Aluno de Engenharia de Petróleo é aprovado em 1º lugar no mestrado da Poli-USP

petroleo-nicolau
Nicolau Oyhenard dos Santos

Aluno do 10º semestre do curso de Engenharia de Petróleo, Nicolau Oyhenard dos Santos foi aprovado em 1º lugar no processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral, na Escola Politécnica da USP, onde desenvolverá pesquisa na área de óleo e gás. Entre os 35 candidatos, ele ficou com a maior nota (8,9) em uma seleção que constou de proficiência em inglês, conhecimentos específicos em engenharia mineral, plano de pesquisa, além de análise curricular e arguição do projeto. Sob orientação do professor doutor Ronaldo Carrion, tem como projeto de pesquisa “A influência do movimento de heave de uma plataforma flutuante na coluna de perfuração”.

Nicolau construiu na UNISANTOS um excelente currículo que fez a diferença no processo seletivo. Vice-presidente em 2014 e atual presidente do Capítulo Estudantil SPE UNISANTOS, ele esteve em Houston, nos Estados Unidos, em setembro, onde participou com demais colegas da etapa mundial do PetroBowl (competição com perguntas referentes à indústria do petróleo e gás). A equipe da instituição foi uma das quatro representantes brasileiras que estiveram na final mundial.

DEDICAÇÃO À PESQUISA – Sua trajetória, desde que chegou transferido, no segundo ano, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde fazia Engenharia Civil, foi sendo construída por muita dedicação à pesquisa. Desde que chegou, “mergulhou” no Programa de Iniciação Científica, obteve bolsa e investiu em projetos que já lhe renderam premiações e aprovações em congressos científicos.

Com uma média de 4 horas diárias de estudos no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), Nicolau diz que estar no capítulo estudantil e participar da iniciação científica contribuíram muito para a sua aprovação. Ele conta que a UNISANTOS oferece uma excelente infraestrutura e que os docentes estão sempre à disposição. “Eu passei por outras universidades, por isso posso dizer que a UNISANTOS tem uma infraestrutura invejável.  Os alunos devem buscar qualificação em nível de pós-graduação. Estudar sempre é o melhor caminho. Quem está ingressando deve buscar a iniciação científica, esse é um diferencial”.