2007
MESA
REDONDA

Programas de 30 minutos com gente que entende do assunto

Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

A MÍDIA E A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO ALTERAÇÃO NA LEI DO 'ALEGRA CENTRO' PERMITIRÁ A CONSTRUÇÃO DE NOVOS EDIFÍCIOS SANTOS ESTÁ PREPARADA PARA SER UMA CIDADE SUB-SEDE DA COPA 2014? COMUNICAÇÃO DE RISCO
PROBLEMAS DO TRÂNSITO NA BAIXADA SANTISTA VEREADORES AS RELAÇÕES ENTRE O EMPREGO E EMPREGADOR ORÇAMENTO E GASTOS MUNICIPAIS
DESENVOLVIMENTO NA BAIXADA SANTISTA PROJETOS ATRASAM AS VOTAÇÕES NA CÃMARA PROGRAMA OLE LE USO DE REMÉDIOS EXIGE CUIDADOS
MÚSICOS INDEPENDENTES DENTISTAS DEBATEM QUALIDADE NO ATENDIMENTO TECNOLOGIA NO COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NOVO VÍRUS DA DENGUE PREOCUPA AUTORIDADES

ESPORTE E SUBSTÂNCIAS PROIBIDAS

ESPORTES ADAPTADOS FUTEBOL: ESPORTE PARA HOMENS? escolas adotam linguagem de sinais
TORCIDA ORGANIZADA CRIMINALIDADE ESPECIALISTAS DEBATEM ELEIÇÕES 2008 PARTICIPAÇÃO POPULAR NA POLÍTICA LOCAL
ESPECIALISTAS DEBATEM MUDANÇAS NA LÍNGUA PORTUGUESA CRISE DO BASQUETE BRASILEIRO FAMÍLIA PLEBISCITO PRESSIONA GOVERNO A ANULAR LEILÃO DA VALE
SEGURANÇA DO TRABALHO ESPECIALISTAS DISCUTEM ATAQUES DE CÃES DA RAÇA PITBULL ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES FÍSICOS E VISUAIS AGENDA AMBIENTAL
JUDÔ FALTA INCENTIVO CULTURAL PARA SANTOS INFORMAÇÃO NA INTERNET OS IMPACTOS DA EXPLORAÇÃO DE GÁS NA BACIA DE SANTOS
SEGURANÇA DO TRABALHO LEI SECA ALCOOLISMO FEMININO PRAIA GRANGE SEDIA JOGOS NO INTERIOR

A MÍDIA E A SOCIEDADE DO ESPETÁCULO

FESTA, CURTIÇÃO, FOFOCA E BAGUNÇA. PARECE QUE ESSES SÃO ALGUNS PADRÕES DE COMPORTAMENTO TÍPICOS DA ATUAL INDÚSTRIA CULTURAL, QUE POR MEIO DE INSTRUMENTOS COMO A TELEVISÃO CONSOLIDAM POUCO A POUCO AQUILO QUE PODE SER CHAMADO DE SOCIEDADE DO ESPETÁCULO. ALGUNS EXEMPLOS COMPROVAM A TESE: A PARADA GAY, EM SÃO PAULO, MOVIMENTOU TRÊS MILHÕES DE PESSOAS, DEIXANDO DE LADO O SENTIDO POLÍTICO DA MANIFESTAÇÃO, QUE ADQUIRIU ARES DE BALADA; A MARCHA PARA JESUS,UMA ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA OCORRIDA NAS PRINCIPAIS CAPITAIS DO PAÍS, TAMBÉM REUNIU MILHÕES; POR OUTRO LADO, O PROTESTO NA PRAÇA DA SÉ CONTRA O IMPOSTO DA CPMF NÃO SUPEROU AS EXPECTATIVAS COM RELAÇÃO AO NÚMERO DE PARTICIPANTES.PARA ENTENDER ESSE FENÔMENO, ESSA MESA REDONDA CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DO SOCIÓLOGO CLÁUDIO JOSÉ E DO JORNALISTA E PROFESSOR DE TEORIA DA COMUNICAÇÃO ANDRÉ RITES.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

ALTERAÇÃO NA LEI DO ‘ALEGRA CENTRO’ PERMITIRÁ A CONSTRUÇÃO DE NOVOS EDIFÍCIOS

DURANTE ESSA SEMANA OCORRERAM ALTERAÇÕES NA LEI DO PROGRAMA ‘ALEGRA CENTRO’ QUE PERMITEM A CONSTRUÇÃO DE GRANDES EDIFÍCIOS NA ÁREA CENTRAL DE SANTOS. A MODIFICAÇÃO ABRE UMA POLÊMICA DO QUE FOI E DO QUE SERÁ FEITO NO LOCAL.

A APROVAÇÃO DA VERTICALIZAÇÃO DE NOVOS IMÓVEIS, ALÉM DE MODIFICAR O CENÁRIO PAISAGÍSTICO DO CENTRO, CONTRARIA O PROJETO INICIAL DO ALEGRA CENTRO, CRIADO EM 2003, QUE DEFENDIA A REVITALIZAÇÃO DO CENTRO HISTÓRICO DETERIORADO E NÃO DE RECONSTRUÇÃO DE NOVAS ESTRUTURAS.O INTERESSE PRIVADO DE GRANDES CONSTRUTORAS TEM FALADO MAIS ALTO DO QUE OS PRINCÍPIOS EM RESTAURAR O PATRIMÔNIO DO MUNICÍPIO.

DE UM LADO POR ARQUITETOS DA CIDADE APRESENTAM UMA IDÉIA CONTRÁRIA À MODIFICAÇÃO. DO OUTRO LADO, HÁ O INVESTIMENTO E O REAQUECIMENTO DO CENTRO EM TERMOS ECONÔMICOS. RESTA SABER SE ESSA TRANSFORMAÇÃO QUE O CENTRO VAI SOFRER TERÁ CONSEQÜÊNCIAS DRÁSTICAS NA PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO CASO HAJA UM CRESCIMENTO DESORGANIZADO.

PARA A DISCUSSÃO, TRAZEMOS JOSÉ MARQUES CARRIÇO, PROFESSOR DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNISANTOS, E CLÁUDIO QUERIDO ABDALA, REPRESENTANDO O SINDICATO DOS ARQUITETOS, QUE SE POSICIONAM CONTRA A PRESSA DE COMO ESSE PROCESSO TEM OCORRIDO. DEFENDENDO O GOVERNO E A INICIATIVA DE MUDANÇAS NA LEI, DANIELA QUINTAS, COORDENADORA DO ESCRITÓRIO TÉCNICO DO ALEGRA CENTRO.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

SANTOS ESTÁ PREPARADA PARA SER UMA CIDADE SUB-SEDE DA COPA 2014?

O MESA REDONDA RECEBEU NOS ESTÚDIOS O PRESIDENTE DO SINDICATO DOS HOTÉIS, RESTAURANTES E BARES DA BAIXADA SANTISTA, JOSÉ RODRIGUES LOPES E O CHEFE DAS ATIVIDADES TURÍSTICAS DA SECRETARIA DE TURISMO DE SANTOS, MARCELO FACHADA. A PAUTA DISCUTIDA FOI SE SANTOS ESTARÁ REALMENTE PRONTA PARA RECEBER DELEGAÇÕES DOS PAÍSES, CASO SEJA UMA CIDADE SUB-SEDE DA COPA 2014, QUE OCORRERÁ NO BRASIL.

