Alunas de Nutrição conquistam prêmio de melhor Trabalho de Conclusão de Curso

A pesquisa das alunas do curso de Nutrição Caroline Figueira Gonzalez, Juliana dos Santos Corrêa e Renata Souza Nóvoa, com o título Marcadores antropométricos, lipídicos e inflamatório de evolução nutricional de participantes em programa de reeducação alimentar, conquistou o prêmio Padre Waldemar Valle Martins como o melhor Trabalho de Conclusão de Curso da área da Saúde da UNISANTOS.

Com a participação de professores, responsáveis por TCC, orientadores e alunos, a premiação aconteceu no último dia 26, durante o VII Encontro de Trabalhos Científicos do Centro de Ciências da Saúde, que destacou os melhores trabalhos de cada curso.

Na pesquisa, orientada pelo professor Cezar Henrique de Azevedo, as alunas estudaram os voluntários que participam do programa de reeducação alimentar do Ambulatório de Nutrição da UNISANTOS, com o objetivo de avaliar se a obesidade tem relação com a inflamação. Na análise, embora tenham encontrado algumas correlações, as alunas sugerem ampliar  o tempo de avaliação e o número de participantes do programa. Segundo o responsável pela avaliação, o destaque do trabalho é a discussão elaborada comparando os resultados com a literatura existente.

Para as alunas, conquistar o prêmio traz a sensação de dever cumprido. “É uma gratificação poder representar o curso. É uma sensação de dever cumprido por ter chegado até aqui”, disse Caroline. “Valeu a pena passar todas as noites de madrugada pesquisando”, completou Renata.

Melhores trabalhos de cada curso
FarmáciaVetorização do fluconazol em lipossomas como proposta de melhoramento da eficácia no tratamento de infecções fúngicas, elaborado pelos alunos Karen Priscila da Silva, Monique Aparecida de Alvarenga e Willians M. Silva e orientado pelo professor doutor Túlio Nakazato da Cunha.

NutriçãoEstabilidade de iogurte probiótico suplementado com biomassa de banana verde, elaborado pelas alunas Bruna Gabrielle dos Santos Rullo, Natalia Manzatti Machado Alencar e Renata Lara Taralo e orientado pela professora Luciana Passos Toledo.

EnfermagemTuberculose em áreas de vulnerabilidade social: desafios e estratégias para o controle, elaborado pelas alunas Mayara da Silva Pereira, Priscylla Medeiros Pereira e Roberta Meschini dos Santos e orientado pela professora Luzana Mackevicius Bernardes.

Fisioterapia Avaliação postural de mulheres submetidas a cirurgia mamária pós câncer de mama, elaborado pelas alunasKaroline Guedes Gonçalves, Manuela Lanziotti Martins da Silva e Natasha Miguel Sansivieri e orientado pela professora Magali Ribeiro Trofino.