Clique
AQUI para acessar outras edições do Boletim
 

   

Ano 5   •   nº 121   •   Santos, 08 de maio de 2012

 
Professores de Matemática da
rede pública participam de oficina

Professores de Matemática da Rede Estadual de Ensino participaram, no dia 26 de abril, no Campus Dom Idílio José Soares, de uma oficina oferecida por meio de uma parceria entre a Diretoria de Ensino de Santos e a UNISANTOS. O encontro, que reuniu cerca de 60 docentes das cidades de Santos, Cubatão, Guarujá e Bertioga, teve como objetivo apresentar aos professores novas metodologias de trabalho por meio de jogos e aplicação de problemas de lógica.

Segundo a coordenadora Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas, Débora de Jesus Bezerra, que dirigiu o encontro, o projeto da Olimpíada tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. “A ideia é mostrar para os professores como é possível criar um ambiente estimulante para o estudo da matemática”.

Para o coordenador do Núcleo de Pedagogia de Matemática da Diretoria de Ensino de Santos, Marco Antônio Pescador, a oficina visa mostrar aos professores novas dinâmicas de trabalho. “A Olimpíada de Matemática trabalha muito com raciocínio lógico, o que às vezes o professor deixa de trabalhar na sala de aula, mas é importante”, explicou. Marco Antônio ainda destacou que além de oferecer a possibilidade de realização da oficina, a parceria com a UNISANTOS reaproxima o professor do ambiente universitário. “Pretendemos aproximar nossa diretoria e os professores nesse contato com a universidade”.

Professora da Escola Estadual Zulmira Campos, em Santos, Eliana de Lima Duarte afirmou que essa atividade é uma maneira diferente do professor ser estimulado a tentar outros métodos de ensino e reciclar o seu próprio método. “Além do giz e lousa, podemos trabalhar com jogos e estimular novas possibilidades e o raciocínio lógico”, destacou.

Também docente da rede estadual, Solange Martins dos Santos, que leciona na Escola Paulo Clemente Santini, em Guarujá, ressaltou a troca de experiência entre os professores e a possibilidade de adquirir novos conhecimentos. “Não conhecia o método de trabalhar com jogos e achei bem interessante para tentarmos aplicar para os alunos na sala de aula, pois cativa a atenção”. Ela ainda acrescentou que a Olimpíada, que terá a primeira fase no dia 5 de junho, é um incentivo para os alunos dedicarem-se aos estudos.

 


Cerca de 60 professores da rede pública participaram da oficina

 


Professores destacaram a importância
de atividades de reciclagem

 

 

 

Entre em contato com sugestões e opiniões.
Assessoria de Imprensa da Universidade Católica de Santos.
imprensa@unisantos.br