OS CONVIDADOS DEBATERAM QUESTÕES IMPORTANTES SOBRE A CIDADE, COMO TRANSPORTE, TURISMO E INSTALAÇÕES. DE ACORDO COM OS CONVIDADOS, SANTOS É UMA GRANDE CANDIDATA PARA SER SEDE PELO FATO DE TER O SANTOS FUTEBOL CLUBE E O MAIOR PORTO DA AMÉRICA LATINA, ALÉM DO POVO HOSPITALEIRO.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

COMUNICAÇÃO DE RISCO

O MESA REDONDA DESTA ÚLTIMA QUARTA-FEIRA ABORDOU UM TEMA AINDA POUCO DIVULGADO, PORÉM DE GRANDE RELEVÂNCIA: “COMUNICAÇÃO DE RISCO”. A MESA FOI COMPOSTA PELO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E COORDENADOR DO PROJETO APELL, ÍCARO CUNHA; O COORDENADOR DA DEFESA CIVIL ERNESTO KAZUWO TABUCHI, ALÉM DA COORDENADORA REGIONAL DA DEFESA CIVIL DO ESTADO REGINA ELSA ARAÚJO.
ESTE ASSUNTO LEMBRA AS ASSESSORIAS DE IMPRENSA QUE TRABALHAM PARA GRANDES EMPRESAS, QUE DE ALGUMA FORMA PODEM SOFRER COM ACIDENTES. A COMUNICAÇÃO DE RISCO NÃO É APENAS UM MÍDIA TRAINING, É UM TRABALHO TAMBÉM VOLTADO ÀS COMUNIDADES CARENTES E TEM SOBRETUDO COMPROMISSO COM O SOCIAL.
A MESA ABORDOU QUESTÕES COMO A DEFINIÇÃO DE COMUNICAÇÃO DE RISCO E SEU OBJETIVO; COMO SERÁ O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS QUE VÃO TRABALHAR JUNTO ÀS COMUNIDADES; COMO SERÁ O ENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO NESTE TRABALHO; QUAIS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO UTILIZADOS PARA A DIVULGAÇÃO DO TEMA E CONSEQÜENTEMENTE PARA AJUDAR NO COMBATE A POSSÍVEIS EMERGÊNCIAS, ALÉM DO PAPEL DA DEFESA CIVIL AQUI E COMO APONTAR AS ÁREAS DE RISCOS NA REGIÃO.
OUTRA QUESTÃO MUITO DISCUTIDA PELOS CONVIDADOS FOI A PARTICIPAÇÃO DA IMPRENSA. TODOS ELES AFIRMARAM QUE ALÉM DO ASSUNTO SER POUCO DIVULGADO, OS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA ABORDAR O TEMA, TAMPOUCO AJUDAR NO QUE DIZ RESPEITO A TRANSMISSÃO DESSAS NOTÍCIAS O MAIS BREVE POSSÍVEL PARA A POPULAÇÃO.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

PROBLEMAS DO TRÂNSITO NA BAIXADA SANTISTA

QUEM NUNCA CHEGOU ATRASADO EM UM COMPROMISSO POR CONTA DO TRÂNSITO? ESSA FOI A PERGUNTA QUE O VEREADOR FÁBIO NUNES, O FABIÃO, FEZ PARA INICIAR O DEBATE DESTA MESA REDONDA, QUE TEVE AINDA A PARTICIPAÇÃO DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS CICLISTAS DE SÃO VICENTE, JOSÉ TEIXEIRA, O JESSÉ, E DA DIRETORA TÉCNICA DA AGÊNCIA METROPOLITANA (AGEM), DÉBORA BLANCO. A DISCUSSÃO ABORDOU OS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE FAZEM DO TRÂNSITO NA REGIÃO UM DOS MAIS CAÓTICOS DE SÃO PAULO E QUAIS AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES, DESDE A IMPLEMENTAÇÃO DE UM RODÍZIO PARCIAL À CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO DO USO DA BICICLETA.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

VEREADORES

VEREADORES PODEM SE REELEGER INDEFINIDAMENTE, ENQUANTO OS MEMBROS DO EXECUTIVO SÓ O PODEM UMA ÚNICA VEZ. ESSE FATOR INFLUENCIA A AÇÃO DOS PARLAMENTARES? COMO ELES SÃO PAGOS COM O DINHEIRO DO POVO, A FUNÇÃO DE VEREADOR, HOJE EM DIA, CONSISTE EM CARREIRA NA POLÍTICA OU SE RESTRINGE AO COMPROMISSO SOCIAL COMO PORTA-VOZ DO POVO? PARA DEBATER ESSAS QUESTÕES, PARTICIPARAM DO DEBATE OS VEREADORES POR SANTOS MANOEL CONSTANTINO (PMDB), DESDE 1982 NO CARGO, E FÁBIO NUNES, O PROFESSOR FABIÃO (PSB), ATUALMENTE EM SEU SEGUNDO MANDATO. TAMBÉM PARTICIPOU DO PROGRAMA O COORDENADOR DO NÚCLEO DE  PESQUISAS SÓCIO-ECONÔMICAS E MERCADOLÓGICAS DA UNISANTOS, IBERÊ SIRNA. PRODUÇÃO: MICHELY RODRIGUEZ, LISSANDRA MARTINHO, JOYCE ALAMBERT, ALLAN NÓBREGA, PATRÍCIA TAVARES E JENNY DÁVILA.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

AS RELAÇÕES ENTRE O EMPREGADO E EMPREGADOR

O ÚLTIMO PROGRAMA MESA REDONDA ABORDA O TEMA: AS RELAÇÕES ENTRE O EMPREGADO E EMPREGADOR, ATRAVÉS DAS LEIS TRABALHISTAS. NO ESTÚDIO,  A PRESENÇA DO ADVOGADO AUGUSTO CESAR MIGLIOLI E A MÉDICA TRABALHISTA CRISTIANE MARIA GALVÃO BARBOSA, EXPLICANDO OS DIREITOS DO EMPREGADO E DO EMPREGADOR. EM PAUTA, ASSUNTOS COMO CUSTO PARA EMPRESA NA HORA DA CONTRATAÇÃO DE UM FUNCIONÁRIO, AUXÍLIO-DOENÇA, COMO A EMPRESA PODE SE DEFENDER DE UM FUNCIONÁRIO DE MÁ ÍNDOLE, BANCO DE HORAS, LICENÇA MATERNIDADE DE SEIS MESES ENTRE OUTROS. A PRODUÇÃO FOI DE BÁRBARA SALOMÃO, JULIANA NUNES, RENATA FERREIRA E APRESENTAÇÃO DE ALEXANDRE PIQUI.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

ORÇAMENTO E GASTOS MUNICIPAIS

UMA DAS FUNÇÕES DOS VEREADORES É DE APROVAR O ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO. O PROGRAMA DEBATEU SOBRE MO ACESSO DA POPULAÇÃO AS INFORMAÇÕES SOBRE COMO A CÂMARA MUNICIPAL GASTA E APROVA O ORÇAMENTO.

PARA DISCUTIR SOBRE O ASSUNTO PARTICIPARAM DO PROGRAMA A COORDENADORA REGIONAL DO MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE, REGINA AZEVEDO; OUTRO INTEGRANTE DO VOTO CONSCIENTE QUE FISCALIZA E ACOMPANHA AS SESSÕES DO LEGISLATIVO, PEDRO BENETI EO VEREADOR MARCELO DEL BOSCO.

