Seja bem vindo ao índice dos nossos podcasts!

Use o índice abaixo para navegar entre os nossos arquivos.
Observação: Para escutar os podcasts será necessário um player que suporte arquivos mp3.

O fim de ano traz para a Cidade uma série de desafios que precisam ser enfrentados pelo setor turístico. Para debater o tema, estiveram presentes no estúdio o chefe do Departamento de Atividades Turísticas, Marcelo Fachada, e o diretor da Central de Receptivos de Santos, José Luís Blanco.

Equipe de produção:
Apresentação: Matheus Costa
Repórter: Bruna Indalécio
Fotografia: Rogério Brandão
Pesquisa: Ciro Hamen, Renan Rocha e Jeanine Alvarenga

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um desafio dos estudantes universitários no último semestre dos cursos. No entanto, além de um trabalho escolar, o TCC pode abrir portas para o aluno que tiver espírito de empreendedor. O programa discutiu a importância do TCC e do processo de iniciação científica e como estes trabalhos deixam de ser escolares e se tornam profissionais. Participam do programa a professora e assessora de projetos da gerência de relacionamento e projetos de pesquisa da UniSantos, Dalva Mendes, o vice-coordenador da Associação Comercial de Santos Jovem, José Muniz, e o engenheiro de computação que tem um projeto na Incubadora de Santos, Humberto Ribeiro de Souza.

Produção: Paula Dinau, Rafael Molica, Michelle Mayumi e Tiago Salazar.
Mediação: Michelle Mayumi
Repórter: Gabriel Uchida
Fotografia: Tiago Salazar

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O porto de Santos é o maior do hemisfério sul e um dos maiores do mundo. A expansão portuária já é uma realidade e interfere globalmente no País, pois há enormes projetos de infra-estrutura sendo realizados. Nesse programa você confere quais os impactos e as perspectivas da expansão do Porto de Santos para a Cidade. Como convidados tivemos a presença do presidente do Sindicato dos Consertadores de Carga e Descarga dos Portos do Estado de São Paulo, Adilson de Souza, e o secretário de Assuntos Portuários de Santos e também presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), Sérgio Aquino.

Equipe de produção:
Apresentação: José Luiz Duarte e Bruna Chiarioni
Fotos: Alessandra Gouveia
Produção: José Luiz Duarte e Bruna Chiarioni

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O programa mesa-redonda abordou a importância do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. A data foi escolhida por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, referência para toda a nação afro. Para falar sobre o assunto Educafro e da Copire (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica), que falam, por exemplo, sobre o negro na política, no caso da vitória de Barack Obama. Os convidados expõem pontos-de-vista sobre o olhar da sociedade brasileira para o negro e sobre a auto-imagem que o negro constrói. A questão do racismo é inevitável e outro ponto abordado são as referências que o negro não encontra na mídia. A Educafro e a Copire falam sobre as programações em comemoração à data.

Equipe de produção:
Apresentação: Bárbara Renilze
Pesquisa: Daniele Ciqueira, Andressa Gonzalez e Bárbara Renilze
Fotografia: Nathália Matos

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

A temporada de Verão se aproxima e, com ela, aparecem problemas de infra-estrutura. O delegado Regional de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, Sidney Lousada, explicaram quais são os cuidados que os turistas devem tomar ao vir para litoral sem degradar o meio ambiente.

Equipe de produção:
Leandro Olímpio
Octávio de Sá
Telmo Toledo
Thiago Rosa
Leandro Olímpio

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

As "body modification" ou modificações corporais (tatuagens, piercings e outras modalidades), embora sejam cada vez mais comum das populações urbanas, ainda sofrem preconceito. Justificativas como: Problemas de saúde, de aparência, caráter e "não identificação com o público", ainda, são usadas por empresas para dispensarem pessoas na hora da contratação.

Esta mesa redonda trouxe a body piercer, Maeli Prestes, e o tatuador,Fábio Maglione, para debater o assunto. Questões como condições de trabalho, legislação trabalhista e regulamentação da profissão são alguns dos temas abordados no programa.

Equipe de produção e apresentação:

Natasha Garcia Repórter

Zé Luiz
Luiza Lemos
Alessandra Gouveia
Ruy Marques

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Casos sobre violência entre jovens têm dominado os meios de comunicação nos últimos tempos. Para discutir os limites na educação, o programa convidou a psicóloga Márcia Atik e a educadora Vera Lúcia de Lima Oliveira.

