2006
MESA
REDONDA

Programas de 30 minutos com gente que entende do assunto

Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

PRodução de 
Cinema

Conflito em 
Debate
Crime lucra com 
menores
Insegurança 
Pública
Alívio para doentes terminais Doping no 
Esporte
Guarda Civil da Praia Grande porta armas Prazer feminino 
em debate
Transporte na Baixada VLT X  Monotrilho Voto Nulo e Voto Consciente tem campanhas O Caso Rodhia e o solo da Baixada Movimentos Sociais discutem cultura negra
Cinema de Arte Festival Amador Chorinho e Música Popular Projeto Música na XV Mães do Século XXI
A Legalização da 
Eutanásia
Triatletas de Santos Futuro Político da Baixada Santista Colecionadores
DEFESA DA VIDA ANIMAL SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA    

PRodução de cinema
na região e no País

 O programa Antena Baixada entra em nova fase realizando entrevistas e debates ao vivo no nosso estúdio. Confira na primeira edição do Antena Baixada Entrevista um painel sobre a produção de cinema na região e no país, com a presença do diretor do festival Cineme-se e coordenador do Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília, Eduardo Ricci, e a representante da produtora Gullane Filmes aqui em Santos, Tammy Weiss. Com a apresentação de Juliana Barboza nossos convidados discutiram cinema digital, curta-metragens, festivais que estão acontecendo na região e projetos como as "Oficinas Querô".
Produção de Ana Lívia Lima, Juliana Barboza, Michael Buriti, Mônica Dornellas e Vivian Albuquerque.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

 


Conflito em debate

Israel e o grupo terrorista libanês Hizbollah estão em conflito armado desde o dia 12 de julho, quando dois soldados israelenses foram seqüestrados. Desde então, Israel tem lançado ataques ao Líbano deixando muitas cidades destruídas, sem água, luz e telefone. O Hizbollah também lança foguetes contra o território israelense. O saldo dos ataques é de centenas de mortos, na  maioria civis libaneses. Essa tensão entre libaneses e israelenses é o tema da Mesa-Redonda que conta com a participação do professor de Teoria Política, Pedro Paulo Angrisani Gomes; Mauro Ostronoff, diretor do Centro Cultural Israelita Brasileiro; Sílvio Naslauski, diretor da Sinagoga Beth. Jacob e Carlos Tebecherani Haddad, diretor cultural do Clube Sírio Libanês.

Produção: Michel Carvalho, Pedro Ozores, Murilo Netto, Diego Santana, Rafael Minero, Silvia Miszputen e Mariana Garcia.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.


Crime organizado
lucra com menores


O crime organizado lucra com o aliciamento de menores que são respaldados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA. A pena é sempre leve e quando ela ocorre é retirada da ficha criminal depois que o menor chega aos dezoito anos. No caso da organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) os menores fazem parte do sistema, isso já foi constatado pela polícia durante os ataques da facção. Segundo informações da delegacia da infância e juventude, 80% dos presos em ações do PCC na Baixada Santista tem idade inferior a 25 anos. Para discutir o problema do jovem na criminalidade, o papel do ECA e a redução da maioridade penal no Brasil, o Mesa Redonda dessa semana trouxe aos estúdios o delegado assistente da Seccional de Santos, Paulo Eduardo Barbosa; a chefe da Seção Central de Medidas Socio-Educativas da prefeitura de Santos, Claudia Zimermann e a assistente social e integrante do Núcleo de Extensão Comunitária, o NECOM, Marly Carvalho de Soares Santos.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

 

Segurança Pública

O sentimento de insegurança provocado pelas ondas de ataque da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) parece crescer a cada dia. A última delas ocorreu na segunda semana de agosto e, mais uma vez, a discussão sobre a segurança pública voltou à tona. Para falar sobre esse assunto, chamamos o secretário-geral do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo, Antonio Ferrera. Ele afirma que existe sim a corrupção entre os agentes penitenciários, mas não de uma forma acentuada, como é passada por algumas autoridades.

Já o coronel responsável pela Polícia Militar da Baixada Santista, Orlando Geraldi, acredita que as penas são muito brandas para os presidiários que são encontrados com celulares nas cadeias, assim como as penas para fugitivos.  O membro da comissão de cidadania da OAB Seção-Santos, Lucas Ceccati, diz que o código penal é falho e ultrapassado, uma vez que não é compatível à realidade do sistema prisional de hoje.

