Seja bem vindo ao índice dos nossos podcasts!

Use o índice abaixo para navegar entre os nossos arquivos.
Observação: Para escutar os podcasts será necessário um player que suporte arquivos mp3.

Foi apresentado na noite desta quarta-feira, dia 27/09 o mesa redonda sobre medicina integrativa, como novos métodos de prevenção unindo os tratamentos convencionais com terapias complementares, acrescentando técnicas de diferentes culturas e países. Com a apresentação de Rachel Munhoz, o programa contou com a participação do musicoterapeuta Manoel João Nascimento Filho, o eletriatra (estuda a energia que sustenta o corpo físico), Cláudio Taffarelo e o clínico geral, Jorge Meiroço.

Produção: Marcela Souza e Marcella Martins.
Mediação: Rachel Munhoz.
Redação: Ana Kabbach.
Fotografia: Beatriz Dias.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Parou de jogar, e agora? A carreira do jogador de futebol é curta e se preocupar com a formação fora das quatro linhas nem sempre é algo que passa pela cabeça do atleta. Foi com esse tema que o mesa redonda convidou o ex-jogador do Santos e bi-campeão mundial, Pepe; o empresário Luis Tavera; e o avaliador técnico da escolinha Meninos da Vila e ex-jogador do Santos, Lina.

Produção: Eduardo Fernandes e Marcelo Hazan.
Mediação: Fernando Correa.
Redação: Eduardo Fernandes.
Repórter: Luciana Araújo.
Fotografia: Marcelo Hazan.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

A introdução da plataforma ambiental no debate político das eleições 2010 foi o assunto debatido nesta edição da Mesa Redonda 2010, realizada no estúdio João Walter Sampaio Smolka, na Universidade Católica de Santos. O assunto, que é discutido desde a década de 1970 e teve destaque nacional com a ECO92, voltou à tona com a candidatura à presidência da república de Marina Silva pelo Partido Verde (PV). A importância do meio ambiente no plano político foi discutida neste Painel, que contou com a participação da cientista política Clara Versiani e da bióloga e chefe do Ibama na Baixada Santista, Ingrid Öberg.

Produção: Natasha Guerrize e Bruno Lima.
Mediação: Nathália de Alcântara.
Redação: Cássio Freitas.
Fotografia: Cidinha Santos.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Reprodução humana assistida e as questões éticas, jurídicas e religiosas que envolvem o tema foram discutidas no programa, que teve a participação do padre Cláudio Scherer e pelo advogado Guilherme Sarno Amado, integrante da Comissão de Bioética da Ordem dos Advogados do Brasil.

Produção: Gabriella Moura e Bruna Rossifini.
Mediação: Lucimara Marconi.
Redação: Fani Moraes.
Fotografia: Thâmara Malfatti.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Viver em sociedade nunca foi fácil. Conviver em harmonia com vizinhos, por muitas vezes, também não. Quem nunca ouviu falar de uma briga durante reuniões de condôminos em um edifício, por exemplo? Aliás, para alguns, morar em prédio chega a ser uma habilidade para poucos, uma verdadeira arte. E é exatamente isso que abordamos nesta mesa redonda. Quais são os maiores problemas enfrentados pelos condôminos? Quais as causas mais frequentes para as intermináveis brigas? Como os síndicos fazem para que os moradores finalmente se entendam ou, pelo menos, entrem em um acordo? Para responder a essas e outras questões, estiveram no estúdio o síndico profissional, Renato Fraga, o especialista em gestão profissional de condomínios, Nemésio Gómez Alonso, e a ex-síndica e advogada Maria Carolina Cardoso.

Produção: Cíntia Ferreira.
Mediação: Nathália do Lago.
Redação: Agatha Abreu e Mariana Rodrigues.
Repórter: Mariana Pereira.
Fotografia: Agatha Abreu.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Apesar de não serem tão famosos quanto o Santos Futebol Clube, a Associação Atlética Portuguesa Santista e o Jabaquara Atlético continuam sendo tradicionais na cidade e lutam contra as dificuldades para manter seu patrimônio e suas atividades esportivas. Para debater sobre esse tema, o programa contou com o ex-presidente do Jabaquara, Sérgio Silveira, o gerente administrativo da Portuguesa Santista, Denys Rodrigues e o jogador do São Vicente Jéferson Lima de Oliveira, o Mariola.

