Alunas de Nutrição conquistam prêmio de melhor TCC da área da Saúde

O Trabalho de Conclusão de Curso de Amanda Cristina Lourenço, Camila Vicente Ribeiro e Vanessa de Souza Varela, alunas do curso de Nutrição, orientadas pelo professor mestre Cezar Henrique de Azevedo, conquistou o prêmio de melhor TCC da área da Saúde da UNISANTOS. Com o título Analise da evolução alimentar e da composição corporal de mulheres participantes de grupo de atendimento nutricional ambulatorial, a pesquisa analisou os dados presentes nos prontuários de atendimento ambulatorial em grupo do Ambulatório  de Nutrição Santa Paulina (UNISANTOS), de 2004 a 2010, e diagnosticou que em todos os atendimentos os resultados foram positivos quanto às mudanças no consumo alimentar e na composição corporal das pessoas atendidas pelo programa.

“Tivemos muito esforço para realizar o trabalho, mas não esperávamos o prêmio. É muito emocionante”, disse Vanessa. “O elaboração teve muito suor, muito choro, mas no final valeu a pena”, acrescentou Camila. “Além do prêmio a gente vê a real importância desse trabalho e pode afirmar que o programa do ambulatório funciona”, completou Amanda.

A premiação, que contou com a participação de professores, orientadores e alunos, destacou os melhores trabalhos de cada curso. A cerim&ocirc,nia aconteceu no dia 24 de novembro, no Campus Dom Idílio José Soares, durante o VIII Encontro de Trabalhos Científicos do Centro de Ciências da Saúde.

Melhores trabalhos de cada curso

Enfermagem – Saúde do homem em foco: obstáculos ao diagnóstico precoce de doenças urogenitais, elaborado pelos alunos Giliane Pereira Amâncio, Lucas Grecco Gulla Jorge Santos e Thaís Fraguas Castro, orientados pela professora mestre Luzana Mackevicius Bernardes.

Farmácia – Perfil preliminar de dissolução de medicamentos referência e genéricos contendo cefalexina 500mg em diferentes formas farmacêuticas, elaborado pelas alunas Laís Giacomett Nunes, Nicole Cannone Ribeiro e Paula Igrejas Silveira, orientadas pelo professor mestre Fabrício dos Santos Cirino.

Fisioterapia – A influência da prática do ballet clássico no equilíbrio muscular quadríceps-isquiotibiais e sua correlação com a hiperextensão de joelhos, elaborado pelas alunas Aline Dório, Kelly Aparecida Aleixo Godinho e Leila Cristina Ferreira dos Santos, orientadas pelo professor mestre Rodrigo Renato da Silva.

Nutrição – Estabilidade de concentrado de suco de uva como corante natural em repositores hidroeletrolíticos, elaborado pelas alunas Jessika da Silva Rocha e Maria Fernanda R. Oliveira,  orientadas pela professora mestre Valdete Lemes Stivanin.