Equipe de produção:
Raphael Diegues e Larissa Coelho
Leonardo Aires
Beatriz Franco, Bruno Nogueira e Camila Siqueira

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O Mesa Redonda debateu nesse programa a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercer a profissão e discutiu a importância na formação superior, a liberdade de expressão e a conduta ética necessária para exercer a profissão de jornalista.

Os convidados para debaterem o assunto foram: O jornalista e professor universitário João Batista Macedo, o jornalista e representante da Regional Santos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo Fernando Chagas e o professor universitário doutor em comunicação Rafael Souza Lima.

Equipe:
Anna Gabriela Ribeiro na produção;
Anna Fernanda Espinosa mediadora;
Claudio Ferreira produção;
Isabel Carvalhaes produção;
Juliana Villa Real fotografia;
Laís Souza mediadora.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Uma sociedade controlada por quem? Administração pública que não respeita a população? Redes criminosas muito bem organizadas dentro de presídios que são uma escola de criminalidade? Ou policiais que brigam entre si e não têm um salário digno de quem deveria proteger a sociedade? Ouça tudo isso comentado por quem entende. Repórter policial, Abissair Rocha, cientista político Fernando Chagas e o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de São Vicente, Valter Luiz Alves.

Equipe de Produção
Apresentação: Rael Policarpo
Repórter: Arthur Godioso
Pesquisa: Ivo Felipe
Foto: Anderson Sansivieri

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O mercado de alimentos orgânicos é o que mais cresce no setor em todo o mundo, cerca de 20%. O nutricionista Lincoln Dias Júnior explica os benefícios de uma dieta baseada em alimentos naturais.

Equipe de Produção
Apresentação: Cristiana Fernandes Cipriano
Pesquisa: Mara Lúcia Sperandéo, Maria Fernanda Cunha e Regiane Lima.
Foto: Vânia Monique

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

A Internet como meio de divulgação da produção cultural é o tema da discussão deste Mesa Redonda. O assunto foi discutido com a participação do jornalista e professor da disciplina de Novas Tecnologias, Eduardo Cavalcante, e o integrante da banda Zebra Zebra, Kennedy Lui, vencedor dos prêmios de ‘Melhor Clipe de Olhar Caiçara’ e ‘Escolha da Audiência’ no Curta Santos.

Equipe de Produção
Apresentação: Carolina Abreu
Repórter: Larissa Alvarez
Foto: Marcella Filgueiras
Produção: Filipe Lima, Mílcia Escobar e Matheus Tagé.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

A segunda edição do programa de painéis e debates Mesa-Redonda discutiu nesta quarta-feira, 03 de setembro de 2008 o projeto de lei que tem como objetivo tornar menos burocrático o processo de adoção de crianças e adolescentes. No último dia 20, a Câmara dos Deputados aprovou novas regras para adoção, entre elas a criação do cadastro nacional de adoção, a permissão de adoção por solteiros, estrangeiros e viúvos. Estiveram presentes no estúdio de rádio da UniSantos para falar do assunto o advogado defensor público Thiago Souza, a psicóloga judiciária Sandra Menezes, a psicóloga doutorando em psicologia social Isabel Calil Stamato e a diretora presidente da Casa da Vó Benedita, Elizabethe Rovai de França. O programa foi mediado por Anna Gabriela Ribeiro, teve reportagem de Juliana Villa Real, produção de Claudio Ferreira, Isabel Carvalhaes e Laís Souza.

Equipe de Produção
Anna gabriela Ribeiro
Ana Fernada Espinosa
Cláudio Ferreira
Juliana Villa Real
Isabel Carvalhaes
Lais Souza

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Este Mesa Redonda aborda a falta de oposição no cenário político da Baixada Santista. Com a participação do cientista político Jairo Sérgio de Abreu Campos e do colunista de política e editor responsável pelo jornal Boqueirão, o programa é baseado nas últimas eleições municipais e em um histórico regional sobre o tema. Os entrevistados explicam que a oposição deve sempre ter propostas de melhoria consistentes e bem elaboradas. Para eles, os políticos devem usar os quatro anos de mandato de outro político para construir as suas propostas e não apenas os três meses de propaganda eleitoral. O papel de fiscalizar o trabalho desenvolvido pelos políticos é da população. Saiba mais ouvindo o Mesa Redonda.