Produção: Luiza Lemos, Hugo Humberto e Felipe Mendonça.
Mediação: Greg Zielinski.
Redação: Jenny Dávila.
Fotografia: Guilherme Justo.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O programa discutiu a falta de interesse dos brasileiros, principalmente dos jovens em consumir poesia. Para o debate, estiveram presentes as poetisas Madô Martins e Regina Alonso, a coordenadora do programa Poetas Vivos, Jaíra Presa e o poeta e editor da Revista Mirante, Valdir Alvarenga.

Mediadora: Marcella Martins.
Fotógrafa: Ana Kabbach.
Produção: Rachel Munhoz.
Texto: Marcela Souza.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Já está quase tudo pronto para os Jogos Abertos do Interior. Santos vai sediar, mais vez, o evento esportivo, que nesta edição vai receber aproximadamente 13 mil pessoas, entre atletas, técnicos e equipe de apoio. Confira quais são os preparativos para os Jogos nesta mesa redonda com a participação do judoca Rogério Sampaio, que é o presidente do Comitê Organizador, ex-atleta e ex-representante da Secretaria de Esportes, no Conselho Municipal de Esporte, Geraldo Nakasato, a medalhista de ouro no Pan-Americano do Rio de Janeiro, Danielle Zangrando e a responsável pela abertura artística, Rita Nascimento Mendes.

Mediador: Daphine Machado.
Fotografia: Fabíola Ferreira.
Texto: Paula Moreira.
Produção: Brenda Duarte, Nathália Geraldo e Ricardo Bárbara.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O programa abordou o tema Depressão, esclarecendo dúvidas frequentes da população, como sintomas, consequências e tratamento. Participaram do mesa-redonda Kátia Cilene Moreschi, psicóloga, além de Marli e Doralice, frequentadoras do NA que contaram experiências vividas. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) 5% da população mundial sofre com a doença.

Serviço:
Neuróticos Anônimos
Rua Luis de Camões, 238 – sala 14.
Tel.: 32216245
www.neuroticosanonimos.org.br

Mediadora: Camilla Vu.
Fotografia: Roseli Nascimento.
Texto: Kátia Alves.
Produção: Aline Branco.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O futebol evoluiu. Não é o mesmo de antigamente. E a cobertura esportiva não poderia ser diferente. Com essa pauta em mente o mesa redonda Caiçara Esporte Clube convidou Ouhydes Fonseca, ex-editor de esportes de A Tribuna, e ex-repórter do Jornal do Brasil, Luciano Ribeiro, atual setorista do Santos Futebol Clube e Hugo Genaro que compõe a assessoria do Peixe.

Eles discutiram em um papo descontraído as maiores diferenças das coberturas de ontem e de hoje. Debateram os seus respectivos papéis na imprensa e das dificuldades enfrentadas com jogadores, e a produção de conteúdo independente por parte deles com o uso do twitter.

Mediador: Eduardo Fernandes.
Fotógrafa: Sérgio Oliveira Jr .
Produção: Fernando Corrêa e Luciana Araújo.
Texto: Marcelo Hazan.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Fazer uma escolha vocacional pode ser complicada: sacerdotal ou religiosa. Que caminho seguir? Os convidados Renan Censi, seminarista diocesano, Therezinha da Silva, membro da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e Irmã Israel, responsável pela Toca de Assis Feminina de Santos expõem suas experiências sobre o caminho da vocação.

Mediadora: Bruna Rossifini.
Fotografia: Fani Moraes.
Texto: Gabriella Moura.
Produção: Lucimara Marconi e Thâmara Malfatti.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Santos já foi considerada uma das cidades mais importantes do Brasil quando o assunto é Carnaval. O programa debate os preparativos para os desfiles do ano que vem. Para falar sobre o assunto, estiveram no estúdio os compositores de samba-enredo Paulo da Magia e Macumba, além do presidente da Liga Independente e Cultural das Escolas de Samba, Heldir Lopes Penha e o chefe do Departamento de Eventos da Secretaria de Cultura de Santos, Wellington Lima.