EQUIPE DE PRODUÇÃO: ALLAN NÓBREGA, LISSANDRA MARTINHO, JOYCE ALAMBERT, PATRÍCIA TAVARES, MICHELY RODRIGUEZ E JENNI DÁVILA.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

DESENVOLVIMENTO DA BAIXADA SANTISTA

METROPOLIZAÇÃO, CONURBAÇÃO E VERTICALIZAÇÃO, ESSES FORAM OS ASSUNTOS DEBATIDOS NO PROGRAMA REALIZADO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO URBANISMO (OITO DE NOVEMBRO), QUE CONTOU COM A PRESENÇA DE CARLOS PRÁTIS, GERENTE DE URBANISMO DA PRODESAN, ÉRICO DE ALMEIDA, PROFESSOR DE TRANSPORTES URBANOSE POLÍTICA DE TURISMO E AUGUSTO MUNIZ, ARQUITETO DE CUBATÃO E PROFESSOR DACADEIRA DE UBANISMO E ARQUITETURA DA UNISANTOS.

TAMBÉM FORAM DISCUTIDAS QUESTÕES COMO A ESTRUTURAÇÃO DAS CIDADES PARA RECEBER TURISTAS, AS CONSEQUÊNCIAS DOS FLUXOS DE VEÍCULOS E BICICLETAS NA CIDADE, AGENDA VINTE UM, DESFAVELAMENTO, O DESENVOLVIMENTO DA ÁREA CONTINENTAL E O CRESCIMENTO VERTICAL DA CIDADE.

PRODUÇÃO: RAFAELLA CLEMENTE.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

PROJETOS ATRASAM AS VOTAÇÕES NA CÂMARA

ENQUANTO PROPOSTAS DECISIVAS PARA A POPULAÇÃO, COMO O ORÇAMENTO DO PRÓXIMO ANO OU O PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA DEMORAM PARA SEREM VOTADOS NA CÂMARA FEDERAL, PROJETOS NO MÍNIMO ESTRANHOS SÃO APROVADOS DA NOITE PARA O DIA. DATAS COMEMORATIVAS E SESSÕES SOLENES SÃO EXEMPLOS DESSA PRÁTICA. ALÉM DISSO, ACORDOS POLÍTICOS FAZEM COM QUE A CÂMARA ALTERE A SUA PAUTA DE VOTAÇÕES PARA DEBATER ASSUNTOS DE INTERESSE DO PODER EXECUTIVO. PARA DEBATER COMO ESSES FATORES PODEM PREJUDICAR O BOM ANDAMENTO DO LEGISLATIVO, O MESA REDONDA TROUXE OS EX-DEPUTADOS FEDERAIS MARIÂNGELA DUARTE (PSB) E VICENTE CASCIONE (PTB), ALÉM DA PROFESSORA DE TEORIA DO DIREITO DO CURSO DE DIREITO DA UNISANTOS E REPRESENTANTE DA OAB, TÂNIA DE SÁ.

EQUIPE DE PRODUÇÃO: ALLAN NÓBREGA, LISSANDRA MARTINHO, JENNY DÁVILA, MICHELY RODRIGUES, PATRÍCIA TAVARES E JOYCE ALAMBERT.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

PROGRAMA OLE LE

Nesta edição do Mesa redonda Ole lê, que aconteceu dia 14/11/07, o programa contou com a presença do Ex-editor do caderno de esportes do jornal A Tribuna e atual Diretor do Centro de Ciências Comunicação e Artes, Ouhydes Fonseca, e com o jornalista esportivo do A Tribuna, Anderson Firmino.
No programa foram abordados alguns assuntos sobre o panorama do jornalismo esportivo, falando sobre a diferente forma de trabalhar com esporte dos tempos, a invasão da publicidade no esporte e a parcialidade dos veículos. Esta edição do Mesa Redonda Olé lê contou com a locução de Fernando Correa e a produção de Caio Santa Cruz e Fabrício Seixas



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

USO DE REMÉDIOS EXIGE CUIDADOS

O USO OU A MISTURA DE ALGUNS MEDICAMENTOS SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA PODEM GERAR CONSEQÜÊNCIAS GRAVES À SAÚDE DO PACIENTE. PARA ESCLARECER QUALQUER DÚVIDA SOBRE O ASSUNTO E ORIENTAR NOSSOS OUVINTES O PROGRAMA CONTOU COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS FARMACÊUTICOS DE SANTOS, ADRIANO COSTA, O DIRETOR DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS, PAULO LORANDI E O FISCAL DE SAÚDE PÚBLICA, CARLOS GILBERTO BARRATI NETO. CONFIRA MAIS DETALHES NO MESA REDONDA DO PROGRAMA A VOZ DA CIDADE.

PRODUÇÃO: BIANCA BARROS, DANIELA RUCIO, LIZ GIMENEZ E ROBERTA TORRE.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

MÚSICOS INDEPENDENTES

O PROGRAMA VOZ ATIVA FALA SOBRE UM ASSUNTO QUE ATORMENTA A VIDA DA MAIOR PARTE DOS MÚSICOS: COMO É SER INDEPENDENTE? MARCAR SHOWS, CONSEGUIR LANÇAR MÚSICA NAS RÁDIOS E FIGURAR ENTRE OS MAIORES ARTISTAS DO BRASIL É MUITO COMPLICADO SEM O SUPORTE DE UMA GRAVADORA, ESPECIALMENTE POR CAUSA DA QUESTÃO FINANCEIRA. PARA FALAR SOBRE O ASSUNTO, COMPARECERAM AO PROGRAMA BRUNO E RODRIGO, DA BANDA STARTICKS, O PROGRAMADOR DA TRI FM EDÍLSON JR. E O GERENCIADOR DE GRUPOS INDEPENDENTES DE PAGODE LUIZINHO.

PRODUÇÃO:LUIZA FLORENZANO, MARIANA NASCIMENTO, MARIANA COLELLA, NIVALDO TOMAZINI, VIRGÍNIA DE LÉLIS E WILLY GOLZ.


 

Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

NOVO VÍRUS DA DENGUE PREOCUPA AUTORIDADES

COM A CHEGADA DO VERÃO, A POPULAÇÃO FICA EM ALERTA POR CAUSA DA DENGUE. TODOS OS ANOS, O PODER PÚBLICO REALIZA CAMPANHAS DE CONSCIENTIZAÇÃO PARA COMBATER O AVANÇO DA DOENÇA. UM NOVO VÍRUS DA DENGUE, O DEN-4, ESTÁ PRESTES A CHEGAR AO PAÍS, POIS JÁ FOI DIAGNOSTICADO EM PAÍSES QUE FAZEM FRONTEIRA COM O BRASIL.

PARA DEBATER ESTE ASSUNTO, O PROGRAMA TROUXE O CHEFE DO SETOR DE COMBATE E PREVENÇÃO A DENGUE DE SANTOS, MARCELO BRENNA, O REPRESENTANTE DA DIREÇÃO REGIONAL DE SAÚDE DA BAIXADA SANTISTA (DIR XIX), FLÁVIO FARIAS, E MARIA DE FÁTIMA DOMINGOS, PESQUISADORA DA SUPERINTENDÊNCIA DO CONTROLE DE ENDEMIAS (SUCEN), QUE FALARAM SOBRE AS AÇÕES E INVESTIMENTOS PARA O COMBATE AO MOSQUITO TRANSMISSOR NA REGIÃO.

