Aluno de Enfermagem é membro do comitê gestor nacional de Tuberculose

Presidente da Liga de Controle da Tuberculose da UNISANTOS, primeira do Estado de São Paulo e segunda no Brasil, Henrique Mateus Fernandes, aluno do 7&ordm, semestre do curso de Enfermagem, é membro do comitê gestor nacional da rede de monitoramento e avaliação da Tuberculose. Ele foi eleito em janeiro e representa o comitê metropolitano da Costa da Mata Atlântica. No Estado de São Paulo, são apenas dois representantes.
No mês de fevereiro, Henrique esteve em Brasília para participar da sua primeira reunião. Aos 20 anos, ele é o representante mais novo e este fato serve como incentivo para buscar mais experiências com o grupo. “Essa experiência é muito rica. Estamos em contato com pessoas importantes, inclusive o ministro da Saúde”.
As reuniões, financiadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Fundo Global, têm o objetivo de promover as relações de trabalho e a melhoria do monitoramento e avaliação dos indicadores e das ações de controle da tuberculose, por meio da troca de informações e experiências entre profissionais, instituições governamentais e sociedade civil.
Como membro mais novo, Henrique já tem uma tarefa especial, durante assembleia que acontece em Brasília, nos dias 18, 19 e 20. Ele será o mestre de cerim&ocirc,nias do evento em que o Fundo Global vai apresentar um balanço do trabalho iniciado em maio de 2007, com um aporte de recursos na ordem de US$27 milhões.
Liga
Aluno que integra o Programa de Iniciação Científica da UNISANTOS, Henrique diz que a Baixada Santista apresenta um índice de casos que é o dobro do Estado. Ele ressalta que o fator é desconhecido, mas que as suposições são por conta de uma busca ativa elevada, além da rotatividade, por conta do Porto.
Como presidente da Liga, está empenhado em desmistificar a ideia de que só alunos de Enfermagem ou Farmácia podem participar. “A Liga é aberta a todos e cada área pode contribuir com o trabalho”.

Interessados podem entrar em contato pelo e-mail ligatb.santos@hotmail.com.