bolsa de estudos do Programa Santander Universidade Bolsas Ibero-Americanas. Ele irá cursar o próximo semestre na Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM). “Eu tive uma boa experiência no México. Estou indo pela segunda vez justamente por causa da bolsa”.

Nathalia-Maria-Alves-Noquelli-(3)
Nathalia Noquelli

Nathalia Maria Alves Noquelli, do 4º semestre do curso de História, fará a mobilidade na Universidad de Cádiz, na Espanha. Ela contou que, apesar do nervosismo, está feliz principalmente por ter conquistado a bolsa de estudos. “Eu acho isso fantástico. É um grande incentivo à educação”. Do 4º semestre do curso de Nutrição, as alunas Juliana Gomes Crespo e Nathalie Cuconato de Almeida Costa irão para a Universidade de Santiago de Compostela. Elas contaram que fizeram uma vasta pesquisa e decidiram optar por esta universidade devido à linha de estudo. “A gente quer expandir os nossos horizontes para conhecer a cultura de lá”, ressaltou Juliana.

Luiza-Passos-Bechelli--e-Ernesto-Bechelli-(2)
Ernesto Bechelli e sua filha, Luiza

Luiza Passos Bechelli, do 6º semestre de Arquitetura e Urbanismo, fará o próximo semestre na Universidade de Coimbra, em Portugal. “Eu estou mais ansiosa do que com medo”. Durante o workshop, ela esteve acompanhada de seu pai, o psicólogo Ernesto Bechelli. “A gente sempre fica preocupado, mas estou feliz por ela. É um momento de grandes trocas, de contato com outras culturas”, conta o pai.

Mobilidade Acadêmica – Nesta edição, as universidades escolhidas para a mobilidade foram Universidade de Coimbra e Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, Universidade de Santiago de Compostela e Universidad de Cádiz, na Espanha, e Universidad Nacional Autónoma de México, na capital mexicana. Do total de participantes, cinco são bolsistas pelo Programa Santander Bolsas Ibero-Americanas. O objetivo do intercâmbio é contribuir para que os alunos adquiram novos conhecimentos através de vivências de 6 meses a 1 ano em instituições no exterior.

Mais informações sobre Mobilidade Acadêmica podem ser obtidas na Assessoria de Relações Institucionais, pelo telefone 3228-1241 ou pelo e-mail ari@unisantos.br.