ESTA EDIÇÃO CONTOU COM A APRESENTAÇÃO DE MÔNICA SIMÕES, COMENTÁRIOS DE TARSO FONTOURA E PRODUÇÃO DE SILVIA DOMINGUES, MOISÉIS GOMES, MÁRCIA ALEXANDRE E PRISCILA ROMERO.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

DENTISTAS DEBATEM QUALIDADE NO ATENDIMENTO

AS PROPAGANDAS BASEADAS EM TRATAMENTOS ODONTOLÓGICOS RÁPIDOS SE TORNARAM MAIS PRESENTES NOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO. NESTE PROGRAMA, O VEREADOR DE SANTOS E CONSELHEIRO DA ASSOCIAÇÃO DOS CIRURGIÕES DENTISTAS DE SANTOS, SÃO VICENTE E REGIÃO DA COSTA DA MATA ATLÂNTICA, BRAZ ANTUNES MATTOS NETO, E O DENTISTA E DIRETOR DE MARKETING E DIVULGAÇÃO DO SINDICATO DOS ODONTOLOGISTAS DE SANTOS E REGIÃO, DURVAL CAPP FILHO, DISCUTEM ACERCA DA QUALIDADE DESSE TIPO DE TRATAMENTO E OUTROS ASSUNTOS LIGADOS AO ESTADO ATUAL DA ODONTOLOGIA. O PROGRAMA FOI MEDIADO POR ISABELLA RACCIOPPI E TEVE PRODUÇÃO DE LEONARDO VILAR.



 

Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

TECNOLOGIA NO COTIDIANO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

MAIS DE 35% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA É CONSTITUÍDA POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES. DESTES, MAIS DE 90% NÃO TÊM COMPUTADOR EM CASA. SERÁ QUE ESTA PARCELA MENOS FAVORECIDA DA POPULAÇÃO TERÁ ALGUM PREJUÍZO NO FUTURO? CONSEGUIRÃO SE INSERIR NO MERCADO DE TRABALHO SEM ESTAREM ENGAJADOS NA TECNOLOGIA DESDE CEDO? E ATÉ QUE PONTO AS NOVAS TECNOLOGIAS PODEM INTERFERIR NA SAÚDE DAS CRIANÇAS?
NESTA EDIÇÃO DO MESA REDONDA DISCUTIMOS A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NO COTIDIANO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E O QUE OS ESPERA NO FUTURO. PARTICIPARAM DO PROGRAMA A PEDAGOGA ELAINE ZAPOLI MARTINES NOVAES, ALÉM DA PSICÓLOGA ROSEMARY PIZINNI SOARES E DA NUTRICIONISTA PAULA VASCONCELLOS.
PRODUÇÃO DE ALEXANDRE PIQUI, BÁRBARA SALOMÃO, JULIANA NUNES E RENATA FERREIRA.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

ESPORTE E SUBSTÂNCIAS PROIBIDAS

MUITOS ATLETAS SÃO BARRADOS EM IMPORTANTES CAMPEONATOS, EM VIRTUDE DO USO DE SUBSTÂNCIAS PROIBIDAS. AS MAIS UTILIZADAS SÃO OS ESTERÓIDES ANABOLIZANTES.

O PERSONAL TRAINNING RODRIGO GIANONI E O PREPARADOR FÍSICO DO SANTOS FUTEBOL CLUBE, MARCO ANTONIO ALEJANDRO GOMES ESTIVERAM NO PROGRAMA PARA FALAR SOBRE O USO E AS CONSEQÜÊNCIAS QUE ESSAS DROGAS PROVOCAM NOS ATLETAS. ALÉM DE ESCLARECER SOBRE AS IMPLICAÇÕES LEGAIS QUE RECAEM SOBRE O ESPORTISTA E O CLUBE.

PRODUÇÃO: FRANCISCO PASSARELLI, LEONARDO MARQUES, RAONI LA SCALA, RUI DARCI, RENATO SANTANA, PEDRO HENRIQUE E RENATA LEÃO.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

ESPORTES ADAPTADOS

OS PARATLETAS QUE DISPUTARAM OS JOGOS ABERTOS DO INTERIOR (JAI), SALVARAM AS CIDADES DE PRAIA GRANDE, SANTOS, SÃO VICENTE, E PRAIA GRANDE DE UM VEXAME MAIOR.

MOTIVO: OS ATLETAS DAS MODALIDADES E PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS FORAM OS ATLETAS QUE MAIS CONQUISTARAM MEDALHAS DE OURO E PRATA. AJUDANDO NA SOMATÓRIA DOS PNTOS NA TABELA DE CLASSIFICAÇÃO.

CONVIDADOS: RICARDO PATERO RODRIGUES, COORDENADOR DO PROGRAMA VIDA ATIVA DE GUARUJÁ, JOSÉ AUGUSTO DE SOUZA, VICE-PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE BASQUETE SOBRE RODAS; FLÁVIO BALBOA, COORDENADOR DE ESPORTES ESPECIAIS DA PREFEITURA DE SANTOS E FLÁVIO MARTINHO DA COSTA, TÉCNICO DOS NÚCLEOS DE ESPORTES ADAPTADOS DA SECRETARIA DE ESPORTES JUVENTUDE E LAZER DE PRAIA GRANDE.

PRODUÇÃO TEOGENES OLIVEIRA NETO.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

PRAIA GRANDE SEDIA JOGOS ABERTOS DO INTERIOR

PRAIA GRANDE SEDIA OS 71º JOGOS ABERTOS DO INTERIOR. PARA CONVERSAR SOBRE ESSE GRANDE EVENTO ESPORTIVO, ESTIVERAM PRESENTES NO MESA REDONDA, EM OUTUBRO, O SECRETÁRIO DE JUVENTUDE, ESPORTE E LAZER DE PRAIA GRANDE, JOSÉ CARLOS DE SOUZA; O SECRETÁRIO DE ESPORTES DE GUARUJÁ, ADILSON XAVIER; E O SUPERVISOR DE ESPORTES E COMPETIÇÃO DE CUBATÃO, MÁRIO SÉRGIO FERREIRA.

PRODUÇÃO: ANDRÉ ALOI, GABRIELA ARENA, LUCAS AMADEU E VANESSA RODRIGUES.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

ALCOOLISMO FEMININO

DADOS RECENTES MOSTRAM QUE O ALCOOLISMO TEM AUMENTADO ENTRE AS MULHERES. POR VERGONHA MUITAS MULHERES DEIXAM DE PROCURAR AJUDA.

PARTICIPARAM DO PROGRAMA AUGUSTO SILVA, REPRESENTANTE DOS ALCOÓLICOS ANÔNIMOS DO CENTRO DE SANTOS, A PSICÓLOGA ESPECIALIZADA EM ALCOOLISMO, TÂNIA MARI BENETI A COORDENADORA DO SENAT, SEÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO AO DEPENDENTE TÓXICO, ROSANE MAGALHÃES. TANTO TÂNIA BENETI QUANTO AUGUSTO SILVA DESTACARAM A IMPORTÂNCIA DO DEPENDENTE EVITAR O CONTATO COM A BEBIDA OU AMBIENTES QUE FAVOREÇAM UMA RECAÍDA. ROSANE DESTACOU QUE CERCA DE 40 PORCENTO DAS 600 PESSOAS EM TRATAMENTO NO SENAT SÃO MULHERES. ELA AINDA DESTACOU QUE AS MULHERES NÃO RECEBERAM APOIO DE SEUS PARCEIROS DURANTE O TRATAMENTO E QUE O APOIO DA FAMÍLIA E AMIGOS É FUNDAMENTAL PARA UM BOM RESULTADO. PARTICIPARAM DA PRODUÇÃO: MÁRCIA ALEXANDRE, MOISÉS GOMES, PRISCILA ROMERO, TARSO FONTOURA, MONICA SIMÕES E SILVIA DOMINGUES.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

LEI SECA É DISCUTIDA EM SANTOS

O VEREADOR ADEMIR PESTANA QUER A IMPLANTAÇÃO DA LEI SECA EM SANTOS. CASO APROVADA, A MEDIDA PROIBIRÁ O COMÉRCIO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS DA MEIA-NOITE ÀS SEIS DA MANHÃ, EM ESTABELECIMENTOS QUE ESTEJAM LOCALIZADOS EM ÁREAS COM ALTO ÍNDICE DE VIOLÊNCIA.