Produção: Ademir Lima, Flávio Rodrigues, José Alexandre Cederboom, Ricardo Santana, Sandro Thadeu, Victor Faccioli e Werner Ubinha



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

 

Ortotanásia, alívio para
doentes terminais


O mesa redonda abordou a ortotanásia, um método de interrupção de um tratamento clínico quando o paciente encontra-se em estado terminal, sem reversão do quadro médico. O programa debateu a diferença do tratamento em relação a eutanásia, visões da igreja, da ordem médica e jurídica. Participaram do mesa redonda o padre Antonio Paulo Ferreira de Castilho e a medica e advogada Neuza Maria Esteves Bittar, que contou um caso de ortotanásia vivido por ela.

Produção: Alberto Ferreira, Beatriz Buciano, Daniela Rezende, Luciana Moledas, Milena Henriques, Rafael Batalha e Robson Ferreira.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

 

DOPING NO ESPORTE

O USO DE SUBSTANCIAS QUE PODEM ALTERAR A FORÇA OU A DISPOSIÇÃO DE ATLETAS É CONSIDERADO PROIBIDO. O EXAME ANTI-DOPING É USADO JUSTAMENTE PARA DESCOBRIR QUAIS ATLETAS FIZERAM USO DESSAS SUBTANCIAS, PODENDO CAUSAR, ASSIM, A PERDA DE UM TITULO.

VARIOS MITOS E VERDADES FORAM ESCLARECIDOS: COMO FUNCIONA O EXAME, O USO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES E QUAIS MEDICAMENTOS SÃO PROIBIDOS. EM NOSSOS ESTUDIOS RECEBEMOS O DOUTOR MIGUEL NAVEIRA E O LEVANTADOR DE PESO NOVE VEZES CAMPEÃO MUNDIAL, EVANDRO CASAGRANDE.

Elaboração de Bruno Merlin, Carolina de Souza Oliveira, Gilmar Alves Junior, Kamila Assis, Kátia Santos e Larissa Carvalho



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

 

Polêmica: porte de arma para a Guarda Municipal em PG

O Mesa Redonda desta quarta-feira (27/09) abordou a questão da liminar que permite que os guardas municipais de Praia Grande trabalhem armados. Três convidados discutiram a polêmica que toma conta da cidade, o subsecretário para assuntos de segurança Coronel José Marques Trovão Neto, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores municipais de Praia Grande e o Comandante da guarda civil de São Vicente e membro do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista, José Carlos Benfato.
Cerca de 300 guardas podem ser beneficiados com esse direito em Praia Grande. Segundo os convidados o principal objetivo de armar a categoria é pela segurança durante o patrulhamento, já que trabalham em áreas de risco. Durante o painel foram discutidas as razões da liminar, pesquisas sobre o tema e o andamento do processo.
Equipe de produção: Caroline Carneiro, Fernanda Frias, Jaqueline de Marco, Meilin Neves, Milene Rios, Thalita Real.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

Especialistas debatem o prazer feminino

O tema desse programa envolve muitas dúvidas e polêmicas, o prazer sexual da mulher. Com a evolução dos tempos, as mulheres deixaram de encarar o sexo como um simples ato de reprodução, e hoje o orgasmo não é mais considerado uma vantagem natural dos homens. As mulheres agora fazem questão do prazer em uma relação sexual. O grande problema é que, segundo estudos feitos pelo projeto de sexualidade (prosex) do hospital das clínicas da universidade de São Paulo, 26% das brasileiras nunca atingiram o orgasmo, e sentem dificuldade em conversar sobre isso.
Para falar sobre esse assunto está presente em nosso estúdio a psicóloga especializada em sexo Edna Vasconcelos e o ginecologista marco Antônio Dugatto.
Equipe de produção: Carolina Corrales, Camila Oliveira, Samantha Valdívia e Vytor Zeidan.


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

Transporte na Baixada:
VLT versus monotrilho

 O transporte coletivo é um tema bastante discutido pelas nove cidades da Baixada Santista. Com a metropolização, muitos projetos ligados a esta área começaram a ser discutidos.
O Mesa Redonda promoveu um debate sobre  o Veículo Leve Sobre Trilhos / o VLT e o Monotrilho, que são duas propostas diferentes, que visam agilizar e baratear o Transporte na região.
Participaram do debate o presidente da Associação do empresário de Hotéis e Turismo de Santos, Anuar Assad David, que é defensor do Monotrilho e o Arquiteto e Urbanista Rubens Castanho, defensor do VLT.
Produção: Alberto Duarte, Beatriz Buciano, Daniela Rezende, Luciana Moledas, Milena Henriques, Rafael Batalha e Robson Ferreira.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

VOTO NULO E O VOTO CONSCIENTE TEM CAMPANHAS NA BAIXADA

O professor de história e antropólogo Júlio Cesário A Política além do Voto e o engenheiro Pedro Luiz Benetti, da ONG Vote Consciente, debatem a questão do voto como instrumento de escolha de candidatos e controle da população. E falam também da rejeição total da estrutura política.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

