Expedição Científica para o Ensino Médio tem início com oficinas nas áreas de Engenharia, Enfermagem e Química

Em Enfermagem, sob responsabilidade da professora mestre Joice Fernandes, oficina estudou o coração

“A Profissão do Engenheiro Civil: A arte de dominar o concreto armado”, “Anatomia do coração: Observando a peça anatômica e compreendendo eletrocardiograma” e “Utilização da Biomassa no tratamento de efluentes: uma alternativa sustentável” foram as primeiras oficinas que a nova turma de estudantes do Ensino Médio participaram, no último dia 15. Eles fazem parte do Programa Expedição Científica, oferecido para as escolas conveniadas com a UNISANTOS por meio do Programa de Educação Científica para o Ensino Médio.

 

Na área de Química, professor mestre Marco Bumba trabalhou o tratamento de efluentes

Os novos estudantes foram recebidos pelos representantes do Comitê de Iniciação Científica (COIC), do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (Ipeci), e, depois de receberem as orientações sobre o programa, dividiram-se em grupos para as oficinas.  “A Profissão do Engenheiro Civil: A arte de dominar o concreto armado”, foi coordenada pelo professor doutor Juarez Ramos da Silva, dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias;  “Anatomia do coração: Observando a peça anatômica e compreendendo eletrocardiograma”, foi realizada pela coordenadora do curso de Enfermagem, professora mestre Joice Maria Pacheco Antônio Fernandes; e “Utilização da Biomassa no tratamento de efluentes: uma alternativa sustentável”, ficou sob a responsabilidade do professor mestre Marco Antonio Cismeiro Bumba, dos cursos de Engenharia Ambiental, de Produção e Química.

 

Atividades foram realizadas nos laboratórios do Campus Dom Idílio José Soares

CONHECIMENTO – Animado em participar desta experiência, o estudante André Abdul Santos Bezerra, da Escola Estadual Olga Cury, comentou que a Expedição Científica prepara o aluno para a Graduação. Ele ainda classificou a iniciativa da UNISANTOS como excelente. “Eu considero excelente essa ação da UNISANTOS, porque muitos alunos não têm a oportunidade de conviver desde cedo dentro de uma Universidade. Com a Expedição Científica nós conseguimos viver um pouco deste ambiente”, finalizou.

 

Professor doutor Juarez da Silva coordenou a atividade “A arte de dominar o concreto armado”

Para Amanda Saraiva Tavares, do Colégio Presidente Kennedy, as atividades desenvolvidas ao longo dos encontros da Expedição Científica irão contribuir para a decisão da área a seguir. Na visão da aluna, o programa é uma grande oportunidade para os alunos aprenderem novos conteúdos e conhecerem mais da vida universitária. “Eu nunca tinha visto uma ação como esta da UNISANTOS, e isso é algo muito legal para os jovens. Além disso, eu tenho certeza que estar na Universidade poderá me ajudar a decidir o meu curso”, concluiu.

 

Para a coordenadora da área de Artes da Diretoria de Ensino de Santos, Adriana Marques Ursini Santás, essa ação desenvolvida pela UNISANTOS faz com que os jovens criem grandes perspectivas para o futuro. A interlocutora do projeto nas unidades de Ensino da Cidade também ressaltou o incentivo ao adolescente que a instituição demonstra com a Expedição Científica. “Além desse projeto ser uma oportunidade única para os estudantes, ela acredita no potencial do adolescente fazendo com que ele desperte cada vez mais o interesse em aprender”, disse.

Olá! Estamos aqui
para te ajudar!