Aluno de Farmácia apresenta trabalho em Congresso Nacional de Meio Ambiente

aluno-farmacia
Guilherme da Silva Jonas

Aluno do 8° semestre do curso de Farmácia, Guilherme da Silva Jonas apresentou o trabalho “Relação entre incêndio em zona portuária e ocorrências de internações em Santos, SP”, elaborado pelo grupo de pesquisa Biotecnologia, durante o XVIII Congresso Nacional de Meio Ambiente, realizado entre os dias 21 e 23 de setembro, na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais.

Como colaborador da pesquisa, que também contou com a participação dos professores doutores Elizabete Lourenço da Costa, Lourdes Conceição Martins e Maurício Marques Pinto da Silva, Guilherme expôs o trabalho que teve como objetivo investigar a relação entre a queima de combustíveis fósseis ocasionada no município de Santos durante o incêndio de grandes proporções ocorrido em 2015 e o aumento de internações por doenças respiratórias, cardiovasculares e gástricas.

Os dados foram coletados a partir de notícias divulgadas pela mídia e dos registros de internação do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). A pesquisa levou em consideração o tipo de combustível, a duração, a temperatura, o volume de água utilizado no combate às chamas e área atingida pela fumaça.