Conteúdo Relacionado
diferenciais
pesquisa
noticias
extensao
Grupos de Pesquisa

• GEOTECNOLOGIA AMBIENTAL
Certificado no Diretório do CNPq
Ano de formação: 2013
Líder: Profª. Angela Maria Frigério
Linhas de Pesquisa
1) Contaminação e Remediação Ambientais
2) Geomodelos
Proposta
A linha de pesquisa tem os seguintes objetivos: desenvolver e otimizar técnicas de remediação de hidrocarbonetos de petróleo, com prioridade para BTEX e HPAs, de solventes clorados e de metais pesados; estabelecer e divulgar técnicas alternativas de tratamento de efluentes e resíduos; desenvolver e divulgar abordagens ecotoxicológicas na avaliação de situações ambientais e tratamentos. As abordagens focadas pelo grupo envolvem matrizes geológicas, como solos, sedimentos e água subterrânea​.

• LABORATÓRIO DE GEOFÍSICA APLICADA À EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO  (LGAEP)
Certificado no Diretório do CNPq
Ano de Formação: 2013
Líder: Prof. Dr. Oleg Bokhonok
Linhas de Pesquisa
1) Analise Petrofísica de Depósitos Siliciclásticos para Análogos de Reservatórios de Hidrocarbonetos
2) Aquisição Sísmica Multicomponente
3) Estudo de Viabilidade de Uso de Sísmica Multicomponente para Vencer os Desafios do Imageamento Sub-sal e Sub-basalto
4) Geofisica Ambiental
5) Magnetoestratigrafia e Paleoclimatologia
6) Modelagem e Inversão de Dados Sísmicos Multicomponentes
7) Paleomagnetismo
8) Processamento de Dados Sísmicos Multicomponentes
Proposta
O grupo vem atuando no âmbito de curso de Engenharia de Petróleo na Universidade Católica de Santos. Os integrantes ministram as aulas de Geofísica e Geologia Aplicada à Exploração e Produção de Petróleo e Gás. As atividades oferecidas para os estudantes são estágio de pesquisa supervisionado e orientação no desenvolvimento de trabalhos de Iniciação Científica.
As pesquisas conduzidas neste grupo são principalmente na área de Geofísica Aplicada à Exploração e Produção de Hidrocarbonetos. Atualmente, entre as atividades do laboratório, se destacam os projetos em petrofísica, geologia de petróleo, paleomagnetismo, estratigrafia magnética e sísmica multicomponente.
Visando crescente preocupação com os problemas ambientais relacionadas com exploração e produção de hidrocarbonetos, foi incluída também a linha de pesquisa que trata sobre aplicação dos métodos geofísicos a investigações ambientais relacionadas a derrames de hidrocarbonetos e disposição de resíduos na subsuperfícies, plumas de contaminação e biodegradação.
O grupo mantém contato com pesquisadores de diversas universidades do Brasil e do mundo, e interage constantemente com o setor produtivo. Os resultados de pesquisas realizadas são divulgados em publicações, como periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais na área de geofísica aplicada e áreas correlatas.

• LABORATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE (LABSUS)
Certificado no Diretório do CNPq
Ano de formação: 2011
Líder: Prof. Dr. Cleber Ferrão Corrêa
Linha de Pesquisa: Avaliação e gerenciamento de riscos ambientais
Proposta
O grupo possui experiência com entidades ambientalistas do Real Norte que, em conjunto com a Petrobras e a Universidade Católica de Santos, estabeleceram parceria, na qual resultou no Comitê de Diálogo para a Sustentabilidade do Litoral Norte (Comdial) e na implantação de um Centro de Desenvolvimento Sustentável (Ceds) na cidade de São Sebastião – SP.
Temas centrais: operações com petróleo e gás no Litoral Norte do Estado de São Paulo e seus programas de gestão ambiental; avaliação dos impactos ambientais de projetos para os municípios de São Sebastião, IlhaBela, Caraguatatuba e Ubatuba; acompanhamento das ações de gestão ambiental em escala regional, com destaque para a implantação e funcionamento das Unidades de Conservação e desenvolvimento sustentável regional; estudo e implantação de Agenda 21 no município de Cubatão; desenvolvimento de projeto de manchas órfãs, educação ambiental e acompanhamento do processo de dragagem do canal do Porto de Santos.

Fechar [X]