Mediadora: Juliana Fernandes.
Fotografia: Rose Marques.
Texto: Ingrid Rolemberg.
Produção: Rose Marques.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

A luta da capoeira completa 80 anos, como modalidade esportiva oficial. Nesse período, sofreu proibições, resistência da sociedade e passou por transformações e hoje é elitizada. Apesar disso, a capoeira é uma manifestação cultural de grande importância no Brasil, por conta de seus aspectos, históricos, sociais e educativos. Para falar sobre a situação atual da capoeira na região, o programa contou com a presença do capoeirista Roberto Perez de Oliveira, conhecido como Mestre Sombra, o professor de educação física e contramestre de capoeira, Kaleb Ferreira Barros e da coordenadora do Quilombo Pai Felipe do Educafro, Augusta França Oliveira.

Mediador: Cássio Freitas
Fotografia: Natasha Guerrize
Texto: Nathália Alcântara
Produção: Cidinha Santos e Bruno Lima

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Embora pareça distante da nossa realidade, o tráfico de animais silvestres está mais presente do que acreditamos. O Brasil contribui para 15% desse comércio criminoso. Essa é considerada a terceira maior atividade ilícita do mundo, depois do tráfico de armas e de drogas. O mesa-redonda trouxe para abordar esse tema, o coronel João Leonardo Mele, e o médico-veterinário Marco Antonio Belmonte.

Mediador: Cíntia Ferreira.
Repórter: Nathália do Lago.
Fotografia: Mariana Rodrigues.
Texto: Mariana Pereira.
Produção: Mariana Rodrigues.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

De técnico de futebol, todo torcedor palpiteiro arrisca um pouco. Ainda mais quando o assunto é Seleção Brasileira, cuja paixão ultrapassa os escudos dos clubes de todo o país. E para tratar do assunto nesta edição da mesa- redonda, os convidados são o ídolo santista e brasileiro Clodoaldo, o auxiliar da Seleção Brasileira Feminina, Edson Valente (Essinho) e o editor-chefe da TV Tribuna, Eduardo Silva.

Na última eliminação brasileira no Mundial da África do Sul, o técnico Dunga e seus escalados foram alvo da imprensa e do torcedor pelo futebol objetivo e de resultado – inalcançado. A renovação da Seleção nacional de futebol com Mano Menezes surtiu efeito já na primeira exibição. Revolvendo as participações mais antigas do Brasil em Mundiais, e questionando o futebol-arte e o de resultado, o assunto foi destrinchado por quem vive o esporte na sua essência.

Mediadores: Marcelo Hazan e Eduardo Fernandes
Fotografia: Luciana Araújo
Texto: Fernando Corrêa
Produção: Sérgio Oliveira Jr

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Esta semana, o programa mesa-redonda debate a lei que amplia a licença maternidade para seis meses. A coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente de Santos, Célia Machado, a advogada trabalhista, Denise Cristina, e a psicóloga da empresa de recursos humanos Realce, Sônia Vaz, debateram os benefícios da lei para mães e filhos, bem como o impacto junto ao mercado de trabalho.

Mediadora: Beatriz Dias
Fotografia: Marcela Souza
Texto: Marcela Souza
Produção: Rachel Munhoz, Ana Cláudia Kabbach e Marcella Martins.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O tema deste programa é educação familiar, sendo discutida a Lei da Palmada. Os participantes, Dr. Thiago Houber, advogado especialista em Direito da Família e Nathália Ornellas, que atua no Fórum da Criança e do Adolescente de Santos, conversaram sobre as particularidades do projeto de lei.

Mediadora: Nathália Geraldo
Fotografia: Daphine Machado
Texto: José Ricardo
Produção: Brenda Duarte, Fabíola Ferreira e Paula Moreira

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O programa aborda o crescimento econômico e imobiliário na cidade de Santos e os impactos no meio ambiente. Para discutir o assunto, estiveram presentes o arquiteto José Marques Carriço, o secretário de Meio Ambiente, Fábio Alexandre Nunes, o Professor Fabião, e o professor universitário e engenheiro civil, Alcindo Gonçalves, que é autor de um livro sobre o desenvolvimento da Baixada Santista.

