Clique
AQUI para acessar outras edições do Boletim
 

   

Ano 6   •   nº 142   •   Santos, 7 de maio de 2013

 
UniSantos implanta
Observatório da Educação

O pioneirismo da UniSantos, na formação de professores e em empreendimentos educacionais, é comprovado mais uma vez com a criação do seu Observatório da Educação. Aprovado pela Capes/MEC, é um espaço voltado para pesquisa na área da Educação, integra ensino e investigação científica, com foco na formação dos profissionais da Educação Básica.

“Políticas de Formação de Professores: implicações, desafios e perspectivas para a constituição da identidade profissional e para as práticas pedagógicas” é o nome do projeto aprovado para implantação do Observatório. Entre os objetivos está o de analisar os desafios e perspectivas do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor), para a UNISANTOS, para as escolas e os seus docentes.

Aprovada por análises técnica e de mérito, a pesquisa já vem sendo desenvolvida há dois anos, por iniciativa de professores da UNISANTOS. Essa articulação e a forma como a sua fundamentação teórica vêm sendo trabalhada contribuíram para a aprovação do MEC. A densidade desse trabalho já resultou em até um livro, com relatos de experiência de docentes e alunos, que será publicado pela Editora Universitária Leopoldianum. Trata-se de uma primeira publicação do Parfor.

Coordenadora do Observatório da Educação da UNISANTOS, a professora doutora Maria de Fátima Barbosa Abdalla, do Programa de Mestrado em Educação, ressalta que essa articulação é fruto da participação institucional em diferentes fóruns e comissões educacionais. Ela mesma está na comissão executiva da Conae/Baixada Santista, como representante no Fórum Estadual de Educação de São Paulo, membro da Anfope no Fórum de Apoio ao Magistério da Educação Básica, entre outros.

Entre os resultados esperados estão a organização de estratégias para formação e constituição identitária no percurso formativo da Pedagogia/Parfor; avaliar as políticas de formação de professores; e identificar processos formativos para mudança (relação teoria e prática, valorização profissional, intervenção no curso de formação e nas práticas).

Inicialmente, com nove bolsas disponibilizadas pela Capes/MEC, integram a equipe de trabalho da UNISANTOS, quatro professores da rede de ensino (egressos do Mestrado em Educação que acompanham o Parfor), três mestrandos em Educação e dois alunos do curso de Pedagogia. Além disso, a equipe conta a colaboração de egressos de Mestrado e docentes do Parfor, e a participação do diretor do Centro de Ciências Exatas, Artes e Humanidades, professor mestre Fábio Cardoso Maimone, da coordenadora do curso de Pedagogia, professora mestre Marly Saba Moreira, e da professora doutora Maria Angélica Rodrigues Martins, do Programa de Mestrado.

 

   
Coordenadora do Observatório da Educação, professora Maria de Fátima

 

 


Alunos do Parfor desenvolvem dinâmica de integração, no Campus Dom David

 

 


Pesquisa tem como base a
formação de professores

 

 

 


 

Entre em contato com sugestões e opiniões.
Assessoria de Imprensa da Universidade Católica de Santos.
imprensa@unisantos.br