 


o CASO RODHIA E A RECUPERAÇÃO DO SOLO NA BAIXADA SANTISTA

Em quatorze de junho de mil novecentos e noventa e cinco foi firmado um termo de ajustamento de conduta (TAC) entre o Ministério Público e a Rhodia.
Nesse acordo a indústria química se compromete em recuperar o solo das áreas onde há o depósito de lixo químico, e dar assistência médica aos ex-funcionários contaminados da empresa.
Só na Área Continental de São Vicente, segundo dados da Cetesb, existem cerca de trinta e três mil toneladas de resíduos químicos na estação de espera do bairro Samaritá.
Para discutir sobre esta questão estão presentes no programa o técnico do meio ambiente e diretor de saúde ambiental da Associação dos Contaminados Profissionalmente por Organoclorados Jéffer Castelo Branco e o promotor do meio ambiente Daury de Paula Júnior.
A produção entrou em contato com a assessoria de imprensa da Rhodia, mas a empresa não enviou representante para o debate. Esteve presente nos estúdios da Universidade o analista de planejamento da Agência Metropolitana da Baixada Santista Francisco Gomes da Costa, que preferiu não participar da mesa redonda.
Produção: Ademir Lima, Werner Ubinha, Sandro Thadeu, Flávio Rodrigues, Victor Faccioli e Alexandre Cederboom.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

Movimentos sociais discutem a cultura negra

A CULTURA NEGRA FOI O ASSUNTO ABORDADO NA MESA REDONDA DESSA QUARTA-FEIRA (27).  AS COTAS PARA NEGROS, A DESIGUALDADE SOCIAL E ASPECTOS DO GOVERNO LULA, EM RELAÇÃO A INTEGRAÇÃO DOS NEGROS NA SOCIEDADE FORAM OS TEMAS DEBATIDOS, BEM COMO A FALTA DE INFORMAÇÃO E DE DADOS HISTÓRICOS DENTRO DAS ESCOLAS DIFICULTAM A LUTA CONTRA O RACISMO NO BRASIL.
Equipe de produção: Amanda Costa, Flavio Balula, Renata Leão, Maria Fernanda Bombonati, Thiago Macedo e Heloisa Lopes.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

CHORINHO, MÚSICA POPULAR QUE EXISTE FAZ MAIS DE 100 ANOS

O chorinho surgiu mais ou menos em 1870, no Rio de Janeiro, e quem criuou o chorinho não era gente da elite. Eram músicos populares que muitas vezes trabalhavam de dia e tocavam à noite. E para ilustrar o painel de hoje estamos recebendo em nosso estudios o professor e compositor Gil Nuno e o presidente do Clube do Choro de Santos Marcelo Laranja.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

CONHEÇA O PROJETO 
MÚSICA NA XV


O MESA-REDONDA MÚSICA NA MESA ENFOCOU O PROJETO MÚSICA NA XV. O PROGRAMA CONTOU COM A PRESENÇA DE JAMIR FERREIRA LOPES, RESPONSÁVEL PELO PROJETO E COM GUILHERME PERES, BATERISTA DA BANDA STEREOWILLS QUE JÁ SE APRESENTOU NO CENTRO E TAMBÉM POSSUI UM ESTÚDIO NO MESMO LOCAL.
DURANTE O MÚSICA NA MESA FORAM TIRADAS DÚVIDAS SOBRE O PROJETO E CURIOSIDADES SOBRE A BANDA, HOUVE TAMBÉM PARTICIPAÇÃO DE OUVINTES.
OS INTEGRANTES DO GRUPO SÃO: JULIANA GOES, RAFAEL SANTIAGO, RAFAELA ROSAS E THAYSA GRECO.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

Mães do Século XXI: 
como anda a criação de seus filhos?
 


Nesse programa será discutida a questão de como as mães do século XXI, que muitas vezes, têm dupla jornada de trabalho, fazem para educar corretamente seus filhos.Até que ponto a ausência da mãe no dia-dia de uma criança pode ser prejudicial para a formação de um filho? Será que mães jovens conseguem dar todo o suporte necessário?Essas e outras questão serão discutidas nessa edição do Questão Feminina que tem a presença da pedagoga Rosely Fonseca, a pediatra Keiko Teruya e a Psicóloga Isabel Kallil. 
Produção:Camila Oliveira (Mediadora)
Carolina Corrales (Repórter)Samantha ValdíviaVytor Zeidan



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

Especialistas falam sobre a legalização da Eutanásia. 