Equipe de Produção
Apresentação: Daniele Ciqueira
Repórter: Nathália Matos
Foto: Andressa Gonzalez
Pesquisa: Bárbara Renilze

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O Conselho Estadual de Educação de São Paulo aprovou a prática do Ensino a Distância (EaD) no Ensino Público. Segundo a deliberação do Conselho, 20%das aulas poderão ser ministradas a distância. O método só poderá ser utilizado em atividades complementares, aulas de reforço e recuperação. Para discutir os benefícios e os problemas que o ensino a distância traz à Educação, participaram do programa a professora de História da Educação e assessora jurídica da Secretaria da Educação de Santos, Virgínia Peres, e a coordenadora pedagógica Sandra Regina Figueiredo Ribeiro. Ambas possuem experiência no ensino virtual.

Equipe de produção:
Apresentação: Renan Rocha
Repórter: Rogério Brandão
Foto: Matheus Costa
Texto: Bruna Indalécio
Pesquisa: Ciro Hamen e Jeanine Alvarenga.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

A presença da mídia na cobertura dos casos de destaque na área policial é o foco da discussão. Além do recente caso Eloah, também foram citados outros episódios marcantes para o Brasil e o mundo bem como fatos regionais, como o seqüestro na praia de Guarujá. O programa levantou a opinião dos profissionais sobre até que ponto a mídia pode ou não avançar no caso sendo serviço social ou participando como mais um elemento em negociações de seqüestro. A necessidade ou não do diploma também estiveram em pauta. O Mesa Redonda trouxe o chefe de redação da afiliada Rede Globo TV Tribuna, Jorge Ricardo de Oliveira, o diretor do Sindicato dos Jornalistas de Santos, Carlos Ratton, e o professor de Ética e Legislação em Jornalismo da UniSantos Marcus Vinicius Batista.

Produção: Gabriel Uchida, Michelle Mayumi, Paula Dinau, Rafael Molica e Tiago Salazar
Mediação: Tiago Salazar
Repórter: Gabriel Uchida
Fotografia: Paula Dinau

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O programa Mesa Redonda tem como o tema o resultado das eleições de 2008 na região da Baixada Santista e as perspectivas políticas para os próximos anos. Participaram do programa o vereador de São Vicente Caio França e o presidente do PT de Santos, Bartolomeu Pereira de Souza.

Produção:
Apresentação: Filipe Lima.
Repórter: Milcia Escobar.
Pesquisa: Marcella Filgueiras, Larissa Alvarez e Carolina Abreu.
Foto: Matheus Tagé.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Esta edição do programa Mesa Redonda debate a nova lei do estágio (Lei Nº 11.788) sancionada pelo presidente Lula e publicada no Diário Oficial da União no dia 26 de setembro de 2008. A legislação estabelece novos parâmetros para a contratação de estagiários, tais como: carga horária máxima de seis horas diárias, direito a férias remuneradas e tempo máximo de estágio na mesma empresa de dois anos. Para tratar do assunto, estiveram presentes o gerente regional do Centro das Indústrias de São Paulo (Ciesp-Santos), Suzane Souza Silva, e a representante do Centro dos Estudantes de Santos (CES), Caromi Oséias.

Equipe de produção: Apresentação: Jeanine Alvarenga
Roteiro: Bruna Indalécio
Fotografia e fala povo: Ciro Hamen
Repórter: Renan Rocha
Pesquisa: Matheus Costa e Rogério Brandão

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

A crise nos Estados Unidos, envolvendo a problemática da questão imobiliária e dos empréstimos, tem causado conseqüências significativas nas Bolsas de Valores de todo o mundo. As exportações já estão caindo e os consumidores que sofrem com a alta de alguns produtos importados devido ao crescimento do dólar.

O programa discutiu os efeitos da crise financeira no mundo, no Brasil e na nossa Região. Os convidados abordaram também sobre a alta nos preços de alguns produtos; e as alternativas para os investidores na Bolsa. Questões como a oferta de crédito e as conseqüências da crise em Santos foram outros tópicos levantados.

O mesa-redonda trouxe o professor de Ciências Econômicas da UniSantos José Pascoal Vaz; o consultor, assessor em Comércio Exterior e professor da UniSantos Cláudio Luiz Rodrigues de Sá; e o empresário da TBC Raul Finochio.

Produção: Michelle Mayumi, Paula Dinau, Rafael Molica
Mediação: Rafael Molica
Repórter: Thiago Salazar
Fotografia: Gabriel Uchida

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Educar está cada vez mais difícil diante de tantas propagandas publicitárias que impõem padrões que vão desde brinquedos, aparelhos eletrônicos até a simples escolha do que a criança quer comer. E no que ela exige.