O PROJETO É INSPIRADO NA LEI IMPLANTADA NA CIDADE DE DIADEMA QUE, DESDE DOIS MIL E DOIS, PROÍBE A VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NOS BARES, DAS ONZE HORAS DA NOITE ATÉ AS QUATRO HORAS DA MANHÃ.

O MESA-REDONDA CONTOU COM A PRESENÇA DO VEREADOR ADEMIR PESTANA E DO PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS DE SANTOS (COMAD), EUSTÁZIO ALVES PEREIRA FILHO.

O PROGRAMA DEBATEU AS FORMAS DE FISCALIZAÇÃO. O PRESIDENTE DO COMAD AFIRMOU QUE A LEGISLAÇÃO AINDA É MUITO FRACA, MAS O VEREADOR ACREDITA QUE ESSA LEI PODE AJUDAR A COMBATER A VIOLÊNCIA.

EQUIPE DE PRODUÇÃO: ALEXANDRE PIQUI, BÁRBARA SALOMÃO, JULIANA NUNES, RENATA FERREIRA E JULIANA NUNES.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

PLEBISCITO PRESSIONA GOVERNO A ANULAR LEILÃO DA VALE

MOVIMENTOS DA SOCIEDADE SE ORGANIZARAM E, NA SEMANA DA PÁTRIA, ESTÃO REALIZANDO UM PLEBISCITO PARA ANULAR O LEILÃO DA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE.

A VALE É A SEGUNDA MAIOR EMPRESA DO BRASIL, DEPOIS DA PETROBRÁS, E FATURA UM LUCRO MENSAL MÉDIO, DE R$ 3 BILHÕES DE REAIS. EM 1997 A EMPRESA FOI LEILOADA POR R$ 3 BILHÕES QUANDO O SEU VALOR, NA ÉPOCA, FOI ORÇADO EM CERCA DE 92 BILHÕES DE REAIS, UM NÚMERO 28 VEZES MAIOR.         
ALÉM DOS VALORES, FORAM ENCONTRADAS OUTRAS IRREGULARIDADES NO LEILÃO DA EMPRESA E, POR ISSO, O PLEBISCITO TEM O OBJETIVO DE PRESSIONAR O GOVERNO A ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA.

O PROGRAMA CONTOU COM A PRESENÇA DO ADVOGADO E REPRESENTANTE DO COMITÊ REGIONAL DO  PLEBISCITO DA VALE,  MÁRCIO FERNANDES , DO ESTUDANTE DE ECONOMIA, JORGE PINHEIRO DE JESUS  E DO REPRESENTANTE DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UNISANTOS (DCE-UNISANTOS), JOSÉ LUIZ RIBEIRO DUARTE. OS CONVIDADOS PROCURARAM ESCLARECER AOS OUVINTES A IMPORTÂNCIA DA EMPRESA PARA A ECONOMIA BRASILEIRA, AS REAIS POSSIBILIDADES DE ANULAÇÃO DO LEILÃO E OS IMPACTOS DESSA DECISÃO EM VÁRIOS SEGMENTOS DA SOCIEDADE, INCLUINDO O MEIO UNIVERSITÁRIO.

PRODUÇÃO: ANA PAULA PITA, LÍVIA CABRAL, MAÍRA GOMES E RONNEY MATHEUS.
ROTEIRO: CHIMENY NOGUEIRA
MEDIADORA: MAÍRA GOMES
LOCUÇÃO DE ABERTURA: LÍVIA CABRAL
FOTOS: RONNEY MATHEUS
TEXTO: CHIMENY NOGUEIRA


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

 

SEGURANÇA DO TRABALHO

O MESA REDONDA ABORDOU UM ASSUNTO POLÊMICO: SEGURANÇA DO TRABALHO. O TEMA ESTÁ EM DESTAQUE NA REGIÃO POR CAUSA DOS ACIDENTES FATAIS OCORRIDOS TANTO NO PORTO DE SANTOS QUANTO NO PÓLO INDUSTRIAL DE CUBATÃO. VALE LEMBRAR QUE NO CAIS SANTISTA, DE JANEIRO A JUNHO DE 2007, SEIS PESSOAS PERDERAM A VIDA EM DIVERSOS TIPOS DE FATALIDADES. PARA PIORAR O QUADRO, NOS ÚLTIMOS 365 DIAS FORAM REGISTRADOS 115 ACIDENTES EM OPERAÇÕES PORTUÁRIAS EM SANTOS. JÁ NA COSIPA, DUAS PESSOAS MORRERAM DESDE O DIA 3 DE JULHO, SENDO QUE UMA DELAS PRESTAVA SERVIÇOS PARA UMA TERCEIRA EMPRESA. PARTICIPAM DO MESA REDONDA O SEGUNDO SECRETÁRIO DO SINDICATO DOS ESTIVADORES, MARCO ANTÔNIO BONFIM, O INTEGRANTE DO SINDICATO DOS TRABALHADORES DE BLOCO E DO CPATP, EMANUEL NARAZENO QUEIRÓS, E A ENGENHEIRA DE SEGURANÇA DO TRABALHO, ÂNGELA RODRIGUES.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

JUDÔ

O PROGRAMA OLE LÊ, CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DA MEDALHISTA DE OURO DOS JOGOS PAN- AMERICANOS DO RIO DE JANEIRO, DANIELLE ZANGRANDO E TAMBÉM O REPRESENTANTE DA FEDERAÇÃO PAULISTA NA REGIÃO E PROFESSOR DE JUDÔ, MARCELO FIGUEIREDO. O ASSUNTO EM DEBATE É BOA FAMA DO ESPORTE NA REGIÃO E O DESEMPENHO BRASILEIRO NO CAMPEONATO MUNDIAL DE JUDÔ E PAN-AMERICANO. O MESA TEVE A PRODUÇÃO DE CAIO SANTA CRUZ, FABRICIO SEIXAS E FERNANDO CORRÊA.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

 

FALTA INCENTIVO CULTURAL PARA SANTOS

SANTOS É UM GRANDE CENTRO CULTURAL, QUE NÃO É EXPLORADO POR DIVERSOS FATORES, COMO A FALTA DE RECURSOS FINANCEIROS E DE APOIO DE EMPRESAS PRIVADAS.
O MESA REDONDA TRAZ UM CALDEIRÃO CULTURAL, DISCUTINDO OS ACONTECIMENTOS DA REGIÃO COM O REPRESENTANTE DA SECRETARIA DE CULTURA DE SANTOS, RENATO DI RENZO, A COORDENADORA DAS OFICINAS QUERÔ, TAMMY WEISS E O DIRETOR TEATRAL TANAH CORREA.
ELES FALAM SOBRE A NECESSIDADE DA REALIZAÇÃO DE EVENTOS CULTURAIS REALIZADOS NA CIDADE, O POTENCIAL QUE SANTOS POSSUI CULTURALMENTE E FORTALECEM A IMPORTÂNCIA DO ESTÍMULO DO PÚBLICO À CULTURA.

