Seminário Experiências Institucionais de Pedagogia Universitária

O seminário é a atividade final da disciplina “Docente no Ensino Superior: contribuições da didática e da Pedagogia à profissão e à profissionalidade docente em contextos institucionais”, desenvolvida no 1º. semestre de 2016, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. O evento, organizado pela Profª. Drª. Selma Garrido Pimenta, tem por objetivo divulgar experiências de Pedagogia Universitária desenvolvidas em diferentes países, além do Brasil.

PROGRAMAÇÃO
1. O caso das universidades espanholas – Formação do professor do ensino superior – desafios e políticas institucionais
2. Os casos da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e da UFVMJ (Universidade Federal dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha) – A pedagogia universitária e a formação de professores da Educação Superior: políticas, espaços de formação e cotidiano
3. O caso da USP (Universidade de São Paulo)
4, Casos em países de língua francesa: a) La pédagogie universitaire: un courant en plein développment: experiências de Bélgica, Canadá, Dinamarca, França, Suissa
5. Casos em países de língua francesa : b) Des options politico-stratégiques pour le développement professionnel des ensegnants universitaires: um debate entre representantes da França ; Canadá ; Marrocos e Bélgica.

PÚBLICO-ALVO
Professores que cursaram a disciplina “Docente no Ensino Superior: contribuições da didática e da Pedagogia à profissão e à profissionalidade docente em contextos institucionais”; alunos do Doutorado e do Mestrado; professores; interessados.

DATA E HORÁRIO
31/08, das 9h30 às 12h30