Nessa mesa redonda, são discutidos os limites que os pais devem impor às crianças e como eles devem fazer isso. A psicopedagoga e professora universitária Maria Regina de Almeida Ribeiro Jacob e a psicóloga clínica especializada em crianças e adolescentes Janete Maria Darouich conversam com Andressa Gonzalez e Nathalia Matos acerca desse novo perfil das crianças.

As especialistas indicam o diálogo como melhor opção na hora de impor regras e, de forma nenhuma, oferecer prêmios por atitudes que devem ser obrigações, como fazer a lição de casa, comer toda a comida, arrumar a cama e entre outros.

Os papéis dos avós e da escola nesse processo de educação das crianças também são abordados desse programa.

Produção: Andressa Gonzalez, Bárbara Renilze, Daniele Ciqueira e Nathalia Matos
Mediador: Andressa Gonzalez
Repórter de mesa: Nathalia Matos
Fotografia: Tatiane Paulina

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

A greve pode ser definida como uma interrupção coletiva e voluntária de alguma atividade para protestar contra algo e que interfere na indústria, no comércio e na vida das pessoas que não estão ligadas a esse movimento. Nosso país vive uma das maiores ondas de greve desde 1986. Tivemos a greve nos Correios, na Sabesp, na ANVISA e, mais recentemente, a greve dos bancários e da Polícia Civil. Segundo um estudo do DIEESE, em 2007, aconteceram 316 greves que resultaram na paralisação de quase 29 mil horas de trabalho em todo Brasil. Para discutir este tema, o programa recebeu a advogada trabalhista Telma Rodrigues, o Secretário Geral do Sindicato dos Bancários, Pedro de Castro Junior, e o Presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Décio Clemente.

Pesquisa: Rael Policarpo
Mediador: Ivo Filipe
Repórter: Arthur Godioso
Fotografia: Anderson Sansivieri

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

A criação do Movimento SOS Lagoa da Saudade!!! contra a construção de um conjunto residencial no Morro da Nova Cintra, que promete erguer quatro torres com 14 andares cada, reforça as discussões em torno do impacto causado pelo boom imobiliário em Santos e traz à tona análises sobre as conseqüências positivas e/ou negativas da lei 312/98, que alterou as regras de uso de ocupação do solo como, por exemplo, a eliminação da exigência de altura máxima das construções. Com isso, o programa coloca em debate o adensamento urbano da Cidade e sua capacidade de suportar o aumento populacional sem afetar a qualidade devida da população. Como convidados: Ingrid Fernandes Zamboni, representante da SOS Lagoa; o professor da UNISANTOS, Maurício Azenha Dias, mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; o promotor público do meio ambiente e urbanismo, doutor Dauri de Paulo Júnior e José Marques Carriço, doutor em arquitetura e urbanismo pela Universidade de São Paulo e arquiteto permanente dos quadros da Prefeitura de Santos.

Pesquisa: Telmo Toledo, Thiago Bernardino Rosa e Octávio de Sá
Repórter: Octávio de Sá

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Santos tenta recuperar a tradição do bom desempenho esportivo na região, que desde 1968, não vence os Jogos Abertos do Interior. O secretário de esporte da cidade, Paulo Roberto Paes Musa, e o diretor do curso de Educação Física da Universidade Metropolitana de Santos, Dirceu Leal, levantam as dificuldades e os desafios para o desenvolvimento do esporte na região. Apesar dos projetos, dificuldades financeiras e falta de incentivo ao esporte, partindo da educação, ainda são obstáculos para a busca de melhores resultados.

Pesquisa: Camila Rodrigues, Larissa Coelho, Leonardo Aires e Raphael Diegues Pimentel
Mediador: Beatriz Franco
Repórter: Bruno Nogueira

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

A pedofilia foi tema deste programa, em virtude do lançamento de uma cartilha em Santos, que visa o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. Para participar da discussão, foram convidados o vereador Marcelo Del Bosco, a assistente social forense Maria de Lourdes Bohrer e o psicólogo Paulo Muniz.

Além da cartilha, foram discutidos o problema da erotização dos programas de televisão, a função do poder público para tentar controlar o problema, a questão do turismo sexual, entre outros.