Mediadora: Gabriella Moura.
Fotógrafa: Bruna Rossifini.
Produção: Fani Moraes, Lucimara Marconi.
Texto: Thâmara Malfatti.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O programa de teve como assunto as pessoas que se expõem na Internet em busca de fama rápida. Estiveram presentes, na mesa-redonda, os professores universitários Fernando Russel, criador do site Jovem Nerd, e Cristian Godoy e o analista de mídias Maurício Cid..

Mediadora: Natasha Guerrize.
Fotografia: Nathália de Alcântara.
Texto: Bruno Lima.
Produção: Cássio Freitas e Cidinha Santos.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O programa mesa-redonda aborda as ações sociais e a real situação dos moradores de rua em Santos. Para discutir a situação, os convidados foram o assessor de imprensa da Secretaria de Assistência Social, Paulo de Tarso, a voluntária do Fórum da Cidadania, Lucy Freitas, as representantes da Associação Anjos do senhor Tânia de Castro e Rogério Bonfim e a voluntária Leila Kraszcak.

Mediador: Guilherme Justo.
Fotografia: Luiza Lemos.
Texto: Jenny Dávila
Produção: Felipe Mendonça, Hugo Humberto e Greg Zielinski.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Uma nova forma de comunicação tem tomado conta das relações entre as pessoas: as redes sociais. Não dá para negar que eles estão mais do que na moda. Quase rodo mundo tem um perfil no Orkut ou uma conta no Twitter. Mas será que as pessoas estão preparadas para dividir as intimidades na rede mundial? Para responder a essas e outras perguntas chamamos para nossa mesa a psicóloga Roberta Capurso, do setor de recrutamento e seleção da empresa de Recursos Humanos NPO e o blogueiro, professor de Mídias do curso de Publicidade e Propaganda da UniSantos e responsável pelo setor de marketing da universidade, Fernando Russell.

Mediadora: Agatha Abreu.
Fotografia: Mariana Pereira.
Texto: Nathália do Lago.
Produção: Mariana Rodrigues.
Repórter: Cíntia Ferreira.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O programa debate a vida de músico na Baixa Santista, região que virou uma grande referência musical. Para falar sobre o assunto, estiveram no estúdio do curso de Jornalismo, o compositor, musicólogo e professor universitário, Gil Nuno Vaz, o cantor, compositor, jornalista e crítico musical, Julinho Bittencourt, o professor de piano do Conservatório Municipal de Cubatão, Cleber Aurélio Nunes e o integrante da Jazz Big Band, Luiz José de Souza Neto.

Mediadora: Willian Fernandes.
Fotografia: Juliana Fernandes.
Texto: Rose Marques.
Produção: Ingrid Rolemberg.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O mesa-redonda debateu a aplicação da lei, que já está em vigor, e cria polêmica no processo eleitoral de 2010, uma vez que barra a candidatura de políticos que tenham condenação na Justiça. O programa discutiu, ainda, os efeitos nas eleições a partir de agora, o impacto na Constituição e os benefícios e prejuízos que os partidos terão com essa lei. Participaram do debate, no estúdio de rádio do Curso de Jornalismo, o cientista político, Fernando Chagas, o coordenador do Comitê 9840, Célio Nori, e o advogado Fernando Jorge.

Mediadora: Fabíola Ferreira.
Fotografia: Paula Moreira.
Texto: Ricardo Bárbara.
Produção: Brenda Duarte, Daphine Machado, e Ricardo Bárbara, Nathália Geraldo e Paula Moreira.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O programa teve como tema o aumento do número de casos de violência contra a mulher. Pesquisas afirmam que os casos de violência aumentaram 112% em relação ao ano passado. O debate envolveu assuntos como a Lei Maria da Penha; o amor entre o agressor e a vítima, além dos reflexos que a violência tem na educação das crianças. Participaram do mesa-redonda a advogada e representante da OAB, Telma Rodrigues, o assistente social especializado em atendimento familiar, Alex dos Santos, e a psicóloga Sandra Lia Rodrigues Franco.

Mediadora: Kátia Alves.
Fotografia: Aline Branco.
Texto: Camilla Vu.
Produção: Roseli Nascimento.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!