EQUIPE DE PRODUÇÃO: ANA PAULA PITA, CHIMENY NOGUEIRA, LÍVIA CABRAL, MAÍRA GOMES E RONNEY MATHEUS


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

 

INFORMAÇÃO NA INTERNET

O TEMA ABORDADO NESSA EDIÇÃO DO PROGRAMA MESA REDONDA FOI A VELOCIDADE DA INFORMAÇÃO NA INTERNET. APESAR DE A NOTÍCIA CHEGAR A NÓS RAPIDAMENTE E DE TERMOS ACESSO A TUDO O QUE ACONTECE NO MUNDO, EM TEMPO REAL, ISSO ACABA GERANDO ALGUNS MAL-ENTENDIDOS. INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS PELA METADE E ATÉ MESMO FALSAS SÃO TIDAS COMO SE FOSSE VERDADE.

UM EXEMPLO, DISCUTIDO NO PROGRAMA, QUE TEVE GRANDE REPERCUSSÃO ENTRE JORNALISTAS E PESSOAS LIGADAS À MÍDIA EM GERAL, FOI O DO DIA SEGUINTE AO ACIDENTE DA TAM, QUANDO O PORTAL DA INTERNET UOL PUBLICOU EM SUA PÁGINA INICIAL UMA FOTO ENVIADA POR UM LEITOR. A IMAGEM FICOU NO AR POR MAIS DE UMA HORA, ATÉ SER DESMASCARADA COMO UM FOTO-MONTAGEM.

PARA O DEBATE CONVIDAMOS A JORNALISTA DEBORAH ABREU, DA RÁDIO TRIBUNA FM, O PROFESSOR ANTÔNIO GOSSI, QUE LECIONA AS DISCIPLINAS NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO E JORNALISMO ON-LINE NA UNISANTOS E O JORNALISTA VINÍCIUS CABRAL, EDITOR GERAL DO SITE O RADICAL.

PRODUÇÃO: LUIZA FLORENZANO,MARIANA COLELLA, MARIANA NASCIMENTO, NIVALDO TOMAZINI, VIRGÍNIA DE LÉLIS E WILLY GOLZ.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

 

OS IMPACTOS DA EXPLORAÇÃO DE GÁS NA BACIA DE SANTOS

A EDIÇÃO DO MESA REDONDA DEBATE A QUESTÃO DA EXPLORAÇÃO DE GÁS NA BACIA DE SANTOS. A PETROBRAS QUE ESTÁ EXECUTANDO O PROJETO FOI REPRESENTADA PELO GERENTE GERAL DA UNIDADE DE NEGÓCIOS DA BACIA DE SANTOS, JOSÉ LUIZ MARCUSSO. PARTICIPARAM TAMBÉM O GEOLÓGO COORDENADOR DO PROJETO, RICARDO VARQUEIRO; A BIÓLOGA E CHEFE DO IBAMA DE SANTOS, INGRID FURLAN; E O OCENOGRÁFRO E DIRETOR DO INSTITUTO MARAMAR, FABRÍCIO GANDINI. DURANTE O DEBATE TODOS FORAM UNÂNIMES EM AFIRMAR QUE A EXPLORAÇÃO DE GÁS DEVERÁ PROPORCIONAR MUITOS EMPREGOS E POSSIVELMENTE NÃO GERE GRANDES IMPACTOS AMBIENTAIS NA REGIÃO.

EQUIPE DE PRODUÇÃO: ALINE ALVES, ERICK MARTINS, FELIPE BANDEIRA, JEANINE ALVARENGA, NICOLE BENETE E RAPHAEL BUENO.

Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

 

ESPECIALISTAS DISCUTEM ATAQUES DE CÃES DA RAÇA PITBULL

O TEMA DO DEBATE É O NÚMERO DE ATAQUES ENVOLVENDO CÃES DA RAÇA PIT BULL. O PROGRAMA ESCLARECEU A LEGISLAÇÃO E AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS PROVOCADOS POR ESSES ANIMAIS. PARA FALAR SOBRE O ASSUNTO PARTICIPARAM DESSA MESA REDONDA A COORDENADORA DO SETOR DE PROTEÇÃO À VIDA ANIMAL RITA CARAMEZ; O CHEFE DE ATIVIDADES TÉCNICAS DO CANIL DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES, ELVÉCIO SOUZA, E RÔMULO BARROS, ADESTRADOR E SOCIABILIZADOR DE CÃES. CONFIRA MAIS DETALHES NO MESA REDONDA DO PROGRAMA A VOZ DA CIDADE.
PRODUÇÃO: BIANCA BARROS, DANIELA RUCIO, LIZ GIMENEZ E ROBERTA TORRE.


 

Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES FÍSICOS E VISUAIS

ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES FÍSICOS E VISUAIS FOI O TEMA DO MESA REDONDA DE 12 DE SETEMBRO. OS CONVIDADOS DEBATERAM SE AS REFORMAS FEITAS NA CIDADE DE SANTOS COM O OBJETIVO DE FACILITAR A LOCOMOÇÃO REALMENTE SUPRIU AS NECESSIDADES DOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. PARTICIPARAM DO PROGRAMA LUCIANO MARQUES SOUZA, PRESIDENTE DA COORDENADORIA DE DEFESA DE POLÍTICAS PARA PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA (CODI), CÉLIA REGINA SALDANHA DINIZ, PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL PARA INTEGRAÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (CONDEFI), AMBOS CADEIRANTES, E LUIZ CARLOS DE ALMEIDA, PORTADOR DE DEFICIÊNCIA VISUAL.
PRODUÇÃO: ANDRÉ ALOI, GABRIELA ARENA, LUCAS AMADEU E VANESSA RODRIGUES.


 

Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

AGENDA AMBIENTAL PARA O PORTO DE SANTOS

A preocupação do setor portuário e dos moradores de Santos com a qualidade
do meio ambiente em relação ao Porto de Santos foi discutida no Mesa Redonda,
que contou com a participação de Ícaro Cunha, coordenador da Agenda Ambiental
para o Porto de Santos e o vereador José Antonio Marques Almeida (PDT).

Os convidados também debateram a questão do “abandono” que o Porto de Santos
está sofrendo e a instalação de um terminal que vai ocupar grande parte da
área verde e acabar com a pesca artesanal, principal fonte de renda das 50
famílias que moram na Ilha Diana.

Produção: Aline Oliveira, Felipe Bandeira, Erick Martins, Jeanine Alvarenga,
Raphael Bueno
Moderadora: Nicole Benete
Texto: Aline Oliveira
Fotos: Jeanine Alvarenga

 

 

 

 

 


 

 

Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

SEGURANÇA DO TRABALHO

O Mesa Redonda abordou um assunto polêmico: segurança do trabalho. O tema está em destaque na região por causa dos acidentes fatais ocorridos tanto no Porto de Santos quanto no Pólo Industrial de Cubatão. Vale lembrar que no cais santista, de janeiro a junho de 2007, seis pessoas perderam a vida em diversos tipos de fatalidades. Para piorar o quadro, nos últimos 365 dias foram registrados 115 acidentes em operações portuárias em Santos. Já na Cosipa, duas pessoas morreram desde o dia 3 de julho, sendo que uma delas prestava serviços para uma terceira empresa. Participam do Mesa Redonda o segundo secretário do Sindicato dos Estivadores, Marco Antônio Bonfim, o integrante do Sindicato dos Trabalhadores de Bloco e do CPATP, Emanuel Narazeno Queirós, e a engenheira de segurança do trabalho, Ângela Rodrigues.


 

Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

PLEBISCITO PRESSIONA GOVERNO A ANULAR LEILÃO DA VALE

Movimentos da sociedade se organizaram e, na semana da pátria, estão realizando um plebiscito para anular o leilão da Companhia Vale do Rio Doce.
A Vale é a segunda maior empresa do Brasil, depois da Petrobrás, e fatura um lucro mensal médio, de R$ 3 bilhões de reais. Em 1997 a empresa foi leiloada por R$ 3 bilhões quando o seu valor, na época, foi orçado em cerca de 92 bilhões de reais, um número 28 vezes maior.    