Pesquisa: Carolina Abreu, Filipe Lima, Larissa Alvarez e Milcia Escobar
Mediador: Marcella Filgueiras
Repórter: Matheus Tagé
Fotografia: Milcia Escobar

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Na semana em que os Jogos Paraolímpicos de Pequim terminaram, colocando os esportes adaptados em foco, o programa recebeu o fundista cadeirante, Carlos Neves, e o professor de Educação Física e treinador de paratletas, Eduardo Leonel Martins Corrêa. Os convidados fizeram críticas à falta de cobertura da mídia nacional nas competições paradesportivas e citaram a falta de espaço na região para a prática de esportes adaptados, além das dificuldades financeiras.

Produção: Ana Fernanda Espinosa, Anna Gabriela Ribeiro, Juliana Villa Real e Laís Ribeiro
Mediador: Cláudio Ferreira
Repórter: Isabel Carvalhaes

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Em 2008, a campanha eleitoral sofreu alterações em relação às anteriores. As novas proibições, que vieram com a lei que regulamenta a divulgação dos candidatos geram polêmica. Elas democratizaram o processo ou elitizam ainda mais?

Para discutir o tema, recebemos o professor de marketing político Iberê Sirna, o advogado especializado em direito eleitoral, Alexandre Shammass e os assessores políticos Carolina Marchiole e Reginaldo Pacheco.

Produção:
Mediador: Larissa Alvarez
Pesquisa: Carolina Abreu, Filipe Lima, Larissa Alvarez, Marcella Filgueiras, Matheus Tagé e Milcia Escobar
Repórter: Carolina Abreu

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Nossos convidados não duvidam de que existe vida fora da terra. Porém até que ponto o que se sabe sobre ufologia é verdade? O professor titular de física e coordenador do curso de matemática da universidade católica de santos, Antônio Tadeu Frutuoso Amado, e o ufólogo, Wallacy Albino, debatem na mesa-redonda sobre a existência de seres extraterrestres. As diferenças entre as teorias ufológicas dos estudos científicos foram o foco da discussão.

Produção:
Mediador: Bruno Nogueira
Pesquisa: Camila Rodrigues, Larissa Coelho, Leonardo Aires, Raphael Diegues Pimentel
Fotografia: Beatriz Franco

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O programa mesa-redonda do Grupo Jardim Elétrico trouxe um dos temas mais presentes na mídia nacional: a homofobia. Participaram do programa a fundadora do Grupo LOBAS Lésbicas Organizadas da Baixada Santista), Marcela Mattos Fernandes, jornalista e militante do Movimento Feminista e integrante do Coletivo de Mulheres Trabalhadoras da Baixada Santista, Luiz Simões Volpe, presidente do Grupo Hipupiara Integração e Vida e o agente de prevenção do Conselho de Testagem e Aconselhamento (CTA) e coordenador de ética da ONG Grupo Legal – Lésbicas e Gays do Litoral, José Roberto de Melo.

Produção:
Mediador: Telmo Toledo
Pesquisa: Thiago Rosa e Telmo Toledo
Repórter: Octávio de Sá
Fotografia: Leandro Olímpio

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O que é juventude? Um período medido em anos? Ou é um conjunto de qualidades típicas, como ousadia, rebeldia, perseverança, questionamento, consciência? Será que a juventude pode ser medida pelo grau de participação ou de alienação? Têm mesmo todos os jovens essas características? E se for assim, após certa idade essas características são perdidas? Ou são os jovens apenas frutos de estatísticas e de modelos sociais? Este programa tem como objetivo pontuar a participação do jovem no cenário político brasileiro. Como convidados temos Flaviano Cardoso, estudante de Direito da Universidade Católica de Santos, dirigente do recém-fundado Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e militante do movimento estudantil e sindical e Caroline Hedjazi Lins, estudante de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília, presidente da maior entidade de juventude de esquerda do país, a União da Juventude Socialista (UJS), e militante do movimento estudantil.

Produção:
Mediador: Ruy Marques
Repórter: Luiza Lemos
Pesquisa: Alessandra Gouveia
Fotografia: Natasha Garcia

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Em ano eleitoral, esta edição do Programa Mesa-Redonda debate a participação popular durante as sessões da Câmara Municipal, assim como as funções que devem ser realizadas pelos vereadores, como representantes dos munícipes.

Produção: Jeanine Alvarenga, Matheus Costa, Renan Rocha, Rogério Brandão, Bruna Indalécio, Ciro Hamen

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

A questão do petróleo na Bacia de Santos cria para Baixada perspectiva de lucros e prosperidade. Por outro lado, também exige desde já uma série de cuidados para que população possa usufruir desta terceira onda de desenvolvimento. Uma organização estratégica e mobilização cooperativa entre órgãos para investimentos e implementação de projetos são vitais para um desenvolvimento maduro e sólido.

