II SEMINÁRIO INTERNACIONAL SAÚDE E IMIGRAÇÃO

Data: 2/10/2017
Horário: das 9h às 18h
Duração: 8h
Professores responsáveis: Profª. Drª. Denise Martin Coviello e Cássio Silveira
Valor da inscrição: gratuita
Ementa: Os fluxos migratórios internacionais constituem mudanças sociopolíticas e econômicas com repercussões globais e locais, constantemente acionadas e aprofundadas sob o domínio do processo da globalização. Estudos recentes evidenciam o incremento de iniquidades como consequência das desigualdades e modos de vida e de trabalho precários; a ascensão de doenças infecciosas, como a tuberculose; a transposição, pelas fronteiras, de doenças endêmicas, como a doença de Chagas; a saúde mental, quase sempre negligenciada nestes processos, ou, mesmo, as barreiras no acesso aos cuidados de saúde, para listar alguns dos problemas já identificados. Neste sentido, as investigações têm evidenciado que, de maneira geral, os imigrantes mobilizam os serviços de saúde com suas concepções e práticas sobre o processo saúde-doença-cuidados, tornando cada vez mais complexo o campo de inter-relações que emerge a partir do encontro de concepções e práticas vivenciadas no contexto de destino migratório. Por conseguinte, a produção de estudos sobre os processos migratórios internacionais em suas interfaces com a saúde tem se destacado pelo crescimento e, também, pelo desenvolvimento de análises que requerem cada vez mais conhecimentos articulados de forma interdisciplinar na abordagem dos processos migratórios. Este seminário pretende expor e debater o complexo e ainda recente campo de estudos sobre processos migratórios internacionais e saúde.

Professores convidados

Prof. Dr. Acácio Sidinei Almeida Santos - Universidade Federal do ABC
Doutoramento em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu investigações sobre antropologia das sociedades africanas, história da África, história da Costa do Marfim, estudos africanos, relações Brasil-África, processos migratórios e saúde dos imigrantes com ênfase em estudos sobre o HIV-Aids. (http://lattes.cnpq.br/6457075491873064)

Prof. Dr. Alejandro Goldberg - Universidad de Buenos Aires (Conicet, Argentina)
Doutoramento em Antropologia Social e Cultural pela Universidad de Rovira y Virgili, Desenvolveu investigações sobre processos migratórios transnacionais com enfoque nas migrações fronteiriças na região do Mercosul e também na Espanha, em seus desdobramentos nas condições de vida, trabalho e saúde dos imigrantes, com ênfase em pesquisas sobre a tuberculose e a doença de Chagas que incidem sobre os imigrantes bolivianos. (http://lattes.cnpq.br/4726201012394524)

Prof. Dr. Carlos Eduardo Siqueira - University of Massachusetts Boston - College of Public and Community Service
Professor associado de Desenvolvimento e Planejamento Comunitário, Colégio de Coordenador de Serviços Públicos e Comunitários do Projeto Transnacional Brasileiro, Instituto Mauricio Gastón de Desenvolvimento de Comunidades Latinas e Políticas Públicas. Atualmente realiza pesquisas sobre os emigrantes brasileiros nos EUA, suas condições de vida, trabalho e saúde. (https://www.umb.edu/academics/cpcs/faculty/c._eduardo_siqueira)

Agenda de atividades

• Manhã: 3 conferências
• Tarde: mesa-redonda composta pelos 3 conferencistas