Aluna de Engenharia de Petróleo participa do fórum da juventude na Índia

Fruto da parceria entre a UNISANTOS e a empresa franco-americana Schlumberger, o primeiro Laboratório de Simulação de Processos de Exploração de Petróleo da região já colhe os primeiros frutos. Graças ao trabalho de pesquisadores e o incentivo à iniciação científica, a aluna do 4&ordm, semestre do curso de Engenharia de Petróleo, Luciana Jorge Alcântara foi premiada com uma bolsa para participar da terceira edição do Fórum da Juventude, o 3&deg, WPC – Petrotech Youth Fórum, em Nova Déli, na Índia, entre 1 e 3 de novembro.

Bolsista de Iniciação Científica, foi no estágio acadêmico que Luciana se destacou e ganhou a chance de ser indicada para a estatal indiana ONGC (Oil and Natural Gas Corporation), sendo selecionada para participar do evento. O trabalho “Metodologia para estimativa de tempo de perfuração de poço penalizada pelo uso operacional”, que lhe proporcionou a oportunidade, só foi possível de ser realizado por meio da aplicação do software disponível no laboratório da UNISANTOS.

“Esta viagem é uma premiação para este primeiro ano de funcionamento do laboratório”, ressalta o professor doutor Augusto Borella Hougaz, também orientador do trabalho desenvolvido por Luciana. Ele foi o interlocutor com um representante da Schlumberger que indicou a aluna para a ONGC. No País, apenas dois jovens pesquisadores foram contemplados com a bolsa. “Luciana é o primeiro fruto do laboratório”, confirma o coordenador do curso de Engenharia, professor mestre Jose Carlos da Silva.

Luciana é formada em Administração de Empresas pela UNISANTOS e já concluiu dois MBAs também na Universidade, um em negociador comercial internacional e outro em comércio exterior e negociações internacionais. “Quando eu soube que a UNISANTOS tinha aberto o curso não pensei duas vezes e já entrei com a ideia de fazer a iniciação científica. Tenho um carinho especial pela faculdade. Aqui me sinto em casa e ainda ganho incentivos”, explica Luciana.

Para a estudante, esta viagem é uma grande oportunidade de conhecer as visões do mundo inteiro, aprender com profissionais da área, ter contato com novas tecnologias e entender como trabalham em cada lugar do mundo. “É um incentivo não só para mim como para os outros alunos”, explica.

O trabalho que proporcionou a chance de viagem foi desenvolvido por Luciana, em parceria com Paloma Karen Higa Santana, de setembro de 2009 até julho deste ano.