O programa levantou as questões relacionadas a royalties, lucro vindo da extração e destinado aos municípios, que precisa ser utilizado de forma adequada. Também foram citados pontos como planejamento urbano e seleção de mão-de-obra especializada, de forma que garanta oportunidades de trabalho para a comunidade da Baixada Santista.

Neste painel, participaram o gerente-geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UN-BS) da Petrobrás, José Luiz Marcusso, o diretor executivo do Instituto Impacto, Rogério Santos, e a professora de Arquitetura e Urbanismo da UniSantos e diretora técnica da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Débora Blanco.

Produção: Michelle Mayumi, Paula Dinau, Rafael Molica e Tiago Salazar
Mediação: Paula Dinau
Repórter: Michelle Mayumi

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Os malefícios provocados pelo fumo são debatidos neste programa pelo pneumologista e coordenador do Ambulatório de Tabagismo do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, Rui Coelho Pereira, e pelo publicitário José Vicente Dias, presidente da ONG de Estudos e Pesquisas em Mensagem Subliminar.

Equipe de Produção:
Nathália Matos
Tatiane Paulina
Andressa Gonzalez
Bárbara Renilze
Daniele Ciqueira

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O Mesa Redonda recebeu nos estúdios o presidente do Conselho da Autoridade Portuária, Sérgio Aquino, o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros, José Luíz Gonçalves, e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), Marcelo Rocha.

O tema debatido foi sobre os impactos do rodízio de caminhões em São Paulo na atividade portuária da Baixada Santista. Os três participantes criticaram medidas sem a discussão ampla e integrada entre poder e entidades representantes dos setores envolvidos, como caminhoneiros e caminhões. Mediado por Laís Souza, reportagem de Ana Fernanda Espinosa, e produção de Anna Gabriela Ribeiro, Claudio Ferreira, Isabel Carvalhaes e Juliana Villa Real.

Por:
Anna Gabriela Ribeiro,
Ana Fernanda Espinosa,
Claudio Ferreira,
Isabel Carvalhaes,
Juliana Villa Real,
Laís Souza.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

Aproveitando o dia do artista e do teatro, comemorado no dia 19 de agosto, o programa reúne atores e diretores teatrais da região para discutir o cenário artístico da baixada santista. Participaram da edição do mesa redonda orlando moreno – diretor, ator e fundador da companhia abaréteatro, está em circuito com o projeto teatro a bordo; júnior brassaloti – ator de teatro e circo, participou durante dez anos da organização do festa - festival santista de teatro amador, atualmente participa do curta santos e bruna garcia e hemil huzaqui - atriz e diretora de teatro, que representa o teatro independende de santos.

Produção: Telmo Toledo, Octávio de Sá
Mediador: Leandro Olimpio
Repórter: Thiago Rosa
Sonoplasta: Gláucio Garcia

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O que esperar da dança dos preços dos alimentos vivida nos meses de julho e agosto? O economista e professor da universidade católica de santos, fábio barbosa, e o vice-presidente do sindicato do comércio varejista da baixada santista, Omar Abdul Assaf, têm boas notícias para os ouvintes. Apesar da sensação de que os preços continuam nas alturas, os especialistas prevêm uma queda no “custo de vida”.

Participaram da produção: Beatriz Franco, Bruno Nogueira, Camila Rodrigues, Larissa Coelho, Leonardo Aires e Raphael Diegues Pimentel.

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!

O projeto de dragagem para aprofundamento do canal do Porto de Santos é uma das prioridades da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). O objetivo é retirar 12 milhões de metros cúbicos de sedimentos do fundo do estuário, aumentando a profundidade. Nos planos da estatal está incluso também o alargamento do leito navegável.

Os impactos ambientais da dragagem causam divergências entre a Codesp e os ambientalistas. Para elucidar um pouco mais o assunto, convidamos a Superintendente de Qualidade, Meio Ambiente e Normalização da Codesp, Alexandra Sofia Grotta e o ambientalista e membro da Rede Caiçara Ecossocialista Condesmar Fernandes de Oliveira.

Produção: Alessandra Gouveia, Luiza Lemos, Natasha Garcia e Ruy Marques.
Mediador: Alessandra Gouveia
Moderador: Natasha Garcia
Sonoplastia: Gláucio Garcia

Clique aqui para ouvir o podcast na íntegra!