Além dos valores, foram encontradas outras irregularidades no leilão da empresa e, por isso, o plebiscito tem o objetivo de pressionar o governo a encontrar uma solução para o problema.

O programa contou com a presença do advogado e representante do Comitê Regional do  Plebiscito da Vale,  Márcio Fernandes , do estudante de Economia, Jorge Pinheiro de Jesus  e do representante do Diretório Central dos Estudantes da UniSantos (DCE-UniSantos), José Luiz Ribeiro Duarte. Os convidados procuraram esclarecer aos ouvintes a importância da empresa para a economia brasileira, as reais possibilidades de anulação do leilão e os impactos dessa decisão em vários segmentos da sociedade, incluindo o meio universitário.

Produção: Ana Paula Pita, Lívia Cabral, Maíra Gomes e Ronney Matheus.
Roteiro: Chimeny Nogueira
Mediadora: Maíra Gomes
Locução de abertura: Lívia Cabral
Fotos: Ronney Matheus
Texto: Chimeny Nogueira


 

Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

FAMÍLIA

FALAR SOBRE O VALOR FAMILIAR NOS DIAS ATUAIS ESTÁ CADA VEZ MAIS DIFÍCIL. PARECE QUE TEMOS QUE CONVIVER COM O CHAMADO “NOVOS VALORES” DA SOCIEDADE. MAS COMO CONCORADAR COM ESSES NOVOS VALORES? COMO FICA A EDUCAÇÃO DOS FILHOS DIANTE DESSE QUADRO? COMO A ESCOLA ESTA EDUCANDO DIANTE DESSA REALIDADE?A MESA REDONDA DO DIA 05 DE SETEMBRO TRATOU DESSE ASSUNTO. PARA DEBATER ESSA QUESTÃO, O PROGRAMA TEVE A PRESENÇA DA PSICÓLOGA E MESTRE EM CLÍNICA TALITA LACERDA NOBRE, A SENHORA ERCÍLIA MATIAS QUE É VOLUNTÁRIA NO CENTRO PROFISSIONALIZANTE PARA ADOLESCENTES E TAMBÉM A DIRETORA ESCOLAR VILMA NASCIMENTO.
A DISCUSSÃO ABORDOU VÁRIOS TEMAS COMO: O AUMENTO DE SEPARAÇÃO DE CASAIS, O NÚMERO ELEVADO DE MÃES SOLTEIRAS, CRIAÇÃO POR CASAIS GAYS, O PAPEL DAS ESCOLAS DIANTE DESSES NOVOS VALORES, ENTRE OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS.
PRODUÇÃO DE VIRGÍNIA DE LÉLLIS / LUIZA FLORENZANO / MARIANA NASCIMENTO / NIVALDO TOMAZINI / WILLY GOLZ / MARIANA COLELLA


 

Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

ESPECIALISTAS DEBATEM MUDANÇAS NA LÍNGUA PORTUGUESA

PARA PADRONIZAR A ORTOGRAFIA PORTUGUESA ENTRE OS PAÍSES DE IDIOMA COMUM, ESTÁ EM DISCUSSÃO UM ACORDO ENTRE OS PAÍSES QUE POSSUEM O PORTUGUÊS COMO LÍNGUA OFICIAL, QUE VISA UNIFICAR A ESCRITA. ENTRE OS PAÍSES QUE FAZEM PARTE DESTE ACORDO SÃO BRASIL, PORTUGAL, MOÇAMBIQUE E ANGOLA. NO BRASIL MENOS DE 1% DAS PALAVRAS SOFRERÃO AJUSTES, ALÉM DE INSERIR NO NOSSO ALFABETO AS LETRAS “K”, “W” E “Y”, JUNTAMENTE COM A EXTINÇÃO DE ALGUMAS REGRAS DE ACENTUAÇÃO.

O MESA-REDONDA DISCUTE SOBRE O ASSUNTO COM O PROFESSOR E COORDENADOR DO CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA, EDSON THOMAS DE AQUINO E TAMBÉM A  PROFESSORA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E LUSÓFONA, BENALVA VITÓRIO. O TEMA EM QUESTÃO SÃO AS MUDANÇAS SOCIAIS, COMERCIAIS E POLÍTICAS QUE OCORRERÃO COM AS NOVAS REGRAS ORTOGRÁFICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA.

EQUIPE DE PRODUÇÃO.
MEDIADORA: ISABELLA RACCIOOPPI
REPÓRTER: LEONADRO VILAR
FOTO: MARIANA SALINAS
TEXTO PARA INTERNET: RAFAEL COLAÇO

Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

 

CRISE DO BASQUETE BRASILEIRO

UM PANAROMA SOBRE A SITUAÇÃO DO BSQUETE BRASILEIRO E DA REGIÃO. PARA DEBATER SOBRE ESSE ASUSNTO, O TÉCNICO DAS CATEGORIAS DE BASE DO CLUBE INTERNACIONAL DE REGATAS, DANIEL LEQUE E O TÉCNICO DA EQUIPE DE PRAIA GRANDE, OSWALDO PINHEIRO, FORAM OS CONVIDADOS DO PROGRAMA OLE LÊ. ASSUNTOS COMO A FALTA DE PADRONIZAÇÃO DO BASQUETE NACIONAL, A FALTA DE PATROCÍNIOS E TODAS AS DIFICULDADES QUE O ESPORTE ENFRENTA NO PÁIS E NA REGIÃO TAMBÉM FORAM ABORDADOS.

PRODUÇÃO: FABRICIO SEIXAS, CAIO SANTA CRUZ E FERNANDO CORRÊA


 

Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas

 


FUTEBOL: ESPORTE PARA HOMENS?

O mesa redonda do dia 22 de agosto de 2007 abordou temas relacionados ao mundo do futebol feminino. Para debater o assunto três convidadas estiveram no estúdio da UNISANTOS, as jogadoras de futebol do Santos Futebol Clube, Azania e Carla, e a psicóloga esportiva Juliana Feckel. As convidadas abordaram a discriminação sofrida pelas atletas de futebol, que é um esporte taxado como “somente para homens”, buscando, também, enfatizar algumas questões culturais que foram introduzidas pela psicóloga.
A falta de apoio da mídia e de empresas, o que não acontece com o futebol masculino, também estava na pauta, tendo em vista a medalha de ouro conquistada pela seleção feminina nos Jogos Pan-americanos que foram realizados esse ano no Rio de Janeiro. Muitas das atletas e até nomes consagrados pediram o apoio para a categoria, mesmo assim, o medo de cair em esquecimento é grande, de acordo com as jogadoras.
ProduÇÃo: Caio Santa Cruz, Fabrício Seixas e Fernando Correa.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

ESCOLAS ADOTAM LINGUAGEM DE SINAIS

O TEMA DO DEBATE É A INCLUSÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTOS. O PROGRAMA DEBATEU OS CURSOS DE LINGUAGEM DE SINAIS DISPONÍVEIS NA CIDADE E SOBRE A PRESENÇA DOS INTERPRETES DENTRO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. PARA FALAR SOBRE O ASSUNTO PARTICIPARAM VERA LÚCIA FERNANDES VASQUES, ADVOGADA E COORDENADORA REGIONAL DA COMISSÃO DO DIREITO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL; CLÁUDIA MAFALDO, PEDAGOGA COM HABILITAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E JANAINA LENE, INTÉRPRETE DA CONGREGAÇÃO SANTISTAS DOS SURDOS E MUDOS. CONFIRA MAIS DETALHES NO PRIMEIRO MESA REDONDA DO PROGRAMA A VOZ DA CIDADE.
PRODUÇÃO: BIANCA BARROS, DANIELA RUCIO, LIZ GIMENEZ E ROBERTA TORRE.




Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.
 

A IMPRUDÊNCIA DAS TORCIDAS

NESSA EDIÇÃO DO MESA REDONDA DISCUTIMOS SOBRE AS TORCIDAS ORGANIZADAS NO FUTEBOL. NOS DIAS DE HOJE AS TORCIDAS DENTRO DOS ESTÁDIOS ESTÃO MAIS PACÍFICAS, ATÉ POR CONTA DA AÇÃO DA POLÍCIA MILITAR, MAS CASOS RECENTES COMPROVAM QUE ALGUNS INTEGRANTES AINDA ENTRAM EM CONFLITO UNS COM OS OUTROS AO DEIXAREM O JOGO. MUITAS SÃO AS BRIGAS EM METRÕS, RUAS E ATÉ MESMO O ORKUT VIROU FERRAMENTA PARA PRATICAR TAL ATO DE VANDALISMO, ONDE OS INTEGRANTES DA TORCIDA COMBINAM DE SE ENCONTRAR PARA BRIGAR COM OS ADVERSÁRIOS.
PARA AUXILIAR NO DEBATE, CONTAMOS COM A PRESENÇA DO MAJOR DO BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DE SANTOS, ARMANDO BEZERRA E DOS REPRESENTANTES DA TORCIDA ORGANIZADA DO SÃO PAULO F.C NA BAIXADA SANTISTA, INDEPENDENTE, ADRIANO E ADEMIR.
DURANTE O DEBATE FORAM ABORDADOS OS TEMAS VIOLÊNCIA DENTRO E FORA DOS ESTÁDIOS, AS MEDIDAS TOMADAS PELA FEDERAÇÃO PAULISTA DO FUTEBOL E A AÇÃO DA POLÍCIA PARA PREVENIR ATOS DE VANDALISMO POR PARTE DAS TORCIDAS.

PRODUÇÃO: ALEXANDRE PIQUI, BÁRBARA SALOMÃO, JULIANA NUNES E RENATA FERREIRA


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.
 

CRIMINALIDADE


O ASSUNTO PRINCIPAL TRATADO DURANTE O MESA REDONDA FOI A CRIMINALIDADE. USAMOS O GANCHO DE UMA DENÚNCIA FEITA PELO PADRE JOSEPH THOMAS, DA IGREJA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, EM PRAIA GRANDE, PARA DAR INÍCIO AO DEBATE. OS CONVIDADOS FORAM O DELEGADO TITULAR DA DELEGACIA DE INVESTIGAÇÕES GERAIS (DIG), NIÊMER NUNES JUNIOR, E O VICE–PREFEITO DE PRAIA GRANDE, ALEXANDRE CUNHA.

O DELEGADO DA DIG EXPLANOU SOBRE O ASSUNTO E SE COMPROMETEU A RESOLVER ALGUNS PROBLEMAS EXPOSTOS DURANTE O DEBATE. O VICE-PREFEITO DE PRAIA GRANDE, FALOU UM POUCO SOBRE OS PROJETOS PARA COIBIR A VIOLÊNCIA E A EFICÁCIA DAS CÂMERAS DE SEGURANÇA NA CIDADE.

QUANDO TRAÇAMOS UM PARALELO ENTRE O NÚMERO DE 32% DE AUMENTO DE ROUBOS DE VEÍCULOS EM SANTOS EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO, O DELEGADO DISSE QUE PARA ESSE TIPO DE CRIME DIMINUIR É PRECISO UMA AÇÃO EM CONJUNTO ENTRE A POLÍCIA CIVIL E MILITAR. MAS QUE AS PROVIDÊNCIAS JÁ ESTÃO SENDO TOMADAS.

A MESA ABORDOU TAMBÉM A DEMORA PARA REGISTRAR O BOLETIM DE OCORRÊNCIA E A PARTIR DISSO, A POPULAÇÃO DECIDE NÃO PROCURAR A POLÍCIA. ISSO DANIFICA AS ESTATÍSTICAS DAS CIDADES. O DELEGADO DEU NO AR O TELEFONE PARA RECLAMAÇÕES, NO CASO DA PESSOA SE SENTIR LESADA NA HORA DE FAZER O B.O.

O ROUBO DE BICICLETAS FOI OUTRO ASSUNTO DISCUTIDO. AMBOS OS CONBVIDADOS SE COLOCARAM A DISPOSIÇÃO PARA RESOLVER O PROBLEMA. NA FEIRA DO ROLO, O DELEGADO DISSE QUE MANDARÁ VIATURAS PARA O LOCAL E AO LEVANTAR O PROBLEMA, VÃO DAR INÍCIO AS AÇÕES.

EQUIPE DE PRODUÇÃO: MÁRCIA ALEXANDRE/ MOISÉIS GOMES/ MÔNICA SIMÕES/ PRISCILA ROMERO/ SÍLVIA DOMINGUES/ TARSO FONTOURA.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.
 

 

ESPECIALISTAS DEBATEM ELEIÇÕES 2008

O CALDEIRÃO POLÍTICO EM SANTOS ESTÁ FERVENDO. A MENOS DE UM ANO PARA O INÍCIO OFICIAL DAS CAMPANHAS ELEITORAIS, FIGURAS POLÍTICAS IMPORTANTES DA CIDADE ESTÃO EM FASE DE AQUECIMENTO PARA A CORRIDA PELOS CARGOS ELETIVOS, PRINCIPALMENTE O DE PREFEITO. A MOBILIZAÇÃO DOS PARTIDOS É INTENSA E OS ÂNIMOS PARA O PROCESSO ELEITORAL COMEÇAM A FICAR EXALTADOS.
PARTICIPAM DO PROGRAMA O REPÓRTER DO JORNAL A TRIBUNA, LUIGI DI VAIO, RESPONSÁVEL PELA COLUNA DIA-A-DIA E O CIENTISTA POLÍTICO ALCINDO GONÇALVES. ELES COMENTARAM OS BASTIDORES DOS PARTIDOS EM SANTOS E APOSTARAM NO FAVORITISMO INICIAL DO EQUIPE DE PRODUÇÃO: FRANCISCO PASSARELLI, LEONARDO MARQUES, RAONI LA SCALA, RUI DARCI, RENATO SANTANA, PEDRO HENRIQUE E RENATA LEÃO.


 


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.
 

PARTICIPAÇÃO POPULAR NA POLÍTICA LOCAL

A PARTICIPAÇÃO POPULAR – OU A FALTA DELA – NA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOS FOI O TEMA DO PRIMEIRO MESA-REDONDA DO PROGRAMA RADAR LEGISLATIVO, QUE DEBATEU OS MECANISMOS DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNÍCIPES, COMO A TRIBUNA LIVRE E A OUVIDORIA PÚBLICA, QUE ATÉ AGORA NÃO SAÍRAM DO PAPEL.
PARA DEBATER O ASSUNTO, COMPARECERAM AO PROGRAMA O VEREADOR ADEMIR PESTANA (PSB), QUE É PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA; O PRESIDENTE DO FÓRUM DA CIDADANIA, O SOCIÓLOGO CÉLIO NORI, E O PROFESSOR DE MARKETING POLÍTICO, IBERÊ SIRNA.
EQUIPE DE PRODUÇÃO: ALLAN NÓBREGA, LISSANDRA MARTINHO, JOYCE ALAMBERT, PATRÍCIA TAVARES, MICHELY RODRIGUEZ E JENNY DÁVILA.


 

 

 

 


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.