Aluna de Gastronomia é premiada em concurso internacional

&quot,Ceviche Tropical&quot,. Esse foi o prato preparado pela aluna do 1&ordm, semestre de Gastronomia, Yasmin Muntaner dos Santos, que conquistou o terceiro lugar no 2&ordm, Concurso Escoffier de Gastronomia, que premiou as receitas de entradas frias mais criativas e saudáveis. Realizado durante o 5&ordm, Congresso Latino-Americano de Gastronomia e Nutrição, entre os dias 12 e 14 de abril, o evento é o único na América Latina que congrega a arte da gastronomia e a ciência da nutrição.

A receita do Ceviche Tropical, preparada com cubos de Filé de Namorado cozido pela acidez do caldo de limão, acompanhado por um sagu em redução de Tangerina, foi criada com a intenção de ser um prato diferente e refrescante, segundo a autora. Para ela, o resultado foi uma surpresa, pois existiam ótimos pratos e universitários mais experientes. “A participação foi ótima, pois obtive um resultado surpreendente, além de aprender, receber dicas e incentivos de profissionais consagrados. Foi uma experiência única e recomendo para todos”, contou.

Além de Yasmin, outros três alunos do 1&ordm, semestre de Gastronomia da UNISANTOS classificaram-se entre os sete finalistas. “Mesmo com pouca experiência, eles quiseram participar e foram bem, pois havia alunos de outras instituições que estão acabando o curso”, explicou a professora mestre Suemy Martha Roselli Hayashi de Freitas, que acompanhou os alunos no congresso.

Para a professora Suemy, a participação em congressos desse porte proporciona experiências e enriquecimento profissional diferenciados, pois além de assistir palestras ministradas por grandes chefes e ter contato com outros profissionais, os alunos vivenciam um novo ambiente. “Esse evento é o único que une aspectos nutricionais e a arte da gastronomia. Isso proporciona uma vivência e estimula os estudantes”, concluiu.

Organizado pela Sociedade Brasileira de Gastronomia e Nutrição (SBGAN), o congresso, que é bienal, foi comandado pelo chefe Jorge Monti, um dos mais reconhecidos nomes da gastronomia brasileira e um dos fundadores da Associação Brasileira da Alta Gastronomia (ABAGA).