No primeiro Patuscada Mesa-redonda do dia 23 Agosto, especialistas falam sobre um assunto que voltou a ser bastante comentado mundialmente: a legalização da Eutanásia. Em países como Estados Unidos, Dinamarca e França a morte induzida de pacientes em estado terminal é bastante discutida e, em alguns casos, autorizada. Aqui no Brasil, o Patuscada convidou o Promotor Fernando Vidal, o médico Sebastião de Melo e o Padre Scherer para impor uma visão legal, médica e religiosa do assunto. A Eutanásia deve ser legalizada? Existem casos permitidos? Qual a opinião dos convidados? Essas foram algumas questões abordadas nessa Mesa-redonda.
Programa produzido por: Aline Farias, Gustavo Maldonado e Renata Castro



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

TRIATLETAS DE SANTOS ENFRENTAM DIFiCuLDADES PARA COMPETIR


O programa tem a presença da triatleta Carla Moreno e da atleta do taekwondo Maria Alice. Na ocasião, foram enfocados o Pan-Americano 2007 e as dificuldades em conseguir patrocínio, principalmente para adeptos de esportes ainda de pouca expressão no Brasil. A questão da divulgação dos esportes, a infra-estrutura do Pan e a trajetória de ambas as atletas rumo à medalha na competição do Rio de Janeiro você pode ouvir agora.
Mesa Redonda. Aline Gomes, Marcus Lellis, Renato Machado, Ricardo Gurriti, Samuel Rodrigues, Thadeu Aguiar.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

FUTURO POLÍTICO DA BAIXADA SANTISTA

Lula (PT) foi reeleito presidente com 60% dos votos derrotando Geraldo Alckmin (PSDB) no 2º turno. Após as eleições, começa a discussão de como ficará a nova situação política da Baixada para 2007 com o início de uma nova Assembléia e o que o governo do PT irá acrescentar na região.
Além disso, faltando pouco menos de dois anos para as eleições municipais, as alianças - como PT e PSB e PSDB e PMDB -
e as reestruturações dos partidos também foram abordados.Para debater o assunto, os jornalistas Raul Christiano, coordenador da campanha de Alckmin na região e um dos fundadores do PSDB, e Brito Coelho, coordenador da campanha de Lula na Baixada e presidente regional do PT.



Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

Colecionadores

Colecionar, muito mais do que mera diversão ou passatempo é uma arte que rende frutos e que ajuda  a desenvolver diversos setores da sociedade.  Muito mais do que uma necessidade, colecionar é uma paixão . A prática é antiga e o simbolismo é mágico, envolvendo toda a vida de uma pessoa e seu dia-a-dia.
Para conversar sobre o tema, a mesa redonda contou com o colecionador marítimo Marcelo Lopes, José Carlos Cinquini, que é plastimodelista e colecionador de artigos militares e José Pascon Rocha, que possui em sua casa modelos de trens e artigos férreos.

 


Podcast 
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.

Psicólogas abordam sexualidade na adolescência

A mesa redonda do dia 01 de novembro abordou a sexualidade na adolescência. Para falar sobre assunto foram convidadas as psicólogas Luciana Maria Gonçalves Gonzaga, psicóloga da Unidade de Saúde da Mulher do Guarujá, e a também psicóloga Rosana de Barros Marques Dellamonica.Alguns índices alertam para esta questão. No Guarujá o número de adolescentes grávidas vem crescendo desde 2001. Outra informação preocupante, quase metade dos novos casos de AIDIS no mundo acontece em jovens entre 15 e 24 anos.Mediação: Débora Magalhães e Natália Vaz.
Produção: Bruno Correa, Cinthia Curado, Débora Pedroso e Karlla Lima.

 


Podcast
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.
Defesa da Vida Animal

Animais, mesmo que você não tenha um bichinho de estimação, eles fazem parte do dia a dia das pessoas. Rita Caramez, Coordenadora de Proteção da Vida Animal da Prefeitura de Santos e a presidente da ONG 
Defesa da Vida Animal, Marília 
Pereira debatem o assunto. Programa de Patrícia Fagueiro e Janaina Lopes.

Podcast
de notícias radiofônicas em debates entre especialistas.
Psicólogas abordam sexualidade na adolescência

A mesa redonda do dia 01 de novembro abordou a sexualidade na adolescência. Para falar sobre assunto foram convidadas as psicólogas Luciana Maria Gonçalves Gonzaga, psicóloga da Unidade de Saúde da Mulher do Guarujá, e a também psicóloga Rosana de Barros Marques Dellamonica.
Alguns índices alertam para esta questão. No Guarujá o número de adolescentes grávidas vem crescendo desde 2001. Outra informação preocupante, quase metade dos novos casos de AIDS no mundo acontece em jovens entre 15 e 24 anos.
Mediação: Débora Magalhães e Natália Vaz
Produção: Bruno Correa, Cinthia Curado, Débora Pedroso e Karlla Lima.

.